A bola vai rolar a partir desta sexta-feira (27) nos gramados da França para a quarta rodada da Ligue 1. Um dos principais destaques será a possível estreia do craque argentino Lionel Messi no Paris Saint-Germain, que enfrentará o Stade de Reims no domingo (29). A jornada também será importante para as equipes do Monaco, do Lille e do Lyon, que buscarão a primeira vitória no campeonato.
Com 100% de aproveitamento, o PSG soma nove pontos e está na liderança da liga francesa, mas vê no retrovisor as equipes do Angers e do Clermont, que fazem um ótimo início de temporada e possuem sete pontos. Lens e Rennes completam o grupo dos cinco primeiros posicionados.
Entre os cinco últimos colocados da Ligue 1, quatro já alcançaram a glória máxima no futebol francês. A zona do rebaixamento é composta pelo lanterna Strasbourg, detentor do caneco da temporada 1978/79, e pelo octacampeão Monaco, ambos com apenas um pontinho conquistado. O Troyes, único da lista que não venceu a principal divisão da liga, está em 18º, área do playoff para evitar a queda. Bem pertinho do espaço indesejado da tabela também se encontram o atual campeão Lille, em 17º, e o heptacampeão Lyon, em 16º.
Stade de Reims x PSG – 29/9, 15h45 (Brasília)
O Estádio Auguste-Delaune, em Reims, poderá ser o palco da estreia de Messi pelo Paris Saint-Germain. Anunciado em 10 de agosto pelo clube da capital francesa, o argentino ainda não entrou em campo, mas a espera dos torcedores está próxima de chegar ao fim.
Os principais jornais franceses, como “L’Équipe” e “Le Parisien”, cravaram que o astro vai defender sua nova equipe diante do Stade de Reims, já pensando na próxima Data Fifa, em setembro. O brasileiro Neymar, que ainda não jogou nesta temporada, poderá atuar novamente ao lado de Messi no domingo. A última vez que a dupla esteve junta foi em 27 de maio de 2017, na final da Copa do Rei, entre Barcelona e Alavés.
Mesmo que a estreia do argentino não esteja confirmada, a pequena cidade de Reims, no nordeste da França, está no centro das atenções do mundo do futebol. A mídia local especula que todos os ingressos para o embate já foram comercializados, com compradores de todas as partes do planeta.
Ao contrário do rival PSG, que venceu todas as rodadas já disputadas, o Stade de Reims ainda não ganhou na Ligue 1, tendo empatado os três confrontos disputados até o momento. Os números não favorecem os rouges et blancs, já que neste século perderam oito dos 13 jogos diante do rival da capital.
Para piorar a situação do Stade de Reims, o PSG não sabe o que é perder fora de casa há 10 jogos no Campeonato Francês. Além disso, se os parisienses conseguirem ter Neymar e Messi como reforços, a missão do hexacampeão da Ligue 1 de impedir a derrota será ainda mais difícil.
A promessa é de muitos tentos no embate entre as duas equipes francesas, já que o PSG anotou ao menos quatro gols em três dos últimos seis encontros diante do Stade de Reims.
Nantes x Lyon – 27/8, 16h (Brasília)
Em festa pela chegada do meio-campista suíço Xherdan Shaqiri, o Lyon deverá ganhar um empurrãozinho a mais para finalmente conseguir uma vitória na Ligue 1. Até o momento, o time comandado pelo holandês Peter Bosz empatou com Brest (1×1) e Clermont (3×3), além de ter sido goleado pelo Angers (3×0).
A missão do Lyon não será nada fácil, já que o Nantes empatou com o Monaco na estreia da liga e venceu o Metz na segunda rodada. No entanto, o clube liderado por Antoine Kombouaré tropeçou no último jogo contra o Rennes. Os Canaries estão em nono, com quatro pontos conquistados.
O brasileiro Lucas Paquetá, autor de um belo gol no duelo diante do Clermont na rodada passada, será uma das principais referências do Lyon. O meio-campista participou de dois dos últimos três tentos marcados pela sua equipe contra o Nantes. Além dele, os Gones apostarão no bom momento de Moussa Dembélé.
Apesar da diferença técnica entre os dois clubes, o Nantes contabiliza 40 vitórias em cima do Lyon, contra 32 do rival. O time verde e amarelo ainda pretende manter os bons resultados atuando no Estádio de la Beaujoire, já que não perde em seus domínios há três jogos na Ligue 1, levando em conta a edição passada do torneio.
Troyes x Monaco – 29/8, 8h (Brasília)
Rival direto na luta contra a zona do rebaixamento, o Monaco terá uma boa oportunidade no domingo (29) de afastar o momento ruim e vencer sua primeira partida na atual edição da Ligue 1. Na penúltima colocação, com somente um ponto, o clube do principado empatou diante do Nantes na rodada inaugural, mas foi derrotado por Lorient e Lens nas duas seguintes.
O Monaco vem encontrando muitas dificuldades na frente do gol ao longo do Campeonato Francês, tendo balançado as redes somente uma vez nas três primeiras rodadas. Os centroavantes da equipe comandada por Niko Kovac passaram em branco, mas querem acabar com a seca já diante do Troyes, atual campeão da Ligue 2.
Não vencer nas primeiras rodadas da Ligue 1 é um problema bem recorrente do Monaco, já que ficou sem ganhar nos três jogos inicias em sete das últimas 10 edições da competição. Além disso, pela primeira vez neste ano, o time ficou duas partidas consecutivas em casa sem vitória.
Wissam Ben Yedder e Kevin Volland são as esperanças de gols do Monaco, que tem o hábito de estufar a rede do Troyes em várias ocasiões. Nos últimos 16 encontros entre os dois times, o alvirrubro anotou ao menos três tentos em nove duelos, sem contar que está invicto há 10 partidas contra o rival.
Lille x Montpellier – 29/8, 12h (Brasília)
Atual campeão da Ligue 1, o Lille ainda não conseguiu vencer na competição e está distante das primeiras posições da tabela. Em 17º lugar, o clube do norte da França empatou com Saint-Étienne e Metz, mas levou em casa uma sonora goleada de 4 a 0 do Nice.
O desafio de Jocelyn Gourvennec está em arrumar a retaguarda, já que o Lille tem a defesa mais vazada do campeonato, com oito gols sofridos. Os quatro tentos tomados na derrota contra o Nice e os três no empate com o Metz mostraram que o setor precisa de ajustes.
O brasileiro Léo Jardim, revelado pelo Grêmio, foi o titular na decisão da Supercopa da França e nas duas primeiras rodadas da liga, mas levou sete gols nas partidas do campeonato. Diante do Saint-Étienne, Gourvennec apostou em Ivo Grbic, que só não conseguiu impedir o tento de Saidou Sow, aos 85 minutos da etapa final.
Já entre os quatro defensores do Lille, a única mudança aconteceu na rodada passada, quando o comandante optou em colocar Tiago Djaló no lugar de Mehmet Çelik, que atuou ao lado de José Fonte, Sven Botman e Reinildo.
O Montpellier, que já experimentou todas as sensações do torneio, com uma vitória, um empate e uma derrota, está no meio da tabela e um resultado positivo pode auxiliar a ganhar novas posições. Para isso, o clube apostará nos bons momentos dos centroavantes Andy Delort e Gaëtan Laborde, autores de dois gols.
A missão do Montpellier não será fácil, já que venceu o Lille somente uma vez nos últimos nove encontros pela Ligue 1. Para piorar a situação, o time liderado por Olivier Dall’Oglio também vem tendo problemas na defesa, com sete gols sofridos.
Jogando em seus domínios, o Lille tentará manter sua invencibilidade de nove partidas contra o Montpellier no Estádio Pierre-Mauroy. Além disso, visa não atingir a marca de quatro rodadas sem vitórias na liga francesa, coisa que não acontece desde da temporada 2010/11.
Marseille x Saint-Étienne – 28/8, 16h (Brasília)
Depois da confusão generalizada no clássico entre Olympique de Marseille e Nice, que precisou ser suspenso, o clube comandado por Jorge Sampaoli voltará aos gramados no sábado (28) para enfrentar o Saint-Étienne, talvez com os ânimos mais acalmados.
No Vélodrome, em Marselha, o Olympique buscará uma importante vitória para seguir lutando por posições no alto da tabela da Ligue 1. Até o momento, os principais destaques da equipe são Dimitri Payet e Cengiz Ünder, que anotaram os cinco gols do time na competição.
Apesar do Marseille não ter historicamente um retrospecto tão bom diante do clube alviverde, os Phocéens venceram 73% das suas partidas contra o Saint-Étienne jogando em seus domínios, mas foram derrotados nos últimos dois encontros válidos pelo Campeonato Francês.
Maior campeão da história da liga, o Saint-Étienne empatou os três jogos disputados na atual temporada e quer colocar um ponto final nesta sequência não tão boa. Vale ressaltar que os Verts possuem dois jogadores conhecidos do futebol brasileiro: Gabriel Silva (ex-Palmeiras) e Miguel Trauco (ex-Flamengo).
As surpresas da Ligue 1: Angers x Rennes e Clermont x Metz – 29/8, 10h (Brasília)
Vice da atual edição do campeonato, o Angers quer seguir no alto da tabela, mas deverá passar pelo Rennes para continuar surpreendendo na Ligue 1. Com duas vitórias consecutivas nas rodadas iniciais, uma delas contra o Lyon, e vindo de um empate diante do Bordeaux, a missão do time alvinegro não será simples.
O rival também não perdeu na competição, mas está em quinto, com cinco pontos, já que empatou as duas primeiras rodadas, contra Lens e Brest. A vitória sobre o Nantes no jogo passado trouxe tranquilidade, mas os comandados de Bruno Génésio querem mais.
Em 11 confrontos diante do Rennes, o Angers venceu somente um, mesma quantidade de vitórias conquistadas pelo alvinegro atuando em seu estádio contra os Rouge et Noir.
O estreante Clermont é o terceiro colocado da tabela e vem vivendo um conto de fadas neste início de temporada. Apesar de nunca ter disputado antes a Ligue 1, o modesto clube francês ainda não perdeu e pretende seguir firme nessa trajetória.
Após vencer Bordeaux e Troyes, o Clermont conseguiu um heroico empate fora de casa diante do Lyon. Na próxima rodada, a equipe pegará o Metz, que ainda não venceu nesta edição da liga.
Essa será a primeira vez na história em que as duas equipes se encontrarão na elite do futebol local, mas o Metz venceu o último encontro por 3 a 2, pela Ligue 2, em agosto de 2018. Desde o início da temporada passada, o Clermont só perdeu uma das 20 partidas que disputou em casa.
Agenda
Nantes x Lyon – 27/9, 16h
Nice x Bordeaux – 28/7, 12h
Marseille x Saint-Étienne – 28/7, 16h
Troyes x Monaco – 29/7, 8h
Angers x Rennes – 29/7, 10h
Clermont x Metz – 29/7, 10h
Lens x Lorient – 29/7, 10h
Strasbourg x Brest – 29/7, 10h
Lille x Montpellier – 29/7, 12h05
Reims x PSG – 29/7, 15h45