Tivemos mais um final de semana de excelentes jogos na Ligue 1. Para termos noção de como o início de temporada do Campeonato Francês está sendo empolgante, uma estatística: é a primeira vez que 60 gols são marcados nas duas primeiras rodadas desde 1982/83. Mais do que bola na rede, interessantes também são as narrativas, viradas dramáticas e contratações bombásticas.
Como a de um certo argentino que foi apresentado em Paris.
Confira um breve resumo das partidas:
Un week-end qui commence bien… 😀 pic.twitter.com/FQ0eeCKRgP
— FC LORIENT 🐟 (@FCLorient) August 13, 2021
Lorient 1 x 0 Monaco
O Lorient, que vinha de um empate contra o Saint-Etiénne, aproveitou da força da sua torcida para conquistar os três pontos dentro de casa. A equipe teve apenas 27% de posse de bola e duas finalizações em todo o jogo, mas o pênalti convertido por Moffi aos 31′ da etapa inicial foi suficiente. A defesa foi firme e segurou as investidas do Monaco, que ainda não venceu e começa a sentir uma pressão para melhorar o seu desempenho.
Lille 0 x 4 Nice
Um resultado que pode ter surpreendido muita gente. Afinal de contas, o atual campeão foi goleado em seu território por um adversário que terminou na nona colocação. Mas o técnico Cristopher Galtier, que trocou de lado após erguer a taça, mostrou que conhece sua ex-equipe, dona da a pior defesa da competição – com sete gols sofridos. O Nice explorou os erros do Lille, foi letal quando precisou e alcançou sua primeira vitória.
PSG 4 x 2 Strasbourg
Mauricio Pochettino certamente fez o possível para deixar seus comandados focados no desempenho, mas o clima no Parque dos Príncipes já era de festa antes mesmo de a bola rolar. Isso porque os reforços de uma das melhores janelas que o mundo do futebol já viu foram apresentados ao torcedor: Hakimi, Wijnaldum, Donnarumma, Sergio Ramos e ele, Lionel Messi.
Os dois primeiros foram ao campo na partida que aconteceu depois e contribuíram para o segundo triunfo do PSG. Icardi, Mbappé e Draxler garantiram um primeiro tempo tranquilo, com três gols de vantagem. Gameiro e Ajorque marcaram na volta do intervalo e ameaçaram uma reviravolta do Strasbourg, mas a expulsão de Dijku dificultou as coisas e Sarabia fechou o resultado.
Nossos 5⃣ reforços foram apresentados 🤩❤️💙#NewDiamondsInParis pic.twitter.com/fXwTUh1Z2d
— Paris Saint-Germain (@PSGbrasil) August 14, 2021
Angers 3 x 0 Lyon
O Lyon, que vinha de um empate dentro de casa com o Brest, decepcionou novamente e foi derrotado pelo Angers no Estádio Jean Bouin. Nem o meio-campo formado pelos excelentes Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Houssem Aouar foi capaz de segurar os ímpetos dos anfitriões, que fizeram uma ótima atuação coletiva e ainda contaram com a ajuda do brasileiro Marcelo, responsável por um gol contra bizarro. É início de trabalho, mas já há um clima de preocupação para os comandados de Peter Bosz.
Reims 3 x 3 Montpellier
Um jogo extremamente movimentado, como é perceptível pelo placar. O Montpellier abriu o placar logo cedo, com 5 minutos no relógio, mas aos 26′ o Reims já tinha conseguido a virada com dois gols de Cassamá. Isso não desmotivou os visitantes – pelo contrário -, que viraram novamente ainda no primeiro tempo, através de Delort e Laborde. Parecia que a vitória estava encaminhada, mas na reta final Kebbal deixou tudo igual e os dois terminaram com um ponto.
Nantes 2 x 0 Metz
No estádio de la Beaujoire, o Nantes fez o dever de casa e despachou o Metz, alcançando os quatro pontos e começando bem a temporada. Muani e Blas foram os artilheiros do dia e garantiram a vitória de uma equipe que teve apenas 35% de posse de bola, mas contou com um contra-ataque afiado e teve até mais chutes em relação ao oponente – que, por sua vez, ainda não conseguiu ganhar.
Intenable durant la rencontre, @Simon27Moses offre à Randal Kolo Muani son premier but de la saison 💥
🎥 Résumé vidéo du succès collectif de nos Nantais 👇#fcnfcm
— FC Nantes (@FCNantes) August 15, 2021
Clermont 2 x 0 Troyes
O Clermont, que subiu da segunda divisão e provavelmente esperava um início de campanha mais complicado, somou sua segunda vitória e continua 100% no campeonato, na frente inclusive do poderoso Paris Saint-Germain. A equipe comandada por Pascal Gastien foi dominante durante praticamente toda a partida e Bayo tratou de transformar a superioridade em bola na rede – duas vezes. O Troyes perdeu seus dois jogos e é o vice-lanterna.
Brest 1 x 1 Rennes
Até no jogo que demorou para ter a rede balançando o clima no final foi de adrenalina e emoção. Isso porque Guirassy inaugurou o marcador para o Rennes já aos 39 minutos do segundo tempo, dando toda a impressão de que os visitantes voltariam para casa com o triunfo, mas Le Douaron foi ao resgate nos acréscimos para deixar tudo igual e ao menos garantir um ponto para o Brest. Ambos os times ainda não venceram, mas também não perderam: foram dois empates até aqui.
Lens 2 x 2 Saint-Étienne
Aqui, pelo contrário, a bola não demorou para encontrar o caminho das redes. Khazri marcou logo no primeiro minuto para o Saint-Étienne, mas Ganago colocou o Lens de volta no jogo aos 46′. Voltando do intervalo, Bouanga novamente deixou os visitantes em vantagem e os comandados de Claude Puel seguraram a vitória parcial por um tempo. Já se aproximando da reta final da partida, porém, Fofana empatou para os donos da casa – que tiveram 22 finalizações, contra 12 dos seus adversários.
⏱ Fim de jogo. E deu empate ⚖️
Olympique 2⃣-2⃣ Bordeaux#OMFCGB pic.twitter.com/py6160VVB4
— Olympique de Marseille 🇧🇷 🇵🇹 (@OM_Portugues) August 15, 2021
Olympique de Marseille 2 x 2 Bordeaux
Mais um empate, mais um 2 a 2. Olympique de Marseille e Bordeaux protagonizaram um belo confronto no Velódrome para fechar a rodada da Ligue 1. Ünder e Payet fizeram com que a equipe de Jorge Sampaoli fosse para o intervalo com um placar relativamente confortável, mas os visitantes voltaram fortes e igualaram logo aos 12 minutos do segundo tempo. Pembele – emprestado pelo PSG – e Oudin fizeram os gols e garantiram o primeiro ponto do time no campeonato.