Uma nova temporada começa neste fim de semana para os times italianos e, como sempre, surgem novas expectativas e grandes dúvidas. Não é diferente para a Juventus… perguntas como “Será que a Juve recupera a hegemonia em território italiano?” ou “Até onde esse time chegará na Champions League?”, rodeiam a cabeça dos torcedores bianconeros…
A Juventus, por sua vez, não exagerou no mercado: trouxe de volta um velho conhecido para o comando técnico e adicionou poucas novidades ao seu elenco.
Vejamos parte por parte:
Velho conhecido para o comando da “Velha Senhora”
Muitos se surpreenderam, alguns não gostaram, outros gostaram até demais: uma das maiores novidades para a temporada 2021-22 da Juventus foi o retorno de Massimiliano Allegri no cargo de treinador da equipe principal. O treinador saiu após o fim da temporada 2018-19, pois, a diretoria buscava um novo estilo de jogo para a equipe.
Desde então, uma Juventus pragmática, que não agradava aos olhos dos torcedores, nem encantava aqueles apaixonados por futebol, passou do comando de Sarri (temporada 2019-20) para o comando de Pirlo (temporada 2020-21). Mas, parece que a revolução tática e no estilo de jogo não veio. A Juve, dona do scudetto havia 9 temporadas não realizou o sonho do “deca” e perdeu sua hegemonia no futebol italiano.
Então, nada melhor do que “apelar” para o velho conhecido. Algo que pode ter influenciado nesta volta foi a mudança na diretoria do clube: a principal delas foi Fabio Paratici deixando seu cargo ao e Federico Cherubini assumindo esse posto.
O que pudemos ver nos amistosos de pré-temporada é que dá pra esperar uma Juventus com plano de jogo, exercendo maior domínio sobre os adversários e usando a posse de bola de maneira inteligente.
Outros “rostinhos” conhecidos que (re)integram o elenco bianconero são Rugani e De Sciglio, que voltaram de empréstimo e ganharam a confiança do treinador para atuar na equipe da Juventus de novo.
As novidades da Juve
Foram duas as grandes novidades do elenco bianconero, até agora: o brasileiro Kaio Jorge, ex-Santos, e o italiano, campeão da Eurocopa, Manuel Locatelli. O primeiro vem para adicionar juventude ao ataque bianconero. Já o segundo, sonho antigo de Max Allegri, desde sua primeira passagem pelo comando técnico da Juve; vem para somar no meio campo, tentando trazer mais leveza a um departamento que vem fazendo a Juventus sofrer ao longo de algumas temporadas.
O mercado de transferências do calcio se encerra em 31 de agosto, e parece que a Juventus não vai fazer mais grandes mudanças em seu elenco, apesar de haver rumores de uma possível saída de McKennie, que desperta o interesse de clubes como Bayern de Munique ou rumores de uma provável volta de Pjanic ao meio campo bianconero, nada muito concreto, até este presente momento.
Tudo isto posto, as expectativas estão “a mil” e a Juventus estreia pela Serie A TIM neste domingo, às 13h30 (horário de Brasília), fora de casa, contra a Udinese, com transmissão da Fox Sports.
FINAL | ⌛️ | Três gols e minutos importantes para pegar ritmo antes da nossa estreia no domingo! 💪
👕➡️ https://t.co/adbqTVxF8P #FinoAllaFine #ForzaJuve pic.twitter.com/8ZIkPozamP
— JuventusFC (@juventusfcpt) August 19, 2021