O Bayern de Munique bateu o Borussia Dortmund por 3 a 1 na tarde desta terça-feira (17) no Signal Iduna Park e conquistou o título da Supercopa da Alemanha. Os gols foram marcados por Lewandowski (2) e Müller para os bávaros e Marco Reus fez para os aurinegros. Esta foi a nona taça conquistada pelo Bayern.
Another one for the cabinet 🏆🤩 #Supercup #MiaSanMia pic.twitter.com/76xOzbxCoN
— FC Bayern English (@FCBayernEN) August 17, 2021
ESCALAÇÕES
Ambas as equipes foram para o jogo, basicamente, com a mesma escalação da estreia da Bundesliga. No Bayern, houve apenas a troca de Coman por Sané na ponta. No Borussia, o garoto Moukoko, de 16 anos, entrou no lugar de Thorgan Hazard, machucado.
Dessa forma, os mandantes foram a campo no 4-3-1-2, formando um losango no meio-campo, que vem sendo implementado por Marco Rose. O time que foi a campo: Kobel; Passlack, Witsel, Akanji e Schulz; Dahoud, Bellingham e Reyna; Reus; Haaland e Moukoko.
Nagelsmann optou por manter o conhecido 4-2-3-1 do time da Baviera e escalou o time com: Neuer; Stanisic, Upamecano, Süle e Davies; Kimmich e Goretzka, Coman, Thomas Müller e Gnabry; Lewandowski.
PRIMEIRO TEMPO
As expectativas em cima de como os times jogariam através das escalações divulgadas foram atingidas. O jogo começou com os dois times com propostas bem diferentes. O Bayern fazia questão da posse de bola e rodava até achar espaço na defesa adversária. Quando a perdia, executava a marcação pressão para recuperá-la da maneira mais rápida possível. Já o Borussia, foi para um funcionamento mais direto e vertical. Não fazia questão da bola, mas quando a tinha, acelerava os ataques buscando explorar a velocidade de seus dois jovens e rápidos atacantes, Haaland e Moukoko, nas costas da defesa bávara.
Nesse cenário, o time de Munique levou a melhor no primeiro tempo. A marcação alta, no campo de defesa do Dortmund, incomodou muito e gerou boas chances para a equipe. Logo aos cinco minutos Reus atravessou uma bola rasteira em frente a grande área e Gnabry interceptou, mas acabou nem finalizando a jogada. Aos 37, outra chance clara para os bávaros, na qual Müller roubou a bola próximo a grande área, serviu Coman pela direita e o francês bateu cruzado para fora. Apesar dos erros na saída de bola terem gerado apenas duas chances claras, em outras oportunidades serviu para o Bayern recuperar rápido a bola e impor cada vez mais seu estilo de jogo.
Apesar da proposta do Bayern de Munique ter sido mais bem-sucedida no primeiro tempo, o Dortmund tirou frutos da sua também e poderia ter aberto o placar através dela. Aos 19 minutos, Reus correu entre os zagueiros e recebeu lindo passe de Bellingham, que o deixou cara a cara com Neuer. Porém, o goleiro alemão se esticou todo e fez uma grande defesa para evitar o gol. Outra ocasião em que o Borussia conseguiu ser perigoso foi aos 38, quando Akanji lançou Haaland pelo alto e o norueguês arrancou até parar, mais uma vez, em Neuer.
Curiosamente, quando o jogo se encaminhava para o intervalo, o gol do Bayern sai em uma jogada que não esteve diretamente ligada à dinâmica do jogo até aquele momento. O relógio marcava 40 minutos quando Gnabry recebeu pela esquerda, foi ao fundo e cruzou na cabeça de Lewandowski para abrir o placar. O camisa 9, que não estava bem no jogo, já havia perdido algumas oportunidades, mas dessa vez aproveitou o cochilo da defesa adversária para subir sozinho.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa teria tudo pra ser condicionada pelo segundo gol do Bayern de Munique, que ampliou a vantagem logo cedo aos 49 minutos em mais uma jogada explorando a fragilidade defensiva do Borussia pelo lado direito. No entanto, o time de Nagelsmann parece ter se acomodado com a vantagem relativamente confortável, e deixou os aurinegros gostarem do jogo aos poucos.
A equipe de Marco Rose, por sua vez, mostrou que sabe jogar com a bola no pé e não é totalmente refém de seu jogo de transição. Conseguiu manter a posse e ocupar o campo de ataque por um bom tempo. Criou algumas chances até que chegou ao golaço marcado por Reus aos 63.
53 | YES!!! MARCO!!!#BVBFCB 1-2 pic.twitter.com/DUmyjf6oEV
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) August 17, 2021
O gol animou o Dortmund e o volume de jogo da equipe só cresceu. Parecia que estávamos próximos do empate, até que o time voltou a cometer o principal erro da primeira etapa: erro na saída de bola. Dessa vez, Akanji, sem ser pressionado, escolheu a decisão errada, errou o passe e a bola sobrou no pé do artilheiro Lewandowski que marcou seu segundo gol na partida e o terceiro do Bayern.
Who's the goat? pic.twitter.com/OADdOTmseQ
— FC Bayern Munich (@FCBayernEN) August 17, 2021
A partir daí a sensação deixada foi que o gol abalou o Borussia, que não conseguiu mais voltar ao ritmo que impunha durante boa parte da segunda etapa.
CURIOSIDADES
O jogo terminou com vitória e título para o Bayern de Munique, e, com eles, tivemos a quebra de algumas estatísticas. Julian Nagelsmann conquistou a primeira taça de sua carreira e Thomas Müller se tornou o maior vencedor isolado da competição com sete títulos.
Do lado do Borussia, o jovem Moukoko tornou- se o jogador mais jovem a disputar a Supercopa com apenas 16 anos.
⏱️ Just over 3⃣0⃣ minutes until the #Supercup kicks off…
Whose name will be etched in the trophy later tonight, @BlackYellow or @FCBayernEN? ✍️🏆 pic.twitter.com/wUX4NeC56Z
— Bundesliga English (@Bundesliga_EN) August 17, 2021