Após oito temporadas, Willian deixa o futebol inglês

Nesta segunda-feira (30), o Corinthians anunciou a contratação de seu novo reforço. Trata-se de Willian, meia revelado no clube brasileiro, que estava no Arsenal. Dessa forma, o meia retorna ao seu país natal após 14 anos, oito deles no futebol inglês. O jogador passou pelo Chelsea, antes de chegar aos Gunners. Sendo assim, fez história como um dos melhores brasileiros que já passaram pela Terra da Rainha. Abaixo, o MondoSportivo Brasil relembra alguns momentos do atleta na Inglaterra.

https://twitter.com/Corinthians/status/1432453344103223306?s=20

Passagem de Willian pelo futebol inglês

Chelsea (2013 – 2017)

Primeiramente, Willian chegou na Inglaterra em agosto de 2013. Na ocasião, o Chelsea pagou 35 milhões de euros para tirar o brasileiro do Anzhi. Na época, o clube londrino era comandado por José Mourinho. A temporada de estreia do jogador teve 42 partidas pelos Blues, com quatro gols e sete assistências, com o clube terminando na 3ª posição da Premier League, ficando atrás de Manchester City e Liverpool.

Na temporada seguinte, Willian foi muito bem e fez parte da máquina do Chelsea de jogar futebol. Ao lado de nomes como Eden Hazard e Diego Costa, o trio fez muito sucesso e conquistaram a Premier League 2014/15, sob o comando de José Mourinho. Na ocasião, o brasileiro, marcou quatro gols e deu cinco assistências, em 49 jogos. Além disso, fez um quarteto com seus compatriotas Ramires, Oscar e Filipe Luís. O clube também conquistou a Copa da Liga Inglesa daquela tamporada.

Em 2015/16, o Chelsea não teve um bom desempenho, e ficou apenas na metade da tabela na Premier League. Entretanto, Willian fez um ótimo ano com a camisa da equipe londrina, com 11 gols e 10 assistências, em 49 jogos, mesmo período em que atuou na temporada anterior. Em 2016/17, já com Antonio Conte no comando dos Blues, o brasileiro conquistou seu segundo campeonato inglês no clube, mas com menos jogos. Foram 41 atuações, mas marcando 12 vezes e dando cinco passes para gol.

Chelsea (2017-2020)

Na temporada 2017/18, Willian teve sua melhor temporada jogando na Inglaterra. Foram 13 gols e 12 assistências em 55 jogos, sendo seis tentos e oito desses passes para gol na Premier League. O Chelsea terminou em 5º lugar, mas o brasileiro, e o elenco, conquistou a FA Cup daquela temporada. Após isso, em 2018/19, o brasileiro foi fundamental na conquista da UEFA Europa League, em cima do Arsenal, que viria a ser seu próximo clube. Na ocasião, o meia deu sete assistências no torneio europeu, das 14 que deu ao longo de toda a temporada.

Por fim, Willian terminou sua passagem pelo Chelsea na temporada 2019/20 com nove gols e sete assistências na Premier League. Um dos tentos ajudou o Liverpool a ser campeão inglês, na vitória dos Blues por 2 x 1 contra o Manchester City. O resultado deu o título para a equipe de Anfield. Ao total, foram 339 jogos pelo Chelsea, com 63 gols e 62 assistências. Além disso, seu reconhecimento foi tamanho, que entrou na seleção da década do clube londrino.

Arsenal

Por fim, Willian chegou sem custos para o Arsenal na temporada 2020/21. O jogador foi contratado diante de um projeto do Arsenal para o futuro, que tinha o brasileiro como uma das principais peças. Entretanto, o clube não teve muito sucesso. Os Gunners até conquistaram a Supercopa da Inglaterra, porém, teve eliminações na UEFA Europa League, e em todas as copas domésticas. Na Premier League, o Arsenal foi apenas o 8º colocado, e ficou de fora das competições europeias.

Willian teve 37 jogos apenas, com um gol marcado e cinco assistências. Mesmo assim, o brasileiro foi o que mais deu passes para gol na equipe comandada por Milkel Arteta, e está entre os 10 jogadores que mais participaram de gols pelos Gunners na última temporada.

https://twitter.com/Arsenal/status/1432436549975674884?s=20

Números totais de Willian na Premier League

Willian sem dúvidas é um dos maiores brasileiros da história do futebol inglês. Quando se trata de jogos, ele é o que mais atuou. O meia fez 259 jogos em oito temporadas, por Chelsea e Arsenal. Além disso, é o segundo brasileiro que mais deu assistências, com 38 no total, e é o quinto no número de gols, também com 38.

Quando se trata de títulos, Willian conquistou duas vezes a Premier League. Além do Campeonato Inglês, o brasileiro foi campeão da UEFA Europa League, da FA Cup e da Copa da Liga Inglesa, todas por uma vez, e pelo Chelsea. Enfim, o brasileiro também foi campeão da Supercopa da Inglaterra, pelo Arsenal.

https://twitter.com/SofaScoreBR/status/1432458668948312074?s=20

SHARE