A longa espera está para acabar: a Premier League retorna nesta sexta-feira (13). Assim, Brentford x Arsenal abrem a 1ª rodada, em um clássico londrino, às 16h (de Brasília). Nesta edição 2021/22, o Manchester City, atual campeão, defende o título.
Confira um breve resumo dos clubes ingleses para esta 1ª rodada da Premier League:
Brentford x Arsenal
Brentford x Arsenal abrem a 1ª rodada da Premier League 2021/22. Assim, os Bees retornam à primeira divisão após 74 anos. A expectativa, claro, é se manter na elite, para que, com o tempo, possa se fortalecer na liga inglesa. Por outro lado, o Arsenal – que não disputará nenhuma competição europeia na temporada – vive um dilema de temporadas irregulares na competição.
O duelo entre os clubes será o primeiro confronto pela primeira divisão inglesa desde 1947- na época, o Arsenal venceu o Brentford por 1 x 0. Além disso, os Bees serão a 50ª equipe diferente a jogar na Premier League e a 10ª em Londres.
Manchester United x Leeds United
Manchester United x Leeds United estreiam logo em um “clássico” na 1ª rodada da Premier League. Com Jadon Sancho entre os reforços mais badalados do mundo, o United busca a vitória. Já o Leeds United – que fez boa campanha na liga passada – manteve praticamente a base da equipe titular e com um bom reforço na lateral esquerda: Junior Firpo, ex-Barcelona.
O Leeds não vence o Manchester United na primeira divisão em Old Trafford desde 1981, quando os Whites derrotaram os Red Devils por 1 x 0. Ou seja, são 16 jogos de invencibilidade do time vermelho em casa.
Leicester City x Wolverhampton
O Leicester City bateu na trave, mais uma vez, na última rodada da Premier League passada, por vaga na UEFA Champions League. Porém, os Foxes chegam com reforços para a temporada e com um elenco forte para brigar nas primeiras colocações. Por outro lado, o Wolverhampton perdeu Nuno Espírito Santo para o Tottenham, e trouxe outro português para a vaga, Bruno Lage – que terá a difícil missão de reorganizar o Lobos em 2021/22.
Detalhe positivo para o Leicester: a equipe perdeu apenas uma partida dos últimos 24 encontros contra os Wolves (14V e 9E) em casa.
Chelsea x Crystal Palace
Mais um clássico londrino movimenta na 1ª rodada da Premier League. O Chelsea vive um momento para lá de maravilhoso. Os Blues, que foram campeões da Champions League 2020/21, acabaram de conquistar a Supercopa da UEFA, empate no tempo normal contra o Villarreal e vitória nas penalidades (6 x 5). O Crystal Palace vem com jogadores bastante renovados no elenco, e com um ex-atleta no comando que tem muita história no futebol: Patrick Vieira.
Os Blues venceram 16 dos últimos 20 jogos da Premier League com o Crystal Palace. Em contrapartida, o Palace venceu duas das últimas três partidas de abertura na liga.
Watford x Aston Villa
Outra equipe que conseguiu retornar à Premier League é o Watford. Comandado por Francisco Javier Muñoz Llompart, o Xisco, os Hornets têm a perspectiva clara, em primeiro lugar, pela permanência. Por outro lado, o Aston Villa vem se reforçando com muita categoria no mercado de transferências. Os Villans venderam Jack Grealish para o Manchester City. Porém, a equipe de Dean Smith visa algo maior na tabela nesta temporada da liga.
Este será o primeiro jogo entre Watford x Aston Villa em uma 1ª rodada na Premier League. Os Hornets venceram seus últimos nove jogos em casa (contabilizando Championship), sua melhor sequência de partidas no Vicarage Road em sua história.
Everton x Southampton
Após a perda de Carlo Ancelotti para o Real Madrid, o Everton se movimentou no mercado e trouxe um treinador bastante identificado com seu maior rival, o Liverpool, para a temporada: Rafael Benítez. Os Toffees não trouxeram reforços de peso e mantiveram a base da equipe titular. Já o Southampton teve uma brusca queda de rendimento ao final da Premier League passada, mas manteve Ralph Hasenhüttl no comando técnico. Até o momento, a maior contratação dos Saints foi a de Adam Armstrong, atacante ex-Blackburn.
O Everton perdeu apenas um dos 22 jogos em casa na Premier League contra o Southampton (15V e 6E). O Southampton venceu a primeira partida de abertura em apenas uma das últimas 14 temporadas na competição (7V E 6E).
Burnley x Brighton
O Burnley, em mais uma edição da Premier League, vai buscar se manter na liga. Assim, a equipe de Sean Dyche vem mantendo o time ao longo destes anos e não trouxe nenhum reforço “badalado” que aumente o patamar dos Clarets. Contudo, o Brighton – que vem buscando uma consolidação com Graham Potter – chega no campeonato como um dos clubes mais promissores, no ponto de vista de propor o jogo.
O Burnley venceu apenas um dos últimos sete jogos em casa da liga contra o Brighton (4V e 2E). Por outro lado, o Brighton perdeu sua primeira partida em três das quatro temporadas da Premier League, vencendo o Watford por 3 x 0 em 2019/20.
Norwich City x Liverpool
O trabalho de Daniel Farke à frente do Norwich vem sendo um sucesso a longo prazo para o clube. Assim, os Canários foram ao mercado e contrataram nomes interessantes, entre eles Milot Rashica, ex-Werder Bremen. O Liverpool busca se recuperar após temporada irregular. Com isso, apenas o zagueiro Ibrahima Konaté chegou aos Reds.
Esta é a quarta vez que o Norwich enfrenta o Liverpool em sua estreia na primeira divisão. Os Reds estão invictos há 14 jogos na Premier League contra os Canários (12V e 2E).
Newcastle x West Ham
Surpreendentemente, o Newcastle ainda não anunciou nenhuma contratação para a temporada. Assim, a expectativa é que a equipe brigue novamente contra o rebaixamento. Já o West Ham vem de uma temporada maravilhosa e disputará a UEFA Europa League. O goleiro Alphonse Areola, do PSG, é o único reforço anunciado.
Esta é a terceira vez que Newcastle e West Ham se enfrentam em estreia na Premier League (2002/03 e 2020/21).
Tottenham x Manchester City
Sob o comando de Nuno Espírito Santo, o Tottenham busca se reinventar após temporada de altos e baixos. Ainda não se sabe se Harry Kane permanecerá no clube de Londres. Mas os Spurs seguem na preparação para o duelo. O Manchester City contratou Jack Grealish e quer manter o título da Premier League. Porém, terá que vencer o adversário para começar com o pé direito.
Os Spurs enfrentaram o City em seu primeiro jogo da primeira divisão em três jogos anteriores, sem nunca
perder: 3 x 1 em 1990/91, 1 x 1 em 1995/96 e 0 x 0 em 2010/11.
Never in #PL history have all three promoted sides won their opening matches 🤔
Is that about to change? We assess their chances ➡️ https://t.co/cWPobUp22f pic.twitter.com/AlbIf1cHrB
— Premier League (@premierleague) August 12, 2021