O que de melhor reserva a 2ª rodada da Serie A

Vem aí a 2ª rodada da Serie A, e o MondoSportivo Brasil continua ligado no que de melhor temos no cardápio. O fim de semana inaugural do campeonato reservou uma verdadeira chuva de gols (e expulsões). Isso porque foram 36 bolas nas redes – uma média de 3,6 por jogo – e nenhum 0 a 0. Além disso, também vimos SETE expulsões: prova de que os ânimos começaram quentes.

Agora, é chegada a hora de observarmos quem vai conseguir mantém o ritmo lá no alto. Quantos times vão seguir 100% no torneio? E quem vai amargar mais uma derrota? Na sequência, separamos as principais curiosidades dos confrontos que agitam a 2ª rodada do Italianão. Venham com a gente!

Udinese – Venezia: 27 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)

A Udinese deixou boa impressão na primeira rodada após buscar um improvável empate contra a Juventus, por 2 a 2. Novamente em casa, agora a “obrigação” está do lado dos bianconeri, que enfrentam o Venezia, A terceira colocada na última Serie B mostrou fragilidade ao perder para o Napoli, pelo placar de 2 a 0, mesmo com um jogador a mais durante quase todo o duelo.

Ou seja, cabe a Udinese repetir o resultado das últimas três vezes em que enfrentou um time recém-promovido à Serie A: a vitória. Mais uma vez, Roberto Pereyra deverá chamar a responsabilidade no ataque do treinador Lucca Gotti. Do outro lado, o Venezia precisa tomar cuidado com os cartões amarelos (foi o time recordista da rodada inaugural, com sete advertências). Entretanto, como lado positivo, o nervosismo da estreia já passou. Agora, o jovem e inexperiente time de Paolo Zanetti precisa começar a buscar seus pontos desde já!

Curiosamente, o Venezia jamais atuou em uma sexta-feira – em 401 jogos disputados na elite do futebol italiano. Um dado completamente inútil, porém curioso, não é mesmo? Vamos ver se o time da bela cidade de Veneza consegue se tornar o primeiro recém-promovido a vencer neste dia da semana na HISTÓRIA da Serie A.

Verona – Inter: 27 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)

Também nesta sexta-feira, a atual campeã Inter visita o Verona em busca de mais uma vitória. Aparentemente, nada mudou para os nerazzurri, que golearam o Genoa por 4 a 0 na estreia e, devido ao saldo de gols, figuram na liderança do torneio. Com relação às incertezas envolvendo o time, até agora, só boas notícias. Isso porque Çalhanoglu e Dzeko – os dois principais reforços da Inter – marcaram na primeira rodada.

Para manter a sequência positiva, um adversário historicamente freguês. Sim, isso mesmo, afinal o Verona não venceu NENHUM dos últimos VINTE jogos contra o rival de Milão pela Serie A (16 derrotas e quatro empates). Dessa forma, a última vez que o torcedor dos gialloblú vibrou com um triunfo foi em… 1992!

Ou seja, todas as fichas na Internazionale, que vai em busca da primeira vitória diante de seu torcedor. Para tal, será importante buscar um gol logo no início da partida – assim como na estreia. Vale também ficar de olho em Marcelo Brozovic. Se entrar em campo, o croata atinge a relevante marca de 200 jogos na Serie A.

Já para o Verona, é preciso retomar as boas lembranças da temporada passada. Sem vencer na competição, em casa, há nove rodadas, o time tem um páreo duro pela frente (somado, claro, à pressão da derrota na estreia para o Sassuolo).

Lazio – Spezia: 28 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)

Lazio e Spezia fazem, no sábado, um duelo de opostos. Isso porque temos Maurizio Sarri, experiente e rodada treinador de 62 anos do lado da casa; do outro, o jovem e estreante Thiago Motta. Para além disso, ambas as equipes tem realidades – e objetivos distintos. A equipe romana quer, ao menos, uma vaga na Champions League. Já para o Spezia, mais uma fuga do rebaixamento basta.

Embora favorita, a Lazio não deve encontrar facilidades nessa partida. Ao menos defensivas, já que, ofensivamente, o time mostrou bom comportamento na estreia – e o Spezia sofre gols há 17 jogos seguidos. As fichas, portanto, estão em Felipe Anderson, que foi o segundo jogador  que mais carregou a bola, com 277 metros, na estreia (e ainda deu uma assistência), além, claro, de Ciro Immobile. É primordial para a Lazio largar com seis pontos na conta antes de encarar o Milan na próxima rodada.

Já o Spezia segue na estrada após empatar por 2 a 2 com o Cagliari. Ou seja, um empate aqui é mais do que satisfatório para a esquadra da Ligúria.

Atalanta – Bologna: 28 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)

A Atalanta venceu, porém não convenceu na estreia. O placar de 2 a 1 contra o Torino não refletiu o bombardeio sofrido pela Dea, que, certamente, pode mostrar mais neste campeonato. A chance vem contra o Bologna, rival que perdeu nove dos últimos 11 jogos contra o time de Bérgamo. Em jogo, outro retrospecto curioso: a Atalanta pode, se vencer, igualar o placar geral de confrontos contra o rossoblú. No momento, o Bologna tem 37 vitórias, contra 36 da adversária – além de 27 empates.

Para a equipe da Emília-Romanha, também trata-se de um duelo especial. Isso porque o clube bolonhês alcança a marca de 2500 jogos em Serie A – algo que só outros oito times conseguiram. Entretanto, será difícil vencer. Se não bastasse a qualidade da rival, somado à freguesia recente, o Bologna não vence dois duelos seguidos no início do torneio desde a temporada 1996-97. Lembrando que a equipe bateu a Salernitana, por 3 a 2, na primeira rodada.

Ou seja, Sinisa Mihajlovic, técnico do Bologna, ainda sofre com a inconstância – que afeta o time há alguns anos. Fora de casa, será difícil, mas não impossível. Caso consiga neutralizar as armas ofensivas da Dea (como Ilicic e Muriel), o visitante pode tentar aprontar algo. Para isso, vale contar com mais um dia inspirado de Arnautovic, que debutou com gol na semana passada. Por que não acreditar?

Fiorentina – Torino: 28 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)

Certamente, a estreia diante da Roma não foi a esperada para a Fiorentina. Não pela derrota em si, mas pelo desdobramento do jogo, influenciado pela expulsão precoce do goleiro Dragowski. Agora, a Viola tenta iniciar, de fato, a temporada frente ao Torino. Contra o rival grená, a Fiorentina vem se dando bem: apenas uma derrota nas últimas nove partidas e pelo menos um gol marcado nos últimos 15 encontros.

Vale ficar de olho em Lucas Torreira, nova contratação da equipe de Florença, que pode estrear já neste sábado. Do outro lado, o Torino vem de derrota, é verdade, mas mostrando que pode evoluir. O perigo sempre recai sobre Andrea Belotti, que, inclusive, persegue seu gol de número 100 em Serie A – algo que o tornaria o terceiro mais jovem a atingir a marca desde os anos 80, atrás somente de Gilardino e Baggio.

Portanto, a promessa é de jogo disputado (e aberto) no Artemio Franchi. Diferentemente de temporadas passadas, ambas as equipes parecem estar praticando um futebol mais ofensivo neste momento. Resta, portanto, saber quem vai conseguir executar melhor seu plano de ataque – ao mesmo tempo em que fica longe das tão temidas falhas defensivas.

Juventus – Empoli: 28 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)

De 2 a 0 para 2 a 2 contra a Udinese e, de repente, Cristiano Ronaldo pode estar indo embora de Turim. Como as coisas mudam rápido no futebol! Diante deste cenário caótico, a Juventus busca vencer a primeira na Serie A. Em tese, tem um adversário bastante acessível – além da ajuda do público. O restrospecto também é favorável: 19 vitórias em 24 encontros com o Empoli e somente em duas das últimas 51 temporadas o time não conseguiu vencer ao menos um dos dois primeiros jogos. A reação é, portanto, algo urgente.

A começar pela defesa: a Vecchia Signora vem sofrendo gols há 15 jogos, uma marca nada compatível com o calibre – e as pretensões – desse elenco. No ataque, vale prestar atenção em Juan Cuadrado, que chega ao 300º jogo da carreira em Serie A (e vem de três gols nos últimos três jogos).

Do outro lado, o Empoli tenta repetir o que fez o Benevento na temporada passada, quando bateu a Juve no Allianz Stadium por 1 a 0. Entretanto, a missão é árdua, principalmente se levarmos em conta a (falta de) artilharia da equipe. Patrick Cutrone, por exemplo, está há 25 jogos sem marcar um mísero golzinho. Dessa forma, é difícil bater de frente com a maior campeã italiana.

Genoa – Napoli: 29 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)

O torcedor do Genoa, com certeza, não ficou nada feliz ao ver a tabela do time neste início de Serie A. Primeiro, a Inter (para quem perdeu por 4 a 0) e, agora, o Napoli. Comandado por Luciano Spalletti, o treinador mais experiente desta Serie A (483 jogos no currículo), a equipe do Sul da Itália sofreu um susto na estreia: viu Osimhen ser expulso, mas, mesmo assim, bateu o Venezia por 2 a 0.

Agora, a meta é dar continuidade à incrível sequência de 27 jogos marcando ao menos um gol no campeonato nacional. Com esse ataque poderoso, que ainda não viu o desabrochar de Insigne nessa temporada, o Napoli mira alto na competição. Do outro lado, o Genoa se anima, pois venceu o último confronto entre ambos (2 a 1, neste ano), quebrando uma longa sequência sem triunfo contra o rival. Contudo, para repetir a façanha, vai precisar mostrar muito mais futebol que na estreia.

Sassuolo – Sampdoria: 29 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)

A Sampdoria tentou, chutou, arriscou, mas acabou derrotada na primeira rodada para o Milan. Enfim, algo que acontece. Agora, o time de Gênova tenta sorte melhor contra o Sassuolo, que venceu o Verona, longe de casa, na estreia. É um jogo interessante e que, certamente, pode reservar surpresas. Os mandantes tem o leve favoritismo por conta do momento – e do retrospecto recente de quatro jogos sem pereder contra a Samp.

Entretanto, olhos voltados para o eterno Fabio Quagliarela. O atacante da Sampdora, se marcar, vai atingir o feito de balançar as redes em 17 edições seguidas de Serie A. Simplesmente fantástico! Do outro lado, Domenico Berardi, ainda envolvido em especulações de transferência, é o “cara” do time. Contra o Verona, inclusive, o campeão da Eurocopa com a Itália não deixou o seu golzinho e certamente está sedento por ele.

Salernitana – Roma: 27 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)

Pode parecer pouco, mas a Roma já entrou em campo duas vezes mais que os rivas da Itália nesta temporada (pela UEFA Conference League). E isso faz diferença, principalmente quando o treinador é novo. Sendo assim, o português José Mourinho já teve tempo de realizar ajustes, arriscar, mudar… e, agora, contra a Salernitana, as chances são enormes de mais uma vitória. A estreia com triunfo diante da Fiorentina deixou boas impressões – Mkhitaryan e Abraham jogaram muito bem.

Zaniolo, expulso, não poderá ir a campo, mas tal ausÊncia pode ser suprida. Do outro lado, um time que tem AVERSÃO a bola. Sim, a Salernitana trocou somente 108 passes contra o Bologna, na estreia – menos que a metade de qualquer outro time. Ou seja, o panorama será claro: mesmo em casa, o time recém-promovido vai se fechar e apostar na ligação direta. A Roma vai precisar ter paciência, afinal, serão menos espaços encontrados do que contra a Viola.

Ainda assim, o time da casa é MUITO favorito. Há empolgação, ritmo de jogo, caras novas e um ótimo retrospecto contra times que chegam da segunda divisão (em 55 das últimas 56 partidas diante de tais adversários, a Roma marcou ao menos um gol). Por conta de tudo isso, será difícil para Mourinho e companhia.

Milan – Cagliari: 27 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)

Mais uma vez fechando a rodada temos o Milan. Não foi uma apresentação de gala na estreia, mas os rossoneros conseguiram arrancar a vitória da Sampdoria. Agora, o adversário é o Cagliari – que na temporada passada segurou o ataque do Milan em San Siro, empatou por 0 a 0 e praticamente acabou com as chances de título do rival. Não é, portanto, qualquer jogo.

A questão, porém, é saber como a equipe da casa vai se portar… em casa. O Milan tem ótimos resultados longe de San Siro. Falta, ainda, mas tranquilidade para conduzir jogos em que os adversários se fecham mais. Eis o desafio para o treinador Stefano Pioli, que pode levar os rossoneros a duas vitórias em duas rodadas pela primeira vez desde a temporada 2003-04. Para isso, vale se apoiar no sistema defensivo, que não é vazado há seis duelos na Serie A.

Se conseguir manter o perigo longe, o Milan pode ter mais tranquilidade para trabalhar os espaços, cansar e envolver o oponente. Já para o Cagliari, que empatou na estreia, resta se fechar mais uma vez e, quem sabe, conseguir uma investida com o brasileiro João Paulo – a grande esperança de gols da equipe

Standings provided by SofaScore LiveScore