Quatro partidas realizadas neste sábado (21) marcaram o início da temporada 2021/22 da Serie A do Campeonato Italiano. A atual campeã Internazionale estreou em casa com uma goleada por 4 a 0 sobre o Genoa, já Atalanta, Lazio e Sassuolo não tiveram a mesma tranquilidade longe de seus domínios, mas também iniciaram suas trajetórias somando três importantes pontos.
A rodada vai prosseguir neste domingo (22), com Juventus, Roma, Napoli e Bologna entrando em campo contra Udinese, Fiorentina, Venezia e Salernitana, respectivamente. Já na segunda-feira (23), o Milan pegará a Sampdoria e o Cagliari terá pela frente o Spezia.
Internazionale 4 x 0 Genoa
Única mandante que venceu no dia, a Inter passeou no Estádio San Siro e derrotou o Genoa sem grandes dificuldades. Os recém-chegados Hakan Çalhanoglu e Edin Dzeko foram os principais destaques da goleada interista, já que marcaram gols e deram assistências.
O turco, que trocou de lado em Milão, demorou somente seis minutos para mostrar suas cartas. Na oportunidade, o jogador cobrou na medida um escanteio para o zagueiro Milan Skriniar abrir o placar de cabeça. Pouquíssimo tempo depois, Çalhanoglu apareceu de novo e soltou uma bomba de fora da área para fazer o segundo da Inter, após passe de Dzeko, que disputou sua partida de número 200 na Serie A.
Mesmo com uma confortável vantagem, os nerazzurri não diminuíram o ritmo e Arturo Vidal marcou o terceiro, com direito a um passe recheado de qualidade de Nicolò Barella. Já no final do duelo, o chileno encontrou Dzeko dentro da área e o bósnio fechou de cabeça a contagem para a Internazionale. O gol transformou o Genoa na vítima predileta do atacante, com 10 gols marcados em cima do rossoblù na elite da liga italiana.
O bom resultado e a segura atuação da atual campeã do Campeonato Italiano trouxe um pouco mais de tranquilidade para os torcedores do clube, que estavam preocupados com o desempenho do plantel após as saídas de Romelu Lukaku e Achraf Hakimi.
Os estreantes Çalhanoglu e Dzeko já alcançaram uma expressiva marca com a camisa nerazzurra. A última vez que um jogador da Inter marcou gol e deu assistência em sua primeira partida na Serie A pelo clube foi Zlatan Ibrahimovic no ano de 2006.
Torino 1 x 2 Atalanta
Ao contrário da Internazionale, a Atalanta não teve vida fácil contra o Torino, mas o jovem atacante Roberto Piccoli salvou os lombardos de um tropeço nos últimos instantes. Apesar de tudo, foi a Dea quem saiu na frente logo aos seis minutos de bola rolando, com o artilheiro Luis Muriel, que usou seu pé esquerdo para acertar um belo chute da entrada da área no ângulo do goleiro Vanja Milinkovic-Savic.
O tento mostrou que esse poderá ser mais uma temporada goleadora de Muriel, que pela quarta vez na carreira marcou um gol em sua primeira finalização na Serie A. Sem contar que essa foi a oitava ocasião em que o colombiano balança as redes no duelo inaugural da liga italiana.
Apesar da desvantagem, o Torino, que foi assumido recentemente por Ivan Juric, pressionou a Atalanta e chutou mais de 20 vezes ao gol adversário, mostrando que o treinador croata já começou a mudar o estilo de jogo da equipe piemontesa.
O Torino só foi conseguir superar o argentino Juan Musso no 79º minuto, com um bonito gol de Andrea Belotti, que contou um pouco com a sorte. O centroavante passou por dois defensores e chutou de fora da área, a bola resvalou na perna do jogador da Atalanta e encobriu o goleiro. Essa foi a 99º vez que o italiano marca na Serie A.
Quando tudo parecia resolvido, o jovem atleta Piccoli, que entrou no lugar de Robin Gosens, foi o salvador dos bergamascos. Aos 93 minutos, o centroavante recebeu um passe desajeitado de Mario Pasalic e cutucou a bola com o pé direito para balançar a rede e correr para o abraço. Essa foi a quarta vez que o jogador faz um tento no campeonato depois de sair do banco de reservas.
Apesar da partida não tão boa, a Atalanta conseguiu somar três pontos em sua estreia na liga. O resultado para o Torino, contudo, foi bastante amargo, mas manter o desempenho apresentado diante da Dea nos próximos jogos poderá render bons frutos para os comandados de Juric.
Empoli 1 x 3 Lazio
O atual campeão da Serie B do Campeonato Italiano até abriu o placar, mas não conseguiu impedir a derrota por 3 a 1 para a Lazio, que é liderada pelo técnico Maurizio Sarri. O Empoli deu um susto na rival da capital aos quatro minutos, com Filippo Bandinelli acertando um chute cruzado no cantinho de Pepe Reina, após rápido contra-ataque.
O time de Aurelio Andreazzoli não segurou a vantagem e levou o empate na sequência. No sexto minuto de jogo, uma cobrança ensaiada de escanteio deu muito certo e o cruzamento de Felipe Anderson foi parar na cabeça de Sergej Milinkovic-Savic, que não desperdiçou a oportunidade. O meio-campista atingiu a marca de sete temporadas consecutivas anotando ao menos um gol.
O Empoli incomodou muito a Lazio no decorrer do jogo, tendo até acertado a trave em um chute de Bandinelli, mas foi os Biancocelesti que balançaram as redes mais uma vez no Estádio Carlo Castellani. No 31º minuto, uma tabela entre Milinkovic-Savic e Manuel Lazzari terminou com o meio-campista italiano marcando o gol da virada da equipe da capital.
Ainda na etapa inicial, a Lazio chegou ao terceiro gol com o artilheiro Ciro Immobile. O centroavante guardou o seu em uma cobrança de pênalti, que foi cometido pelo goleiro Guglielmo Vicario.
Os toscanos não desistiram e assustaram a Lazio em várias ocasiões no segundo tempo. No decorrer do confronto, o campeão da segunda divisão acertou uma bola no travessão e ainda viu o jogador rival salvar um gol em cima da linha.
Essa foi a sexta derrota consecutiva do Empoli contra a Lazio em partidas válidas pela Serie A, mas os azzurri conseguiram causar uma boa impressão na rodada inicial e poderão também incomodar os próximos rivais na competição.
Hellas Verona 2 x 3 Sassuolo
Verona e Sassuolo fizeram uma partida bem movimentada no Estádio Marcantonio Bentegodi, que teve um final feliz para os neroverdi. Os donos da casa começaram melhor o embate e quase inauguraram o marcador com Nikola Kalinic de cabeça, mas o croata acertou o travessão em um lance que o goleiro rival estava praticamente vendido.
O incrível gol perdido por Kalinic abriu uma possibilidade para o Sassuolo marcar e Giacomo Raspadori não perdoou. O italiano recebeu um passe Filip Djuricic, escapou da marcação adversária e saiu na frente de Ivor Pandur para abrir o placar. Vale relembrar que o meia sérvio também deu uma assistência na estreia da sua equipe na edição passada da Serie A.
A situação do Verona ficou pior após a expulsão ainda no primeiro tempo do capitão Miguel Veloso, que deu um pisão em Djuricic. Com um atleta a mais em campo, o Sassuolo se aproveitou da situação para ampliar o placar na etapa final. Após ter dado o passe para o primeiro gol, Djuricic também balançou as redes depois de uma tabela com Francesco Caputo.
Na parte final, o Verona bem que tentou uma reação. Mattia Zaccagni, um dos principais nomes da equipe treinada por Eusebio Di Francesco, sofreu um pênalti e acertou a cobrança para diminuir o prejuízo. No entanto, poucos minutos depois, Hamed Junior Traorè, do Sassuolo, foi muito feliz em um chute de fora da área e não deu chances para Pandur defender.
Nos acréscimos, Zaccagni novamente deixou a defesa do Sassuolo de cabelos em pé ao passar brilhantemente pela marcação e chutar cruzado para diminuir, anotando sua primeira doppietta na Serie A. Porém, já era tarde demais e o gol não foi o suficiente para impedir a derrota do Verona.