Ligue 1, a temporada 2021/22 começa nesta sexta

As atividades da Ligue 1, que na temporada passada teve o Lille como campeão, recomeçarão nesta sexta-feira (6), a partir das 16h (horário de Brasília), com o duelo entre Monaco e Nantes. Essa será a 84ª edição do Campeonato Francês, que é a casa de grandes jogadores do futebol mundial.

Embora tenha perdido algumas peças, como o técnico Christophe Galtier, o Lille tentará defender seu título e vencer o torneio pela quinta vez em sua história. O Paris Saint-Germain, por sua vez, entrará na liga querendo igualar o recorde de conquistas do Saint-Étienne, que é decacampeão da Ligue 1. Para isso, a equipe de Mauricio Pochettino trouxe reforços de peso, como Sergio Ramos, Gianluigi Donnarumma e Achraf Hakimi.

Outro clube que se movimentou bastante na janela de transferências foi o Olympique de Marseille, do técnico Jorge Sampaoli. Alguns dos novos jogadores do clube são Gerson, Cengiz Ünder e Arkadiusz Milik.

As equipes do Nîmes e do Dijon caíram para a segunda divisão, enquanto que Troyes e Clermont subiram. A presença dos rouge et bleu é uma enorme surpresa, pois disputarão pela primeira vez na história a elite do futebol do país. O Nantes, por sua vez, derrotou o Toulouse nos playoffs e conseguiu se manter na Ligue 1.

A temporada 2021/22 do torneio começa nesta sexta, mas apenas as equipes do Monaco e do Nantes entrarão em campo no dia. Os outros nove confrontos vão ser realizados entre sábado (7) e domingo (8).

Monaco x Nantes – 6/8, 16h (Brasília)

Vivendo momentos completamente diferentes, o Monaco, que foi o terceiro colocado da última edição da Ligue 1, deverá ter uma estreia relativamente calma. O embate poderá marcar a estreia do jovem promissor Myron Boadu, que chegou recentemente ao clube comandado pelo croata Niko Kovac.

Entre os convocados do Monaco também aparece o recém-chegado meio-campista Jean Lucas, que era do Lyon. O brasileiro não teve muito espaço em sua antiga equipe e se transferiu definitivamente para os rouge et blanc.

O Nantes, por sua vez, já vem encarando muita dor de cabeça. O treinador Antoine Kombouaré precisará lidar com as ausências do atacante Kalifa Coulibaly e do meia Wylan Cyprien, ambos lesionados. Uma das boas notícias é o retorno de Randal Kolo Muani, que estava em Tóquio, no Japão, defendendo a seleção francesa nos Jogos Olímpicos.

O retrospecto do clube do principado diante do rival verde e amarelo é muito positivo, tendo perdido somente um dos últimos 15 encontros. Em contrapartida, o Nantes ganhou seus quatro jogos mais recentes da Ligue 1 disputados fora de casa, entre eles o playoff contra o rebaixamento diante do Toulouse.

Lyon x Brest – 7/8, 12h (Brasília)

O Lyon, que tem em seu elenco os brasileiros Lucas Paquetá, Bruno Guimarães e Thiago Mendes, iniciará sua trajetória na Ligue 1 diante do Brest, que conseguiu se salvar por muito pouco do rebaixamento na temporada passada.

Os comandados do holandês Peter Bosz não foram muito bem nos amistosos de pré-temporada, tendo perdido para os portugueses Sporting Lisboa e Porto, além de ter conseguido  um empate diante do espanhol Villarreal. Para deixar os torcedores do Lyon ainda mais preocupados, Paquetá é dúvida para o embate de sábado e Guimarães está em Tóquio com a seleção do Brasil.

Os gones possuem um registro positivo diante do rival bretão, com apenas uma derrota nos últimos 14 confrontos entre as equipes. Além disso, o Lyon não sabe o que é perder há 17 jogos na Ligue 1, levando em conta as rodadas da edição passada do campeonato.

O Brest, que venceu somente um dos últimos 13 duelos fora de casa, terá uma dura missão na rodada inaugural. O técnico Michel Der Zakarian terá um grupo quase completo e poderá estrear o goleiro holandês Marco Bizot, que chegou recentemente do AZ Alkmaar.

Troyes x PSG – 7/8, 16h (Brasília)

O estrelado elenco do Paris Saint-Germain estreará na Ligue 1 fora de casa diante do Troyes, que é o atual campeão da segunda divisão. Após perder a final da Supercopa da França e ter sua hegemonia no Campeonato Francês encerrada pelo Lille, o time da capital do país começará o torneio pressionado.

Os parisienses foram ao mercado e trouxeram diversas peças interessantes, como o goleiro Donnarumma, o defensor Sergio Ramos, o meio-campista Georginio Wijnaldum e o lateral Hakimi. O argentino Pochettino ganhou reforços de peso e terá a missão de conquistar títulos ao longo da temporada.

Diante do Troyes, o PSG deverá entrar em campo sem algumas de suas estrelas, entre elas Neymar, Marco Verratti, Ángel Di Maria e Kylian Mbappé. Os torcedores do clube, no entanto, poderão acompanhar de perto Wijnaldum e Hakimi. O argentino Mauro Icardi, o alemão Julian Draxler e o costarriquenho Keylor Navas provavelmente serão titulares.

O Troyes, uma das equipes “ioiô” mais conhecidas da Europa, tentará fazer bonito na Ligue 1 para não precisar voltar tão cedo para a Ligue 2. O centroavante Yoann Touzghar, autor de 16 gols na temporada passada, será uma das armas do ESTAC para o confronto.

A equipe do departamento de Aube perdeu os últimos sete jogos contra o PSG. Além disso, o Troyes ganhou somente uma de nove estreias na elite do futebol francês.

Rennes x Lens – 8/8, 8h (Brasília)

Duas equipes que realizaram boas campanhas na temporada passada, Rennes e Lens vão se enfrentar na primeira rodada da Ligue 1, no Roazhon Park.

Os sang et or, que ficaram em sétimo na edição passada da liga francesa, não possuem um bom retrospecto contra o rival rubro-negro. O Lens foi derrotado nove das 10 vezes em que atuou contra o Rennes fora de casa, sem contar que não conseguiu ganhar os últimos quatro encontros no torneio, levando em consideração as rodadas da temporada anterior.

O Rennes, que tem em seu elenco o promissor Eduardo Camavinga, sonha em incomodar ainda mais as potências do futebol da França. Além disso, aposta no bom momento do técnico Bruno Génésio, comandante com a maior média de pontos por partida da história do clube.

O Lens, por sua vez, pretende seguir surpreendendo na Ligue 1 e continuar figurando no alto da tabela do torneio.

Bordeaux x Clermont – 8/8, 10h (Brasília)

A partida diante do Bordeaux será histórica para o Clermont, pois será seu primeiro jogo da história na elite do futebol francês. O rouge et bleu se tornará 79ª equipe diferente a disputar a Ligue 1. Em seu atual elenco, o clube da região central do país possui apenas quatro atletas que já atuaram na primeira divisão.

A última vez em que as duas equipes se encontraram foi em 2017, pela Copa da França. Na ocasião, os girondins venceram pelo placar de um gol a zero. Além disso, o time comandado por Vladimir Petkovic ganhou as últimas cinco das sete estreias no campeonato contra times recém-promovidos.

O Bordeaux passou por um momento extremamente difícil recentemente, tanto que sua participação na Ligue 1 esteve em dúvida. A principal patrocinadora do clube deixou o projeto, mas o espanhol-luxemburguês Gerard López adquiriu o time e um possível processo de liquidação judicial foi dissipada em junho.

Nice x Reims – 8/8, 10h (Brasília)

Com o técnico Galtier, atual campeão francês, o Nice busca retomar seu prestígio no campeonato e vai abrir a temporada contra o Reims. O comandante é uma das principais armas do clube para 2021/22.

O rubro-negro fechou a edição de 2020/21 da liga em nono e pela sexta vez consecutiva ficou entre os 10 primeiros posicionados da tabela. O clube, no entanto, pretende superar ou igualar a terceira colocação conquistada na temporada 2016/17.

O Reims, por sua vez, tentará melhorar em comparação com a edição passada da liga francesa. Em 38 jogos, o clube venceu apenas nove e empatou 15, tendo finalizado o torneio em 14º, bem próximo da zona do rebaixamento.

A equipe alvirrubra iniciará sua campanha na Ligue 1 pela quinta vez consecutiva fora de casa, mas registra quatro vitórias e uma derrota no currículo.

Saint-Étienne x Lorient – 8/8, 10h (Brasília)

Maior campeão da história do Campeonato Francês, com 10 títulos, o Saint-Étienne está longe de brigar pelo troféu, mas pretende melhorar sua posição na tabela, principalmente depois do modesto 11º lugar na temporada passada.

Diante do Lorient, que por muito pouco não foi rebaixado na edição anterior da Ligue 1, o clube alviverde deverá ter uma estreia relativamente tranquila em seus domínios. Nos últimos oito confrontos contra o adversário da Bretanha, venceu seis.

Embora o momento não seja bom, o Lorient foi derrotado somente duas vezes nas últimas 13 rodadas iniciais do campeonato. Este sinal positivo, contudo, esbarra no seu desempenho negativo em duelos fora de casa, já que venceu apenas um na temporada anterior inteira.

Strasbourg x Angers – 8/8, 10h (Brasília)

Após conseguir evitar o rebaixamento na temporada passada, o Angers iniciará a próxima edição da Ligue 1 contra o Strasbourg e com Gérald Baticle em seu comando técnico. O francês substituirá Stéphane Moulin, que ficou uma década no cargo da equipe alvinegra.

Os Scoïstes pretendem alcançar posições melhores na tabela da liga e não sofrer tanto com as ameaças de uma possível volta para a Ligue 2. A chegada de Baticle deverá trazer uma mudança na estrutura da equipe francesa.

O mesmo objetivo vale para o Strasbourg, que sofreu bastante na temporada passada do campeonato, tendo terminado a competição na perigosa 15ª colocação, dois degraus abaixo em comparação ao Angers.

Em partidas válidas pela Ligue 1, o Strasbourg perdeu somente duas das últimas 12 disputadas contra o SCO e marcou ao menos um gol em seus nove duelos anteriores.

O jogo diante do Angers será marcante para o meio-campista Kevin Gameiro, um dos principais nomes do Strasbourg. O ex-Valencia voltará a atuar na principal divisão do futebol francês depois de 13 anos.

Metz x Lille – 8/8, 12h (Brasília)

O atual campeão da Ligue 1 iniciará sua campanha diante do Metz, que finalizou a temporada passada na 10ª colocação do Campeonato Francês. Os dogues começarão a competição recheados de motivação, já que conquistaram recentemente a Supercopa em cima do poderoso PSG.

O Lille estreará no torneio sem Galtier em seu comando, que foi substituído por Jocelyn Gourvennec. O clube ainda não contará com o goleiro Mike Maignan, vendido ao Milan, e o meia Boubakary Soumaré, que foi para o Leicester City.

O LOSC possui um bom retrospecto diante do Metz, já que bateu seu adversário 39 vezes nas 91 partidas que se encontraram pelo Campeonato Francês. Além disso, o Lille está invicto há 14 duelos fora de casa.

Para sonhar em surpreender o Lille e iniciar a temporada da melhor maneira possível, o Metz precisará arrumar seu setor defensivo, pois levou ao menos um gol nas últimas 16 partidas da Ligue 1.

Montpellier x Marseille – 8/8, 15h45 (Brasília)

O Olympique de Marseille, do técnico Sampaoli, fechará a primeira rodada da Ligue 1 fora de casa diante do Montpellier, que quase conseguiu entrar na zona das competições internacionais na temporada passada ao finalizar o torneio em oitavo. Os phocéens, no entanto, ficaram em quinto e jogarão a Liga Europa.

Os dois times já se enfrentaram duas vezes na primeira rodada do Campeonato Francês, mas ambos os duelos terminaram empatados em 1 a 1. Se considerarmos os números, o Marseille tem uma leve vantagem, já que no século 21 nunca perdeu fora de casa na estreia da liga.

A torcida do Olympique espera ver em campo algumas das novidades do clube, como o atacante Milik e os brasileiros Gerson e Luan Peres. Outra cara nova muito aguardada é o turco Ünder.

Pelo lado do Montpellier, o técnico Olivier Dall’Oglio não poderá contar com o defensor brasileiro e capitão Hilton, que pendurou as chuteiras. O senegalês Mamadou Sakho é um dos grandes nomes do atual elenco do MHSC.