Napoli faz partida categórica e vence o Genoa

A chegada de Luciano Spalletti trouxe muitas dúvidas. Afinal muitos duvidam ou duvidavam que o vencedor treinador que fez sucesso na Roma e no Zenit, dificilmente conseguiria atingir altos níveis com um elenco com poucos reforços como o do Napoli.

Porém, pelo menos neste começo de temporada, o que se vê é um Napoli consistente. Vitórias sobre Bayern de Munique, Wisla Krakow, Venezia e agora o Genoa, mostraram um time mais equilibrado. É fato que o time Partenopei precisa de reforcos, principalmente nas laterais e no meio defensivo, setores que foram o verdadeiro calcanhar de Aquiles da equipe ao longo da última temporada.

A equipe fez uma partida totalmente diferente nos dois tempos da partida, com o primeiro sendo dominante e o segundo oscilando entre atacar e sofrer com as investidas Rossoblu.

Primeiro tempo: domínio napolitano

Com um ataque totalmente veloz, o Napoli ditou o ritmo da partida. O trio ofensivo formado por Insigne, Politano e Lozano, fazia com que a defesa dos donos da casa batessem cabeça. Foram sete finalizações e 86% de aproveitamento nos passes além de nove cortes que geraram contra-ataques Azurri. A pressão era grande mas o nervosismo prejudicava a equipe nas finalizações. Um jogador que foi importantíssimo na última temporada e que resolveu aparecer hoje foi Fabián Ruiz. O meia espanhol apareceu na reta final da primeira etapa para abrir o placar após linda jogada pelo lado direito. Créditos para Politano que iniciou a jogada atraindo três marcadores adversários.

Outro ponto positivo nos primeiros 45 minutos foi a defesa. Um ótimo desempenho da dupla Manolas e Koulibaly que passaram tranquilidade ao torcedor deixando o goleiro Meret tranquilo no gol.

Segundo tempo e as bolas aéreas

Se no primeiro tempo o Genoa só assistiu o Napoli jogar, no segundo foi totalmente diferente. A entrada de Pandev mudou completamente a equipe Rossoblu. Mesmo deixando a bola com os Partenopei, as chegadas ofensivas foram maiores. Seja pelo lado direito ou pela esquerda, as oportunidades surgiam pouco a pouco. Di Lorenzo, amarelado e Mario Rui pressionado pelos adversários, davam ao Genoa o caminho do gol. Infelizmente a arbitragem errou ao anular o gol de Pandev, alegando falta de Ekuban em Meret, na dívida após cruzamento na aérea em que Pandev fez no rebote.

A anulação irritou muito os jogadores do Genoa que passaram a errar muitos passes. Estático, os jogadores do Napoli não conseguiam criar jogadas e mesmo com 61% de posse de bola, quem chegava com perigo eram os donos da casa. Cerca de 13 minutos após o gol anulado pelo VAR enfim veio o merecido gol de empate. Em novo cruzamento na área, Di Lorenzo não acompanha Andrea Cambiaso que sozinho chuta no canto direito de Meret.

Spalletti faz mudanças decisivas

Vendo a sua equipe ser dominada, Luciano Spalletti colocou Ounas no lugar de Lozano e Petagna como centroavante na vaga de Politano. As substituições fizeram com a equipe tivesse um novo gás no ataque. Já que Ounas manteria a velocidade pelos lados do campo e Petagna traria a presença de um centroavante na área, algo que não tivemos na partida pelo lado napolitano.

Muito criticado ao longo da última temporada e com negociação em andamento para sair do time. Petagna jogou sem receio. Brigou e fez pivô em diversos momentos.

Com a presença de um centroavante na área, as jogadas aéreas do Napoli passaram a ocorrer com mais frequência. E com apenas dois minutos em campo Petagna marcou o gol da vitória em um cruzamento de Mário Rui em bola parada. Um gol que premia a equipe que mais buscou o gol e mesmo relaxando com a vantagem construída no primeiro tempo, não deixou de manter a posse de bola e criar jogadas de ataque. Festa para os mais de 1.500 torcedores napolitanos que viajaram quase 700 km para ver o seu time jogar e fizeram valer a sua presença com cânticos ao longo de toda a partida.

O resultado aponta para a importância de ter um elenco forte em uma temporada cheia de jogos da Liga Europa, Copa Italia e Serie A. Até terça-feira, muita coisa pode acontecer e acredito que reforcos devam chegar no time de Spalletti e com o gol de Petagna vejo que a saída do atacante pode ser adiada, até porque na ausência de Osimhen o Napoli tem apenas Petagna como opção mesmo sendo um jogador mais lento e de área enquanto o nigeriano volta para marcar e tem muita velocidade.

A vitória traz muita tranquilidade para o Napoli que agora volta a entrar em campo apenas dia 14/9 e justamente contra a Juventus, seu maior rival e que passa por uma fase de transição após a saída de Cristiano Ronaldo. Já o Genoa busca a sua primeira vitória na competição fora de casa contra o Cagliari.

A temporada está só no começo e as expectativas crescem a cada dia. Pelo menos em duas rodadas, é nítido o equilíbrio entre os times no campeonato italiano e a tendência é que tenhamos mais jogos emocionantes e cheios de gols.