Nesta quinta-feira, às 15h45 (de Brasília), a Itália enfrenta a Bulgária no Estádio Artemio Franchi, em Florença. O jogo vale pela 4ª rodada do grupo C das Eliminatórias europeias para a Copa de 2022. Trata-se também do primeiro compromisso da Itália após o título da Eurocopa, conquistado há 53 dias. O clima, portanto, é de festa, para recepcionar os atuais campeões europeus.
Em termos de classificação, igualmente só alegrias para a seleção de Roberto Mancini. Isso porque a Azzurrra lidera a chave das Eliminatórias – com 100% de aproveitamento em três jogos – e já não perde há 34 partidas. Dessa forma, a campeã da Euro se aproxima da maior sequência de invencibilidade entre seleções na história, que pertence ao Brasil, com 36 jogos (entre 1993 e 1996).
Ficha Técnica
Itália x Bulgária
Eliminatórias da Copa do Mundo – 4ª rodada do grupo C
Local: Estádio Artemio Franchi, em Florença, Itália
Data e Hora: 02/09/2021, às 15h45 (de Brasília)
Transmissão no Brasil: Space e Estádio TNT Sports
Florença em festa
São aguardadas 19 mil pessoas no Artemio Franchi para prestigiarem a Itália, atual detentora do título da Eurocopa. Inclusive, monumentos da bela cidade, como a estátua de Davi, foram iluminados de azul, em alusão à cor da seleção. Vale lembrar que o time comandado por Mancini venceu essa mesma Bulgária no jogo de ida, no território do adversário, por 2 a 0 – os gols foram marcados por Belotti e Locatelli.
#Azzurri 🇮🇹
The city of #Florence pays homage to the European champions by illuminating its monuments in blue ahead of tonight’s match 💙✨
The full story 👉 https://t.co/F6eujYgT9G#ItalyBulgaria #ITABUL#WCQ #Qatar2022 #VivoAzzurro
— Italy ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri_En) September 2, 2021
Mais homenagens
Além do retorno aos gramados após a conquista da Eurocopa, a noite também será especial por outros motivos para a Itália. Isso porque a seleção entrará em campo com braçadeiras em memória a Francesco Morini. O ex-zagueiro de Sampdoria, Juventus e seleção faleceu na última terça (31) aos 77 anos. Além disso, também será respeitado 1 minuto de silêncio antes da bola rolar.
Por fim, outro homenageado é Leonardo Bonucci. O defensor da Juve receberá um prêmio da UEFA por ter ultrapassado a marca de 100 partidas representando a Squadra Azzurra. O veterano, aliás, já havia recebido uma placa comemorativa do presidente da Federação Italiana (FIGC), Gabriele Gravina, antes do amistoso contra o San Marino, disputado em 28 de maio. Bonucci já acumula 109 jogos pela Itália.
Desfalque
Além da Bulgária, nesta quinta, a Itália ainda enfrenta a Suíça, no dia 5, e a Lituânia no dia 8. Sendo assim, a lista de convocados por Roberto Mancini é vasta: conta com 34 nomes. No entanto, nem todos estarão disponíveis nos três jogos. Ou seja, será necessário fazer um rodízio de opções para cada confronto
De toda forma, desde o anúncio dos convocados, a seleção italiana sofreu algumas baixas. A mais recente foi do goleiro Alex Meret, do Napoli, foi cortado por conta de fraturas na 3ª e na 4ª vértebras lombares. Meret, de 24 anos, já retornou ao seu clube e, portanto, não atuará pela Nazionale nesta data FIFA. A Itália tem mais três opções para o gol: o titular Donnarumma, Gollini e Sirigu. No mais, a grande ausência é a de Andrea Belotti, reserva imediato de Immobile, para Mancini.
Abaixo, a primeira lista de convocados pelo treinador italiano. Além de Belotti e Meret, fora, Lazzari foi substituído por Davide Calabria, também devido a lesão.
#Azzurri 🇮🇹
Coach Roberto #Mancini has named his squad for the upcoming fixtures against Bulgaria 🇧🇬, Switzerland 🇨🇭 and Lithuania 🇱🇹
For more details 👉 https://t.co/ZfPlwTb1mF#VivoAzzurro #WCQ #Qatar2022 pic.twitter.com/5QYiLv2SL6
— Italy ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri_En) August 27, 2021
O jogo
A Itália busca manter o ritmo imprimido ao longo de toda a Eurocopa diante da Bulgária. Isso porque, a seleção bicampeã do continente tem em sua história dois exemplos de que um título pode acabar “atrapalhando” a sequência do time: tanto em 1982, quanto em 2006 (após conquistas da Copa do Mundo), a Itália perdeu o jogo imediatamente seguinte ao título.
Agora, a meta é seguir desempenhando o bom trabalho dos últimos anos. E o time tem totais condições de conseguir isso. A base deverá ser a mesma, sem grande modificações do que foi visto na última Eurocopa. Outro fator importante é o histórico favorável em Florença: a Itália atuou 29 vezes na cidade símbolo do Renascimento e jamais perdeu – Mancini tem retrospecto de dez vitórias em dez jogos por lá.
Já a Bulgária deve se manter convicta na estratégia utilizada no primeiro jogo: muita marcação, faltas para neutralizar a adversária e ligação direta. O duelo do “primeiro turno” não foi nada fácil para os azzurri. Afinal, Belotti abriu o placar já no fim da etapa inicial através de um pênalti. Depois, Locatelli ampliou nos minutos finais. No entanto, em casa, o panorama se torna mais favorável para a Itália – que ainda contará com apoio de seus torcedores.
Por fim, vale ficar de olho em Jorginho, o melhor jogador da Europa segundo a UEFA. O ítalo-brasileiro tem cinco gols de pênalti pela Itália, atrás somente de Alessandro Del Piero (6) e Roberto Baggio (7). Ciro Immobile é outro que pode atingir uma importante marca também: 16 gols com a camisa da Itália. Sendo assim, ele empataria com Luca Toni e Gianluca Vialli.
Vale a pena assistir!
Recorde em jogo, manutenção da liderança nas Eliminatórias e, claro, campeões em campo. O título da Eurocopa jogou todos os olhares para a Itália, que busca seguir firme no caminho para mais uma Copa do Mundo. O momento é, certamente, um dos melhores de sua gloriosa história e, por isso, a intensidade não pode baixar. E nem deverá, já que Roberto Mancini sabe como rodar seu elenco para motivar todo o grupo.
Uma vitória contra a Bulgária é importante nesta nova data FIFA, pois condiciona os próximos dois duelos. Contra a Suíça, na próxima rodada, deveremos ter uma “mini-decisão” sobre quem avança diretamente para o Mundial, no Catar, em 2022. A mesma Suíça, recordemos, que a seleção italiana bateu por 3 a 0 na fase de grupos da Eurocopa. No entanto, a história agora é outra, e a Azzurra precisa “esquecer” o títuo europeu por um momento para focar novamente em obter resultados.
Além das Eliminatórias, a seleção ainda tem a disputa da Liga das Nações neste ano – na qual está nas semifinais. Ou seja, muitos jogos (decisivos) para a Nazionale ainda por vir. Resta, portanto, acompanharmos de perto o desempenho deste time que, no momento, joga o futebol mais coletivo e eficiente entre todas as seleções do mundo.
E aí, será que a Itália conquista mais uma vitória hoje?
#Azzurri 🇮🇹
🎟️ Tickets for Italy's World Cup qualifier vs. Bulgaria are on sale now!
🗓️ 2 September, 20.45 CEST
📍 #Florence #VivoAzzurro— Italy ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri_En) August 27, 2021