Milan goleia Cagliari com dois de Olivier Giroud

GOLEADA! No Estádio San Siro, o Milan não tomou conhecimento do Cagliari, espantou os “fantasmas” da última temporada e conseguiu uma ótima vitória por 4 a 1. Olivier Giroud, duas vezes, Sandro Tonali e Rafael Leão balançaram as redes para o time da casa, enquanto que Alessandro Deiola descontou para o rival da Sardenha. Todos os gols saíram ainda na primeira etapa.

Sendo assim, a equipe comandada por Stefano Pioli segue com 100% de aproveitamento na Serie A após duas rodadas. Desde a temporada 2003-04, o Milan não conseguia vencer os dois primeiros jogos no campeonato italiano. Agora, os rossoneros só voltam a entrar em campo no dia 12 de setembro, contra a Lazio, também em Milão.

Bombardeio!

A chave para o sucesso do Milan, neste domingo, foi o volume de jogo. Após vencer a Sampdoria, na estreia, sem apresentar um grande futebol, o atual vice-campeão italiano chegou com outra postura em San Siro. Com isso, dominou amplamente o duelo, criando e finalizando muito mais a gol. Para se ter ideia, aos 40 minutos do primeiro tempo, o Milan já havia finalizado o mesmo número de vezes que na primeira rodada (11). Esta também foi a primeira vez desde novembro de 2011 – contra o Chievo – que o time marcou quatro gols numa primeira etapa na Serie A.

Tudo começou com Tonali. O camisa 8, relembrando os tempos de Andrea Pirlo, bateu falta com categoria da entrada da área aos 12 minutos. Este foi somente o segundo gol do volante de 21 anos em campeonato italiano – o segundo em cobrança de tiro livre. No entanto, o Cagliari empatou: passe primoroso de João Pedro, dessa vez garçom, para Deiola completar de cabeça. O tento interrompeu uma sequência de cinco jogos sem que o time da Sardenha conseguisse vazar o Milan.

Entretanto, o jogo nos mostrou que o empate do Cagliari foi mero fruto do acaso – e de uma jogada de talento individual. No restante do confronto, só deu Milan, que pressionou e conseguiu seus gols com naturalidade. Aos 17, pouco mais de dois minutos após o empate, Rafael Leão disparou de fora da área. A bola ainda desviou em Brahim Díaz, mas o gol foi dado para o português. Antes, ele já havia perdido grande chance após passe primoroso (de letra) de Olivier Giroud.

Brilho francês!

Giroud foi o grande nome da partida. Além deste belo toque para Rafael Leão, o camisa 9 ainda deixou dois gols. O primeiro (e terceiro do Milan) aos 24 minutos, com bela batida de perna esquerda depois de grande assistência de Díaz. Para fechar a conta, o francês cobrou pênalti com decisão pouco antes do intervalo. Dessa forma, Giroud se tornou o 15º jogador nascido na França a balançar as redes com a camisa rossonera. Segundo o SofaScore, ele teve a melhor nota de todo o confronto: 8,5.

Além disso, o atacante repetiu Mario Balotelli, em fevereiro de 2013, marcando dois gols em sua estreia pelo Milan jogando em San Siro, Desde então, ninguém havia conseguido tal feito. Por fim, a dobradinha de Giroud também foi a sua primeira desde 2018, quando ainda jogava no Chelsea. Ou seja, uma atuação brilhante do camisa 9, mas que não vinha se repetindo nos últimos tempos.

Muita gente ainda tem ressalvas com relação ao atacante de 34 anos, mas é fato que sua trajetória na Itália começou bem. Além dos gols, boa participação em ambos os jogos da Serie A até aqui, substituindo Zlatan Ibrahimovic à altura. Resta, agora, saber se Olivier Giroud irá conseguir manter o bom nível por toda a temporada. Certamente, é um jogador diferente no quesito “talento”, cobrado às vezes pela falta de faro de gol – algo que não foi problema neste duelo contra o Cagliari.

Lição de casa feita!

A grande incógnita com relação ao Milan é, justamente, o comportamento diante de um adversário fechado, em casa. Na temporada passada, o Cagliari foi capaz de segurar o rival em Milão e empatar por 0 a 0. Só que dessa vez a postura foi diferente. Agredindo desde o início, o Milan não permitiu ao oponente respirar. E, mesmo sofrendo o empate repentino, não se abalou.

Neste domingo, as coisas deram certo para o time de Pioli. A bola desviou e entrou no gol de Rafael Leão, os passes saíram e ainda houve um pênalti para ajudar. Sorte, porém competência também. Afinal, os gols não sairiam sem a criação de jogadas. A goleada foi merecida e anima o torcedor para a temporada. Na última edição da Serie A, o grande problema foi se impor em casa. Diante do Cagliari, vimos uma boa resposta neste primeiro desafio dentro de San Siro – e com o apoio da torcida rossonera.

Standings provided by SofaScore LiveScore