A Fórmula 1 ficará, pelo segundo ano consecutivo, sem passar pelo Japão. Isso porque o governo japonês, nesta quarta-feira (18), solicitou o cancelamento da prova por conta do aumento de casos de COVID-19 e também da variante Delta no país.
O GP de Suzuka estava previsto para acontecer entre os dias 8 a 10 de outubro. De acordo com a Fórmula 1, “a decisão veio do governo japonês e também dos organizadores do evento, devido a complexidade da pandemia no país.”
A categoria ainda informou que trabalha já na revisão do calendário e que dará novas informações nas próximas semanas. É possível que a F1 encaixe uma nova prova no lugar do GP do Japão 2021.
O Japão, que recebeu os jogos olímpicos e sediará ainda os jogos paraolímpicos, tem registrado média de 20 mil infectados por dia. 15 mil japoneses já perderam a vida e o governo estendeu o estado de emergência no país até, pelo menos, 12 de setembro.
ÚLTIMO VENCEDOR EM SUZUKA
A última vez que o Japão recebeu a Fórmula 1 foi no dia 13 de outubro de 2019. Naquele ano, a Ferrari ainda conseguia incomodar a Mercedes, e Sebastian Vettel fez a Pole Position, terminando a prova na segunda colocação. Valteri Bottas venceu e Lewis Hamilton ficou em terceiro.
O GP ficou marcado por uma péssima largada de Vettel e Leclerc, que acabou dando vantagem às Mercedes e pelo quarto lugar de Alex Albon, à época começando sua passagem pela Red Bull. No ano seguinte, o piloto conseguiria chegar ao pódio em duas oportunidades, antes de perder o assento para Sérgio Pérez em 2021.
To our amazing Japanese fans, we are sad we can’t race with you this year. We can’t wait to see you again in 2022
日本の素晴らしいファンのみなさんへ
残念ながら、今年は日本でレースを行うことができなくなりました。2022年にみなさんにお会いすることを楽しみにしています。 pic.twitter.com/bQa6IAnznh
— Formula 1 (@F1) August 18, 2021