Juventus, início de uma era sem Cristiano Ronaldo

Falamos recentemente que não esperávamos grandes movimentações na Juventus nos últimos dias de calciomercato, mas, uma mudança enorme aconteceu: Cristiano Ronaldo decidiu mudar de equipe e escolheu o Manchester United como destino.

A notícia causou grande impacto em Turim… O super astro português e a Juventus já estavam em vias de ruptura, como percebeu-se no domingo passado (22), ao conhecermos a decisão de Allegri deixar CR7 no banco para a estreia da Juve na Serie A, contra a Udinese. A partir de então, milhões de especulações começaram até que, na sexta-feira (27), ocorreu o desfecho: Cristiano Ronaldo fechou com o Manchester United. Não houve muito “lucro” com a venda do português pelo lado da Juventus, porém os 30M de euro anuais em salários para um só jogador serão de grande serventia para o clube bianconero.

Fato é que, por trás de toda essa “cortina”, a Juventus jogou duas partidas pela Serie A e, em apenas 45 minutos (o primeiro tempo contra a Udinese) apresentou um futebol diferente do que vinha apresentando nas últimas temporadas e vencia, até então, a Udinese por 2×0. Desde então, tomou o empate da Udinese (2×2) e conquistou seu único ponto na Serie A, até agora. No último sábado (28), novo jogo e nova decepção: derrota para o Empoli, por 1×0, em casa, num jogo que marcou a volta do público ao Allianz Stadium.

É cedo para dizer que o clube sofre de uma “Cristiano-dependência”, pois, não faz nem uma semana que o craque português deixou as dependências da Juventus. É inegável que seu poder de decisão e seus gols ajudaram muito a Juve nesses últimos três anos, porém, já se especulava que ele não permaneceria de “bom grado” na equipe bianconera, cumprindo seu último ano de contrato.

Sendo assim, a Juventus se despediu de alguém que queria sair e agora pode voltar seu foco e suas forças em resgatar seu bom futebol que foi mostrado em campo, naquele primeiro tempo contra a Udinese, já citado. A equipe treinada por Max Allegri conta, agora, com o retorno de Moise Kean, atleta que já trabalhou com o atual treinador bianconero, na primeira passagem de ambos pela Juve. Longe de ser um substituto que atua no mesmo calibre de Cristiano RonaldoKean e seus companheiros devem trabalhar sob a batuta de Allegri, que vai testando módulos de jogo de acordo com o material que tem: focando em um jogo coletivo, não centrado em apenas uma peça.

Por fim, deixamos aqui as palavras de Max Allegri, proferidas na coletiva de imprensa pré-jogo de Juve x Empoli: “Se fiquei decepcionado com Cristiano Ronaldo? Não, ele fez uma escolha. Sivori, Del Piero e outros passaram pela Juventus. A Juventus permanece, que é a coisa mais importante.”

Adeus, Cristiano Ronaldo… E grazie! (com um “z” só, por favor!)