Zagueiro: a prioridade no Flamengo

Todo time tem sua carência principal. Há sempre um elo fraco que, invariavelmente, compromete toda a engrenagem da equipe. No Flamengo não é diferente, ainda que se trate de um dos melhores times do futebol brasileiro. Apesar de não ser unânime, me parece óbvia a principal fragilidade do elenco rubro-negro: a falta de um zagueiro top.

O Flamengo até tem esse zagueiro no elenco, mas ele não joga. E aí não adianta ter um atleta de alto nível, mas que passa mais tempo no Departamento Médico do que no campo. Rodrigo Caio é jogador de Seleção Brasileira, tem potencial para jogar na Europa, mas a realidade é cruel para o defensor de apenas 27 anos (faz 28 esse mês): ele não é confiável.

Desde que chegou ao Flamengo, Rodrigo Caio disputou 110 partidas pelo clube, menos de 60% do total de jogos da equipe. E o aproveitamento do zagueiro pelo Flamengo vem caindo ano após ano. Em sua melhor temporada pelo clube, em 2019, Rodrigo Caio participou de 81% dos jogos da equipe (62 dos 76 jogos). Números impressionantes e que afastavam os fantasmas de seus tempos de São Paulo.

Nos últimos dois anos, porém, os números caíram drasticamente. Na exaustiva temporada 2020, Rodrigo Caio entrou em campo em apenas 45% dos jogos do Flamengo (32 das 70 partidas), quase a metade de jogos de sua temporada de estreia. Já nesta temporada, as estatísticas são desanimadoras. O ótimo zagueiro desfalcou o Flamengo em 27 dos 43 jogos da equipe rubro-negra, com somente 16 jogos disputados (37%).

Infelizmente, os números não mentem. Com exceção à temporada 2019, quando viveu seu ápice técnico e físico, Rodrigo Caio costuma ficar mais fora do que dentro de campo com a camisa do Flamengo. É um jogador extremamente dedicado e capaz, mas que convive com muitas lesões. O fato é que Rodrigo Caio chegou ao Flamengo sob forte desconfiança no aspecto físico e acabou calando a boca de muita gente. Mas os anos se passaram e o que se vê é um jogador frágil sob o ponto de vista médico e que, não à toa, perdeu algumas boas oportunidades de se transferir para a Europa. E o retorno aos gramados provavelmente só acontecerá em setembro.

Num time recheado de estrelas e com potencial ofensivo muito acima da média, fica evidente a necessidade da contratação de um zagueiro de excelência. Alguém que chegue e assuma a posição, preferencialmente sem histórico de lesões. Ainda que o elenco apresente outras carências, enxergo como prioridade número 1 a contratação de um zagueiro de alto nível. Ainda mais em um setor com tantos jogadores contestados e que transmitem pouca segurança. Encorpar o elenco é fundamental para um time que segue firme na luta pelas três competições do 2º semestre, mas a prioridade, em minha visão, é a contratação de um zagueiro.

Sigo na torcida para que Rodrigo Caio mude seu próprio destino e consiga, enfim, ficar saudável. De toda forma, o Flamengo precisa ficar atento ao mercado e buscar alguém capaz de chegar, escolher camisa e jogar. Com frequência. Isso pode fazer a diferença no fim da temporada. E tudo indica que o Flamengo se reforçará bem nessa janela de transferências. Os nomes ventilados certamente qualificam e muito o já estrelado elenco do Flamengo (Kennedy, Andreas Pereira, Thiago Mendes…). Fica a torcida para que um zagueiro top esteja nesse suposto “pacotão rubro-negro”.

Standings provided by SofaScore LiveScore