1ª rodada da Bundesliga
BORUSSIA M’GLADBACH 1 X 1 BAYERN DE MUNIQUE
Gols: Pléa (10’) // Lewandowski (42’)
O jogo de abertura da primeira rodada da Bundesliga 21/22 nos reservava diversas novidades e estreias em ambos os lados. No Borussia, Adolf Hütter estreava no comando e o lateral esquerdo, Joseph Scally, fazia sua primeira partida na liga. Já do lado do Bayern, Julian Nagelsmann era a novidade no banco de reservas e Upamecano, reforço para a temporada, faria sua estreia pela equipe.
Durante os 90 minutos vimos um ótimo jogo de futebol e que fez os fãs matarem a saudade do campeonato. No início, o Gladbach foi melhor, conseguindo explorar as costas da linha alta de defesa do Bayern. Patrick Herrmann, antes dos dez minutos, já havia desperdiçado duas chances muito parecidas, mas Pléa, pouco tempo depois, não perdoou os bávaros e fez 1 a 0.
Após o começo ruim, o Bayern assumiu o controle da partida aos poucos e começou a empilhar chances, mas todas paradas pela brilhante partida do goleiro Sommer. No duelo pessoal contra Lewandowski, o goleiro suíço levou a melhor em quase todas, menos no voleio que o polonês acertou no fim do primeiro tempo após escanteio cobrado por Kimmich.
Na reta final da partida, o Gladbach, após as substituições, voltou a incomodar e perdeu duas chances na pequena área nas quais os atacantes não conseguiram completar pro gol.
Our number 1️⃣ 🔥#DieFohlen #BMGFCB 1-1 pic.twitter.com/FHngwE5VxB
— Gladbach (@borussia_en) August 13, 2021
UNION BERLIN 1 X 1 BAYER LEVERKUSEN
Gols: Taiwo Awoniyi (7’) // Diaby (12’)
O jogo em Berlim começou animado, visto que logo aos sete minutos, Kruse achou um belo lançamento nas costas da defesa para Taiwo receber, gingar diante dos marcadores e fazer um belo gol de fora da área. Para o Union, que busca um jogo reativo, era o início perfeito, já que não precisaria se arriscar muito ofensivamente por ter marcado logo cedo.
Entretanto, poucos minutos depois, Diaby recebeu pelo lado direito do ataque e usou sua habilidosa perna esquerda para fazer fila, entrar na área e finalizar no canto do goleiro para empatar.
Após o empate, o jogo ficou previsível. O Bayer buscaria a virada mantendo a posse e ocupando o campo de ataque e o Union Berlin tentaria achar outra estocada para contra-atacar. E mesmo finalizando diversas vezes, os visitantes não conseguiram mexer no placar, visto que muitas finalizações acabaram bloqueadas antes mesmo de chegar no gol por conta da boa compactação defensiva do adversário. Nesse cenário, não houve mais chances claras para nenhum lado e o jogo terminou empatado.
ARMINIA BIELEFELD 0 X 0 FREIBURG
Apesar de ter sido o único 0-0 na rodada, tivemos um jogo bastante animado em Bielefeld. Foram muitas chances para ambos os lados e os goleiros que se sobressaíram, principalmente Stefan Ortega, do Arminia, o melhor em campo.
Só no primeiro tempo Ortega salvou o time duas vezes. Aos 19 minutos após um escanteio cobrado e Günter ter desviado na primeira trave e depois, já no fim da etapa, quando um cruzamento veio pela esquerda e Grifo cabeceou dentro da pequena área.
No segundo tempo, Ortega ainda foi responsável por uma série de defesas após uma blitz do Freiburg rondando a área do Arminia.
Mark Flekken, goleiro do time da casa, também teve seu momento de brilho. Logo no início da segunda etapa, fez uma grande defesa quando estava cara a cara com o atacante Okugawa e contou com a sorte do japonês ter furado a bola no rebote.
O placar zerado permaneceu até o fim e coroou a grande partida de ambos goleiros.
WOLFSBURG 1 X 0 BOCHUM
Gol: Weghorst (22’)
A partida na Volkswagen Arena começou animada. No primeiro minuto, uma inversão da esquerda para a direita no ataque do Wolfsburg encontrou Steffen sozinho com o goleiro, que exagerou na força e carimbou o travessão.
Aos quatro minutos, em um escanteio cobrado a favor dos Lobos, os dois principais personagens do jogo entrariam em cena, Weghorst e Riemann. O centroavante desviou a bola na primeira trave e faria o gol se não fosse o desvio com a mão em cima da linha do meio-campista adversário, Robert Tesche. Após consulta ao VAR, o árbitro assinalou o pênalti e expulsou o jogador. Weghorst foi para a cobrança e o goleiro Manuel Riemann defendeu.
Porém, o camisa 9 não se deu por vencido e ainda na primeira etapa, aos 22, recebeu um lateral longo na grande área e fez valer suas ótimas características de pivô. Dominou de costas para a marcação, girou e finalizou no canto do goleiro para fazer 1 a 0.
No segundo tempo, foi Riemann que se deu melhor no duelo pessoal. Em duas chances claras, uma pelo alto e outra rasteira, o centroavante do Wolfsburg não conseguiu ampliar a vantagem e parou no goleiro.
Depois de onze anos fora da elite, o Bochum estreou na Bundesliga, mas pouco pôde fazer ofensivamente por estar em desvantagem numérica desde os primeiros cinco minutos.
AUGSBURG 0 X 4 HOFFENHEIM
Gols: Bruun Larsen (37’), Adamyan (78’), Rutter (87’) e Rudy (90’+5)
Apesar de não ter marcado nenhum gol, Kramaric foi o grande nome do jogo. O centroavante do Hoffenheim marcou um ‘hat-trick de assistências’ e ainda iniciou o contra-ataque para o quarto gol. Ele que foi o artilheiro da equipe na Bundesliga 20/21, viveu um dia de garçom e tirou da cartola ótimos passes quebrando a linha de defesa adversária.
Além do camisa 27, toda a equipe do Hoffe fez uma ótima partida e dominou o adversário por quase todo o jogo. A boa atuação só foi se transformar em goleada na reta final por conta da ótima entrada do jovem atacante, Georginio Rutter, responsável por um gol e uma assistência nos últimos oito minutos.
O Augsburg foi amplamente superado, mas foi quem teve a chance de abrir o placar no início da primeira etapa. Aos 22, Ruben Vargas recebeu em profundidade, pelo lado esquerdo, nas costas da defesa, e acabou tirando demais do goleiro e finalizando para fora. Essa que teria sido a única chance dos mandantes em todo o jogo.
STUTTGART 5 X 1 FÜRTH
Gols: Endo (30’), Klement (36’), Kempf (55’), (76’) e Al Ghaddioui (61’) // Leweling (90’+3)
O Fürth é outra equipe que subiu para a Bundesliga nesta temporada e estreou sofrendo a maior goleada da rodada.
Os cinco gols sofridos serviram para expôs a tamanha fragilidade defensiva dos visitantes. Cederam 33 finalizações para o adversário e demonstraram ainda mais fraqueza na bola aérea, tendo sofrido três gols dessa maneira.
Do lado do Stuttgart, o grande destaque foi o ala esquerdo Borna Sosa. Marcou um ‘hat-trick de assistências’ nos cruzamentos para os gols de cabeça e foi a grande arma ofensiva da equipe. Seus passes, cruzamentos e ultrapassagens foram vitais para a construção da goleada aplicada.
🙌 G-A-N-G 🙌#VfB pic.twitter.com/XAHX4HXTeP
— VfB Stuttgart_int (@VfB_int) August 16, 2021
BORUSSIA DORTMUND 5 X 2 FRANKFURT
Gols: Reus (23’), Hazard (32’), Haaland (34’), (70’) e Reyna (58’) // Passlack (GC) (27’) e Hauge (86’)
Em mais uma partida com muitos gols, o Borussia Dortmund protagonizou uma das melhores performances dessa primeira rodada. Apesar de ter marcado cinco gols, criou mais do que isso e passou a impressão de que a goleada poderia ter sido maior.
O grande destaque foi Haaland. Participou de todos os gols, marcando dois e dando três assistências. O norueguês foi a grande dor de cabeça para a zaga adversária. Seu grande potencial de arrancada e explosão aliados à sua força física destruíram a partida e geraram muitas chances para o Dortmund. E, apesar do camisa 9 chamar mais atenção, as partidas de Reus e Reyna foram muito boas também. Vale lembrar que o capitão aurinegro chegou aos 100 gols pelo clube com o gol marcado nessa rodada. Marco Rose vem achando um jeito de aproximar suas principais peças ofensivas e os frutos disso estão aparecendo.
O Frankfurt, em boa parte da partida, apenas sucumbiu ao talento do outro lado, entretanto, teve uma boa notícia pra tirar desse jogo. A nova contratação, Petter Hauge, entrou bem na segunda etapa e anotou um gol em sua estreia. O jovem norueguês pode atingir na Alemanha o grande potencial que ele tem.
Decent match, no? pic.twitter.com/9Fvcz6ipvY
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) August 15, 2021
MAINZ 05 1 X 0 RB LEIPZIG
Gol: Niakhaté (12’)
O Leipzig acabou sendo surpreendido na rodada de abertura por um Mainz desfalcado por conta de surto de covid-19.
O gol saiu logo cedo, aos doze, em um escanteio cobrado, após Mukiele afastar muito mal e pegar todos desprevenidos, inclusive o goleiro Gulácsi, que não teve reação.
Na primeira etapa os mandantes foram superiores e o 1 a 0 até aquela altura era justo. No segundo tempo, os ‘Touros’ conseguiram criar e até pressionar, de certa forma, mas a ineficiência ofensiva foi punida com mais um gol sofrido, só que dessa vez, corretamente anulado. A excessiva posse de bola não foi o suficiente para que o Leipzig conseguisse chegar ao empate e o treinador Jesse Marsch já começa a temporada pressionado com um resultado negativo e terá que correr atrás dos pontos perdidos.
COLÔNIA 3 X 1 HERTHA BERLIN
Gols: Modeste (41’), Florian Kainz (52’) e (55’) // Jovetic (5’)
O começo do último jogo da rodada foi animador e esperançoso para o Hertha. Sua principal contratação para a temporada, Jovetic, marcou aos cinco minutos em um de seus primeiros toques na bola com a camisa do clube. O gol cedo animou os visitantes que foram melhores por quase toda a primeira etapa e ainda tiveram um pênalti negado pelo VAR aos 24 minutos. Porém, nos minutos finais o time não aguentou a pressão que o Colônia impunha aos poucos. Modeste marcou de cabeça e deixou tudo igual no intervalo.
No segundo tempo, Florian Kainz entrou em ação. Em dois cruzamentos seguidos vindos da direita, um pelo alto e outro rasteiro, Kainz marcou duas vezes e virou o jogo para os donos da casa. Essa foi a segunda vez que o meio-campista marcou dois gols na mesma partida contra o Hertha Berlin.