Fórmula 1, GP do Japão é cancelado novamente em 2021

A Fórmula 1 ficará, pelo segundo ano consecutivo, sem passar pelo Japão. Isso porque o governo japonês, nesta quarta-feira (18), solicitou o cancelamento da prova por conta do aumento de casos de COVID-19 e também da variante Delta no país.

O GP de Suzuka estava previsto para acontecer entre os dias 8 a 10 de outubro. De acordo com a Fórmula 1, “a decisão veio do governo japonês e também dos organizadores do evento, devido a complexidade da pandemia no país.”

A categoria ainda informou que trabalha já na revisão do calendário e que dará novas informações nas próximas semanas. É possível que a F1 encaixe uma nova prova no lugar do GP do Japão 2021.

O Japão, que recebeu os jogos olímpicos e sediará ainda os jogos paraolímpicos, tem registrado média de 20 mil infectados por dia. 15 mil japoneses já perderam a vida e o governo estendeu o estado de emergência no país até, pelo menos, 12 de setembro.

ÚLTIMO VENCEDOR EM SUZUKA

A última vez que o Japão recebeu a Fórmula 1 foi no dia 13 de outubro de 2019. Naquele ano, a Ferrari ainda conseguia incomodar a Mercedes, e Sebastian Vettel fez a Pole Position, terminando a prova na segunda colocação. Valteri Bottas venceu e Lewis Hamilton ficou em terceiro.

O GP ficou marcado por uma péssima largada de Vettel e Leclerc, que acabou dando vantagem às Mercedes e pelo quarto lugar de Alex Albon, à época começando sua passagem pela Red Bull. No ano seguinte, o piloto conseguiria chegar ao pódio em duas oportunidades, antes de perder o assento para Sérgio Pérez em 2021.