Com destaque para PSG, 2ª rodada da Ligue 1 começa nesta sexta

O duelo entre Lorient e Monaco, agendado para sexta-feira (13), vai abrir a segunda rodada da Ligue 1, que virou notícia em todas as partes do mundo em função de Lionel Messi. Os olhos do público estarão voltados ao PSG, nova casa do craque argentino, que será apresentado neste sábado (14) no Parque dos Príncipes, em Paris, antes do duelo contra o Strasbourg.

A rodada de abertura do Campeonato Francês foi marcada por muita competitividade e empates, com Lyon, Monaco e o atual campeão Lille tropeçando contra Brest, Nantes e Metz, respectivamente. O Paris Saint-Germain, que ainda não teve todas suas estrelas no gramado, sofreu para derrotar o Troyes, assim como o Olympique de Marseille diante do Montpellier.

Messi não entrará em ação, mas será apresentado no estádio do Paris Saint-Germain diante de quase 50 mil pessoas, já que as autoridades parisienses liberaram a reabertura do local em sua capacidade total. O último jogo do PSG no Parque dos Príncipes que não teve limite de espectadores foi em 26 de fevereiro de 2020, contra o Dijon.

Além de mais uma grande recepção que Messi ganhará em Paris, a segunda rodada da Ligue 1 terá o duelo entre Olympique de Marseille e Bordeaux como um dos principais destaques. As equipes do Lille e do Nice também protagonizarão uma partida interessante no Estádio Pierre-Mauroy.

Lorient x Monaco – 13/8, 16h (Brasília)

Os dois clubes empataram na primeira rodada e vão lutar por um resultado melhor no Estádio du Moustoir. Na estreia do campeonato, o Monaco tropeçou diante do Nantes, já o Lorient conseguiu segurar um precioso ponto fora de casa contra o Saint-Étienne.

O clube do principado chegará bem motivado para o confronto válido pela Ligue 1, já que derrotou o Sparta Praga, da República Tcheca, por 3 a 1 e avançou da fase na Liga dos Campeões. Além disso, os números deixam os torcedores do Monaco otimistas por um resultado positivo nesta sexta.

Em 24 confrontos entre os dois times pela liga francesa, os bretões perderam 14. No entanto, o Lorient conseguiu vencer suas últimas quatro partidas do torneio disputadas em casa. Outro ponto interessante, é que o atacante nigeriano Terem Moffi marcou três dos últimos quatro gols da sua equipe contra o rival do principado.

Lille x Nice – 14/8, 12h (Brasília)

Assim como Monaco e Lorient, as equipes do Lille e do Nice também não venceram na estreia da Ligue 1. Em um jogo de seis gols, os atuais campeões do campeonato conseguiram um suado empate de 3 a 3 diante do Metz, já o rubro-negro ficou no 0 a 0 com o Reims.

A partida será marcante para o técnico do Nice, Christophe Galtier, que reencontrará o Lille no Estádio Pierre-Mauroy. O ex-zagueiro francês foi campeão da edição passada da Ligue 1 no comando dos Dogues.

O Lille venceu suas duas últimas partidas em casa contra o Nice, coisa que não acontecia desde o ano de 1996. Além disso, em caso de derrota ou empate, os atuais campeões podem pela primeira vez desde a temporada 2015/16 ficar sem conquistar três pontos nas duas rodadas iniciais da Ligue 1.

Para sair do norte da França com a vitória na bagagem, o Nice deverá melhorar seu retrospecto fora de casa. O time rubro-negro foi derrotado em cinco dos últimos nove jogos disputados longe de seus domínios.

PSG x Strasbourg – 13/8, 16h (Brasília)

Quase 50 mil pessoas estarão no Parque dos Príncipes, em Paris, para ver Messi e as outras novas estrelas do PSG, como Sergio Ramos e Gianluigi Donnarumma, mais de perto. O astro argentino não entrará em campo, mas deverá acompanhar atentamente o jogo contra o Strasbourg diretamente das tribunas.

O clube celebrou nesta quinta-feira (11) 51 anos de fundação e pretende conquistar três pontos para seguir com 100% de aproveitamento na liga francesa. Na rodada passada, o Paris Saint-Germain encontrou dificuldades, mas bateu de virada o Troyes por 2 a 1, com gols de Achraf Hakimi e Mauro Icardi.

O PSG não perde dentro de casa para o Strasbourg há 30 partidas, com 23 vitórias e sete empates. Além disso, caso conseguir três pontos, os parisienses podem iniciar a Ligue 1 com dois resultados positivos consecutivos pela primeira vez desde a temporada 2018/19.

O Strasbourg foi derrotado em casa pelo Angers e não iniciou bem a liga francesa. Levando em consideração a última edição do torneio, o RCS não sabe o que é perder há quatro partidas longe de seus domínios, podendo ser um sinal de esperança para os torcedores do clube.

Angers x Lyon – 15/8, 8h (Brasília)

Mesmo jogando dentro de casa, o Lyon não conseguiu vencer o Brest na estreia do Campeonato Francês. O empate em 1 a 1 foi muito bom para os bretões, que conseguiram um ponto extremamente importante, mas ruim para o time dos brasileiros Lucas Paquetá, Thiago Mendes, Marcelo e Bruno Guimarães.

O Angers, por sua vez, iniciou sua trajetória no campeonato com uma boa vitória por 2 a 0 sobre o Strasbourg e terá uma grande oportunidade de seguir 100%. O clube alvinegro não consegue vencer seus dois primeiros jogos na Ligue 1 desde a edição de 1972/73 do torneio.

A missão de vencer o Lyon no Estádio Raymond Kopa não será nada fácil para o Angers, que não consegue um resultado positivo contra o heptacampeão francês há 10 jogos.

O Lyon, que corre o risco de não vencer ao menos uma das duas primeiras rodadas da liga pela primeira vez em uma década, não é derrotado longe de casa há quase 20 partidas.

Brest x Rennes – 15/8, 10h (Brasília)

Em um duelo entre equipes da região da Bretanha, Brest e Rennes lutarão pela primeira vitória na atual edição do campeonato no Estádio Francis-Le Blé. Os dois clubes empataram na rodada inaugural da Ligue 1 contra Lyon e Lens, respectivamente.

O empate fora de casa diante do Lyon foi um resultado bastante positivo para o Brest, que terá outro adversário complicado pela frente. O SB29 venceu somente uma das últimas 10 partidas disputadas contra o rival rubro-negro. Vale relembrar que o time comandado por Michel Der Zakarian ganhou apenas quatro rodadas na última edição da Ligue 1 em 2021.

O retrospecto do Brest longe de seus domínio não é nada bom e pode favorecer o Rennes. O clube alvirrubro não venceu nenhum dos seus últimos cinco confrontos fora do Francis-Le Blé.

A equipe do Rennes, que é liderada por Bruno Génésio, tentará aproveitar a fragilidade de seu rival para conseguir somar os seus primeiros três pontos na atual temporada do Campeonato Francês.

Clermont x Troyes – 15/8, 10h (Brasília)

Pela primeira vez na história, Clermont e Troyes se enfrentarão pela principal divisão do Campeonato Francês. O atual detentor do título da Ligue 2 deu trabalho para o Paris Saint-Germain, mas foi derrotado de virada pelo placar de 2 a 1. Já os Rouge et Bleu conquistaram uma vitória inesquecível sobre o Bordeaux.

Contando os confrontos da segunda divisão, o Clermont não perde há 15 jogos dentro do seu estádio, que sediará pela primeira vez um duelo da elite da liga francesa.

O Clermont, atual líder da ligue 1, pretende seguir impressionando os seus torcedores e os fãs do futebol francês. A missão não será tão simples, mas os números apontam que é possível, já que o clube venceu quatro dos seus últimos seis encontros diante do Troyes.

Nantes x Metz – 15/8, 10h (Brasília)

Nantes e Metz surpreenderam na primeira rodada ao empatarem suas partidas contra Monaco e Lille, respectivamente. Os Grenats, por exemplo, estavam vencendo o atual campeão da Ligue 1, mas deixaram o resultado escapas nos acréscimos do segundo tempo.

Apesar do confronto ser longe do Estádio Saint-Symphorien, o Metz tentará repetir a boa atuação diante do Lille para deixar Nantes com três pontos na bagagem. Nas últimas 10 partidas entre as duas equipes, o time do técnico Frédéric Antonetti perdeu apenas um contra o rival verde e amarelo.

O duelo entre Nantes e Metz está na história da principal divisão do Campeonato Francês, já que finalizaram 16 partidas com o placar de 0 a 0, um recorde no torneio ao lado do confronto entre Lens e Monaco.

O Metz, que deu bastante trabalho para o Lille, ganhou somente um dos últimos 12 duelos na Ligue 1 e mira quebrar essa série ruim.

Reims x Montpellier – 15/8, 10h (Brasília)

O Montpellier quase conseguiu derrotar o Olympique de Marseille, já que esteve com dois gols na frente do placar, mas deixou a vitória escapar no segundo tempo. O Reims, por sua vez, ficou no 0 a 0 diante do Nice.

Com 21 chutes a gol, o Montpellier foi o time que mais vezes finalizou na rodada inicial da Ligue 1. Seu rival, no entanto, não conseguiu acertar a meta adversária em nenhuma ocasião em sua estreia.

No Estádio Auguste Delaune, o Montpellier tentará repetir o excelente primeiro tempo que fez diante do Marseille para  conquistar seus primeiros três pontos no campeonato. No entanto, o Reims não perde para o rival há quatro jogos.

Apesar do retrospecto positivo diante do Montpellier, o time do Reims não venceu nenhum dos últimos nove confrontos na competição, um dos piores índices do clube nos últimos anos.

Lens x Saint-Étienne – 15/8, 12h (Brasília)

Outras duas equipes que empataram na primeira rodada da liga francesa, Lens e Saint-Étienne se enfrentarão no Estádio Bollaert-Delelis sonhando com a vitória.

O Lens, que segurou o Rennes na rodada inaugural, venceu as suas duas últimas partidas do campeonato contra o rival alviverde, maior detentor de títulos da história da Ligue 1. Além disso, essa será a 50º vez em que os dois times se enfrentarão.

Os Verts possuem um retrospecto positivo jogando longe do Estádio Geoffroy-Guichard, somando cinco vitórias nos últimos oito duelos fora de casa, já contando a edição passada da liga.

Marseille x Bordeaux – 15/8, 15h45 (Brasília)

Em uma primeira rodada marcada por empates, o Marseille foi uma das poucas equipes que venceram na estreia, mas o resultado veio com uma virada quase inacreditável diante do Montpellier. Contra o Bordeaux, que foi surpreendido pelo Clermont, o time de Jorge Sampaoli tentará sofrer menos.

Na Ligue 1, o Olympique conseguiu vencer cinco dos seus últimos seis jogos no Estádio Vélodrome, todos sob o comando do técnico argentino. Além disso, os donos da casa ganharam do Bordeaux em quatro dos sete encontros mais recentes.

O Marseille, que conta com os brasileiros Gerson, Luan Peres e Luis Henrique, precisará furar o muro do goleiro Benoît Costil, autor de oito defesas no duelo contra o Clermont. Além disso, o clube deverá repetir o bom desempenho que teve na etapa final contra o Montpellier para tentar sair de seu estádio com três pontos.