Sonho antigo, Torreira é novo reforço da Fiorentina

È FATTA! Na tarde desta quarta-feira (25) aqui no Brasil, a Fiorentina anunciou a contratação de Lucas Torreira. O volante uruguaio, de 25 anos, vai vestir a camisa violeta, ao menos, por uma temporada. Isso porque ele foi emprestado pelo Arsenal, pela quantia de 1,5 milhões de euros. No entanto, o contrato com a Viola prevê uma opção de compra ao final da temporada, fixada em € 15 milhões.

O desejo da Fiorentina em contar com os serviços de Torreira já era antigo. Afinal, desde agosto de 2020, o clube monitorava os passos do uruguaio que, naquela época, preferiu assinar com o Atlético de Madrid. Em terras madrilenhas, disputou 26 jogos no último ano e marcou apenas um gol. Ainda assim, conquistou o troféu de LaLiga com os colchoneros. Agora, de volta ao Arsenal, acabou emprestado novamente, já que não teria muito espaço em Londres.

Torreira, então, chega à Fiorentina para brigar por uma vaga disputada no meio-campo, ao mesmo tempo em que traz um perfil diferente para o elenco de Vincenzo Italiano. Ele pode ser o “regista”, que nada mais é que a definição em italiano para um primeiro volante com alta qualidade na saída de bola. Essa função, portanto, ocupa-se em ditar o ritmo de jogo e promover a ligação entre defesa e meio-campo. Torreira tem qualidades para exercer tal papel, na medida em que a Fiorentina carece desse jogador.

Desde o chileno David Pizarro, que dominou este pedaço de campo no início da década no Artemio Franchi, a Viola testou diversas opções por ali, mas sem tanta qualidade ofensiva. Atualmente, com Pulgar e Amrabat para exercer essa função, a impressão é que falta um pouco mais de ímpeto ofensivo para além do toque de bola. Ou seja, a esperança é que Torreira seja a solução deste problema.

Carreira

Revelado nas categorias de base do Montevideo Wanderers, Lucas Torreira chegou cedo à Itália. Com apenas 19 anos, integrou a base do Pescara onde, de fato, se desenvolveu para o futebol. Contudo, foi na Sampdoria que despontou no cenário europeu. Foram 74 jogos pela equipe de Gênova, entre 2016 e 2018, com quatro gols marcados e uma assistência.

Extremamente intenso no meio-campo, se notabilizou pelo vigor físico na transição entre defesa e ataque e, claro, na perseguição dos adversários. Da mesma forma, Torreira também concentra muita reserva técnica, principalmente naquele primeiro passe. Também é rápido e, apesar da pouca altura (1,66 m), considerado forte fisicamente.

Devido às boas apresentações na Samp, o uruguaio foi negociado com o Arsenal. Aos 22 anos, chegou como titular absoluto da função. Se manteve, assim, por mais uma temporada, até começar a sofrer com algumas pequenas lesões. Dessa forma, acabou preterido pelos Gunners no início da temporada passada – momento em que a Fiorentina demonstrou seu interesse em contar com o jogador.

Entretanto, Torreira optou pelo Atlético de Madrid, onde nunca foi titular absoluto. Esperamos que, agora, com a camisa da Viola, ele volte a se encontrar com o futebol de alto nível que o projetou na Europa. Pela seleção uruguaia, o volante já acumula 31 partidas na carreira. Ele esteve presente, inclusive, na última edição da Copa América, realizada entre junho e julho deste ano no Brasil.

Mercado agitado em Florença

Lucas Torreira é a TERCEIRA contratação da Viola nesta janela de transferências, que começou um pouco devagar, mas ganhou contornos agitados nas últimas semanas. Além do uruguaio, outro sul-americano também desembarcou recentemente em Florença: Nico González. O argentino, ex-Stuttgart, é nada menos que a contratação MAIS cara da história do clube. Simplesmente 23 milhões de euros.

A outra “cara nova” (mas nem tão nova assim) é Matija Nastasić. Aos 28 anos, o zagueiro sérvio retorna à Fiorentina após dez anos. Ele, que se tornou ídolo no Schalke 04, da Alemanha, chega à Firenze com a incumbência de substituir Germán Pezzella. Isso porque o argentino, e capitão da equipe, rumou de volta ao Bétis. Outros jogadores relevantes que, por enquanto, deixaram o time são Pol Lirola (em definitivo no Olympique de Marseille) e Christian Kouamé, emprestado para o Anderlecht, da Bélgica.

A grande novela, porém, é a de Dusan Vlahović. Após propostas de Manchester City e do próprio Atlético de Madrid, a tendência, agora, é que o sérvio de 21 anos FIQUE – ao menos por mais uma temporada. Com contrato até 2023, contudo, ele não deve renovar, o que dá quase por certa sua saída no ano que vem.

Sendo assim, ainda há tempo para mais negociações envolvendo a Viola nesta janela de transferências. Mas, por enquanto, o que temos de OFICIAL está logo na sequência. Para além disso, não passam de rumores, que, sabem como é… podem estar corretos ou completamente equivocados!

Quem chegou?

> Nico González, contratado junto ao Sttutgart

> Matija Nastasić, contratado junto ao Schalke 04

> Lucas Torreira, emprestado pelo Arsenal

Quem saiu?

< Germán Pezzella, transferido para o Betis

< Pol Lirola, transferido para o Olympique de Marseille

< Christian Kouamé, emprestado ao Anderletch

Não renovaram
  • Frank Ribéry
  • Martín Cáceres
  • Valentin Eysseric
  • Borja Valero (aposentado)
Especulados e monitorados
  • Domenico Berardi, do Sassuolo
  • Álvaro Odriozola, do Real Madrid
  • Gonzalo Plata, do Sporting
  • Guga, do Atlético Mineiro
Melou!
  • Davide Zappacosta, já negociado com a Atalanta