Com um a menos, Napoli vence o Venezia na estreia da Serie A

Após um ano e meio, enfim o estádio Diego Armando Maradona pode receber a fanática torcida napolitana que estava ansiosa para reencontrar os jogadores e começarem com o pé direito a nova temporada. Era uma noite muito especial para o Napoli. Afinal, além de ser a estreia da equipe no campeonato Italiano, era a primeira partida do novo uniforme do time e também o primeiro jogo oficial de Luciano Spalletti no comando da equipe.

Em campo, força máxima para trazer ao torcedor ânimo para a pesada temporada que está por vir. Com uma formação 4-5-1, com um volante, dois meias de ligação e dois meias atacantes, a tendência era clara de muita posse de bola e passes em profundidade para o velocista Osimhen deixar a defesa do Venezia perdida.

Não é segredo para ninguém que o recém-promovido Venezia joga esta temporada com o objetivo de se manter na primeira divisão enquanto o Napoli joga no mínimo pela vaga na Liga dos Campeões. Com isso, vimos ao longo dos 90 minutos um jogo de ataque contra defesa.

Erro Grotesco de Osimhen

A movimentação do ataque napolitano era impressionante. Jogadas por todos os lados do campo, com chances diversas, seja por cruzamento, troca  rápida de passes ou em bolas paradas. Aos 23 minutos em um lance infantil, Osimhen deixou o braço no marcador adversário e foi prontamente expulso. Foi a segunda expulsão do nigeriano desde que chegou ao clube na temporada passada.

Depois da expulsão, a equipe da Campânia ficou perdida em campo, com poucas jogadas de ataque e baixa movimentação de Insigne e Politano, principais jogadores da equipe para fazerem a transição do meio para o gol adversário.

A mágica de Spalletti

O intervalo fez bem para a equipe Partenopea. Spalletti reorganizou a equipe e mesmo com a saída de Zielinski por lesão para a entrada de Elmas, o time conseguiu dominar completamente o adversário.

Era impressionante a facilidade napolitana de chegar ao ataque. A única forma de parar os donos da casa eram com faltas. Foram 22 infrações do Venezia, sendo dois pênaltis. No primeiro, Insigne isolou; já no segundo abriu o placar para a equipe. Foi o quinto gol de Lorenzo dos últimos nove que a equipe marcou em uma primeira rodada de campeonato. Além disso, o camisa 24 errou três dos últimos oito pênaltis que cobrou somando todas as competições.

O gol trouxe a calma necessária para a equipe realizar mais movimentações ofensivas como cobrou Spalletti ao longo de todo o segundo tempo. Era praticamente impossível que o Venezia trouxesse algum perigo ao gol de Meret, até porque em todas as jogadas de ataque, haviam no mínimo seis jogadores Partenopei na área para proteger o gol Azurri.

Elmas, o Grande”

Após o primeiro gol, Elmas se soltou na partida e ficou livre de qualquer pressão para assim mostrar o seu futebol. O camisa 7 voltava para a deseja para ajudar Mario Rui pelo lado esquerdo, puxava contra-ataques com Insigne e Lozano (que havia entrado no lugar de Politano), além de apertar a saída de bola dos visitantes, apresentando total liberdade tática para fazer o que era preciso em cada momento da partida. Em uma bela jogada de Lozano com Insigne, Elmas conseguiu marcar o segundo gol, liquidando o jogo e garantido o resultado para o Napoli.

Ha de se destacar o trabalho tático que Spalletti implantou no time, com todas as saídas de bola da defesa e os tiros de meta sendo com trocas de passes, com paciência e resiliência levando a bola calmamente para o campo de ataque. A marcação pressão e a posse de bola foram fundamentais para o time. Os 65% de domínio mostram que nem com um menos o Napoli deixou de buscar o resultado.

Início promissor de Serie A

A vitória escancara a diferença do time da última temporada para a atual e mostra ao torcedor que mesmo com poucos reforços é possível com a atual base que o Napoli tem de se atingir vôos mais altos. Já para o Venezia, é ligar o sinal de alerta porque o time teve um a mais durante 75 minutos e praticamente não deu trabalho para o Napoli.

As duas equipes entram em campo já no próximo final de semana onde o Napoli viaja para Genoa para enfrentar os Rossoblù enquanto os Venezianos jogam novamente fora de casa, desta vez contra a Udinese.