Demorou, mas chegou! Enfim, a nova temporada da Serie A vai começar – e de maneira eletrizante. A partir deste sábado (21), se iniciam os confrontos da primeira rodada do campeonato italiano, com muitos jogos interessantes e algumas incertezas. É hora de saber como os favoritos ao título vão largar nessa acirrada disputa. E será que teremos alguma zebra?
Na sequência, o MondoSportivo Brasil faz um pequeno resumo do que de mais relevante há para se acompanhar neste fim de semana inaugural do futebol italiano na atual temproada. Se liga!
#SerieATIM 2021/2022. ⏳
Ecco la griglia di partenza degli allenatori 🔥#WeAreCalcio pic.twitter.com/6TIHffWJ9O— Lega Serie A (@SerieA) August 20, 2021
Inter – Genoa: 21 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)
Abrindo os trabalhos, a atual campeã Inter estreia diante do Genoa, no Estádio San Siro. Embora detenha o Scudetto, as dúvidas quanto à continuidade do trabalho de sucesso em Milão são gigantescas. Isso porque, como muitos devem saber, o time passa por um momento delicado do ponto de vista financeiro. A crise, que já havia afastado Antonio Conte do comando técnico, também refletiu em um dos craques do calcio na temporada passada: Romelu Lukaku.
Negociado com o Chelsea, o belga certamente vai fazer muita falta à Inter, que foi buscar Edin Dzeko para suprir essa carência. Aliás, se entrar em campo, o bósnio chegará a marca de 200 partidas em Serie A. De qualquer forma, o confronto é muito favorável aos nerazzurri, que não sofrem gols do Genoa há seis partidas. Sim, isso mesmo. Nessa última meia-dúzia de duelos, a contagem de gols aponta 21 a 0 para a Inter. Simplesmente bizarro.
Além disso, a equipe agora comandada por Simone Inzaghi acumula uma sequência incrível de 16 triunfos seguidos em casa. O time, apesar das incertezas nos bastidores, tem tudo para largar com mais um sucesso nesta Serie A – desde 1987, a Internazionale não perde, em casa, numa estreia de campeonato.
Quanto ao Genoa, resta lutar para quebrar essa escrita negativa recente. Após uma temporada passada sem grandes sustos, porém sem grande euforia também, a meta é, mais uma vez, alcançar o meio da tabela. Destaque para a contratação recente da equipe: o atacante brasileiro Hernani que, inclusive, marcou dois gols nos últimos dois duelos contra a Inter. Será que vem surpresa por aí?
⚽ | PRÉ-TEMPORADA
Quem está se preparando para o início do campeonato? 🖐⚫🔵#ForzaInter #InterGenoa pic.twitter.com/ruQYshbNeJ
— Inter (@Inter_br) August 18, 2021
Verona – Sassuolo: 21 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)
No mesmo horário de Inter e Genoa, também se enfrentam Verona e Sassuolo. Vale a atenção aos neroverdi, que vem de campanha fantástica, mas agora precisam lidar com a saída de uma estrela (Locatelli) e a POSSÍVEL saída de outro (Berardi). Será interessante observar se o novo técnico, Alessio Dionisi, conseguirá manter o alto nível de desempenho por lá.
Empoli – Lazio: 21 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)
Mais tarde, ainda neste sábado, é a vez da Lazio fazer sua estreia no campeonato italiano diante de uma equipe recém-promovida à Serie A. O Empoli, inclusive, é o campeão de acessos na Itália neste século (5). Naturalmente, as expectativas estão no trabalho de Maurizio Sarri, agora à frente de Ciro Immobile e companhia na equipe romana.
Embora tenha começado a última temporada com uma sequência positiva, a Lazio caiu de produção no meio do caminho e terminou, de certa forma, decepcionando seu treinador. A intenção, agora, é não deixar o gás acabar na metade. No entanto, o Empoli talvez seja o “novato” mais indigesto desta edição do campeonato italiano. Isso porque, além de ter vencido o título da Serie B, a equipe da Toscana se reforçou nesta inter-temporada. Luperto, Cutrone, Ismajli. Será, portanto, legal de acompanhar a trajetória do Empoli em seu retorno à elite. Resta saber se, logo de cara, o time conseguirá bater de frente com uma animada Lazio.
Torino – Atalanta: 21 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)
Enquanto Empoli e Lazio se enfrentam na Toscana, mais ao norte, em Turim, o Torino começa sua caminhada contra a sensação Atalanta. Será que chegou a hora do SCUDETTO para a Dea? Certamente, uma missão muito difícil, mas que já se mostrou possível nas últimas duas temporadas. Com algumas mudanças no elenco, a equipe de Bérgamo segue fortíssima e candidata a brigar no topo.
O mesmo, porém, não pode ser dito sobre o Torino. O “rei dos empates” na Europa (foram 67 resultados iguais nas 190 partidas das últimas cinco temporadas, um recorde entre as grandes ligas do Velho Continente) vem de uma campanha alarmante. Por pouco, o Toro não acabou rebaixado e, agora, a meta é passar um pouco menos de aperto nesta Serie A. Com o goleador Belotti ainda à disposição, o time grená precisa encontrar mais equilíbrio em seu elenco, possibilitando maior influência de seu craque.
Enfim, um jogo que, no histórico recente, vem sendo favorável à Atalanta (quem se lembra do 0-7 aplicado pela Dea no rival em 2020?). Para a atual terceira colocada na Itália, só a vitória interessa. Já do outro lado, este confronto de estreia pode ser um bom termômetro para sabermos o que esperar do Torino nos próximos meses.
Udinese – Juventus: 22 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)
Nova temporada, novas metas. É assim que a Juventus vai encarar este período entre 2021 e 2022. E quer notícia melhor do que a permanência de Cristiano Ronaldo? Agora, com Massimiliamo Allegri de volta ao comando – e algumas contratações pontuais (como Locatelli), a Vecchia Signora tem motivos para vislumbrar algo melhor nesta temporada. Afinal, na última, “somente” o título da Coppa Italia na conta.
E, para a Juve, talvez não tivesse um rival “melhor” para esta estreia. Sim, podemos chamar a Udinese de freguesa. São sete vitórias nos último oito jogos para a Juventus, com 24 gols marcados (média de três por jogo). O time de Udine também é uma das vítimas preferidas de CR7, que balançou as redes em sete oportunidades contra a oponente. Portanto, uma boa chance de largar com os três pontos.
A Udinese tem problemas. Perdeu o craque Rodrigo De Paul para o Atlético de Madrid, além do goleiro Musso para a Atalanta. Se a temorada passada já reservou alguns sustos, a tendência é que, nesta edição, as coisas se compliquem ainda mais. Dessa forma, somar pontinhos valiosos no começo do campeonato pode ser uma saída. De repente, até mesmo surpreendendo uma adversária que vem sendo pedra no sapato nos últimos duelos.
2️⃣7️⃣
𝗟𝗢𝗖𝗔𝗧𝗘𝗟𝗟𝗜
👕 https://t.co/GmnSIII9o9#LocatelliAnnounced #WelcomeManuel pic.twitter.com/JQ05cdv52Y
— JuventusFC (@juventusfcpt) August 20, 2021
Bologna – Salernitana: 22 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)
Ao mesmo tempo do confronto entre Udinese e Juventus, Bologna e Salernitana também estarão frente à frente pela rodada de estreia da Serie A. Um duelo que pode chamar menos a atenção do público em geral, mas que reserva histórias interessantes. A começar pelo Bologna, o único time da primeira divisão já eliminado da Coppa Italia. A necessidade é, portanto, de uma resposta imediata.
Do outro lado, a Salernitana retorna à elite após 22 anos com gana de permanecer. Após o embróglio envolvendo seu presidente, o time regularizou sua situação no torneio e, agora, entra como completo azarão. Talvez, na previsão de 99,9% das pessoas, a Salernitana é candidata ao rebaixamento. Mas o futebol reserva histórias curiosas. Por isso, não podemos descartar absolutamente nada neste embate de estreia, que promete ser bem movimentado.
Roma – Fiorentina: 22 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)
Já na noite italiana (tarde ainda no Brasil), Roma e Fiorentina se enfrentam no Stadio Olimpico. Curiosamente, este confronto é o que mais se repetiu em uma rodada inaugural de campeonato italiano NA HISTÓRIA. Será a décima vez que ambas as equipes estreiam uma contra a outra (com cinco vitórias da Viola e quatro da Roma, sem nenhum empate).
Para o time da casa, fica a expectativa de uma temporada melhor. Isso porque José Mourinho retornou à Itália, justamente para tentar levar a Roma além da sétima colocação. Já do outro lado, algumas incertezas ainda rondam o dia a dia da Fiorentina. Afinal, o grande artilheiro da última temporada pela equipe de Florença, Dusan Vlahovic, pode estar de saída. A novela parece inerminável.
De boa notícia, porém, a estreia com quatro gols e ampla dominância na Coppa Italia, frente ao Cosenza. Vale ficar de olho em Nico González, novo reforço da Viola, e que vai debutar na Serie A. Comandada por Vicenzo Italiano, a Fiorentina tentará algo que não conesegue desde 2018: vencer a Roma nos domínios da adversária. Antes disso, todavia, foram alguns bons resultados em solo romano para a Viola, inclusive em outras competições (Coppa Italia e Liga Europa).
De qualquer forma, a expectativa é por um jogo mais equilibrado que o da temporada passada – quando a Roma venceu por 2 a 0, sem grandes dificuldades. O empate, inclusive, não seria um resultado ruim para os visitantes (que não igualam um marcador em estreia de Serie A há dez temporadas). No caso da esquadra romana, porém, só a vitória pode interessar.
Napoli – Venezia: 22 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)
No mesmo horário de Roma e Fiorentina, outra partida fecha os trabalhos futebolísticos na Itália neste domingão. O Napoli, de Luciano Spalletti, recebe o recém-promovido Venezia. E se existe um time que costuma ANIQUILAR com rivais chegados da segunda divisão, este é, justamente, o Napoli. Isso porque, nos últimos 29 jogos contra times nesta situação, foram 26 vitórias.
Diante de um número desses, será que alguém tem coragem de apostar contra os napolitanos? Difícil. Além do retrospecto positivo contra equipes que subiram, a equipe conta, também, com praticamente a mesma base de time da temporada passada. Dessa forma, podemos esperar a mesma dinâmica acelerada e intensa de jogo, buscando a todo momento o gol adversário. Embora tenha trocado de treinador, o DNA da equipe do sul da Itália segue o mesmo. Sendo assim, podemo prever uma goleada logo de cara.
Ao Venezia, resta, assim, desfrutar desta reestreia em Serie A. O objetivo é claro: não cair. E, certamente, não é contra o Napoli, fora de casa, que os pontos precisarão ser somados. Ou seja, o que vier neste primeiro embate é lucro. Com essa mentalidade, o time da bela Veneza pode, quem sabe, surpreender.
Cagliari – Spezia: 23 de agosto de 2021, às 13h30 (de Brasília)
Já na segunda-feira, Cagliari e Spezia jogam entre si, em partida que teve requintes de desespero na última temporada. Isso porque ambas as equipes brigaram contra o rebaixamento até as últimas rodadas do torneio. No fim, os dois se salvaram, condenando o Benevento à Serie B. Agora, cada um tenta reescrever uma nova história nesta temporada.
Vale ficar ligado no desempenho de alguns brasileiros envolvidos no duelo. Do lado do Spezia, Thiago Motta estreia na Serie A como técnico. Já o Cagliari, mais uma vez, deve contar com o atacante João Paulo na linha de frente, um dos artilheiros do time nas últimas duas temporadas. Sendo assim, devemos ter uma partida extremamente valiosa logo na primeira rodada. Afinal, por serem potenciais adversários na tabela, se sobressair no confronto direto é algo importantíssimo para ambos os clubes.
Sampdoria – Milan: 22 de agosto de 2021, às 15h45 (de Brasília)
Por fim, no encerramento desta primeira rodada, o atual vice-campeão Milan visita a Sampdoria, que perdeu nas últimas três estreias de campeonato italiano. Apesar deste retrospecto negativo, a equipe de Gênova vem de uma temporada razoável, permanecendo na metade da tabela. Não é, portanto, um adversário extremamente acessível, o que pode forçar o Milan a elevar o nível logo na estreia.
Os olhares estão voltados em Olivier Giroud, que pode se tornar o 15º jogador francês a abalançar as redes com a camisa do Milan. Sem Donnarumma no gol, mas com uma equipe ainda bastante jovem e promissora, os rossoneri vão em busca de uma maior constância. Na temporada passada, o título escapou, justamente, pela falta de equilíbrio entre os turnos (o primeiro muito bom, o segundo nem tanto).
A receita, portanto, passa pela estabilidade. Rodar bem o elenco é fundamenteal para que Stefano Pioli consiga contar com todos os jogadores SAUDÁVEIS ao longo do caminho – não podemos esquecer que a ausência de Ibrahimovic, em diversas oportunidades, atrapalhou demais o Milan no último campeonato. Com mais aprendizados que frustrações, o time de Milão vai em busca do Scudetto que não vem desde 2011.
Trabalhando duro porque a #SerieATim tá logo ali 👉#SempreMilan pic.twitter.com/9nfQRv7CJf
— AC Milan BR (@acmilanbr) August 18, 2021