Apesar das baixas, Genoa contrata Sirigu e mantém Ballardini no comando

Em busca de tentar sofrer menos na temporada e brigar por algo a mais na Serie A, o Genoa conseguiu atingir uma meta importante ao manter o técnico Davide Ballardini, um dos grandes responsáveis pela escalada do rossoblù na edição passada da liga. Apesar de ter perdido algumas peças importantes, como o usbeque Eldor Shomurodov, que foi para a Roma, o clube trouxe o experiente goleiro Salvatore Sirigu e aposta na permanência do macedônio Goran Pandev.

Ballardini iniciou sua quarta experiência pelo Genoa em dezembro de 2020, tendo assumido a equipe no lugar de Rolando Maran. Na época, os genoveses ocupavam a penúltima colocação e eram um dos fortes candidatos ao rebaixamento. No entanto, além de ter salvado o time do indesejável retorno para a Serie B, o treinador conseguiu elevar a qualidade do futebol do grupo, conquistou pontos importantes e deixou o rossoblù no meio da tabela do Campeonato Italiano.

O Genoa, que perdeu somente sete das últimas 22 rodadas que disputou, finalizou a temporada em 11º e ficou na frente de equipes como Bologna, Fiorentina e Udinese. A surpreendente campanha foi a melhor do clube nas últimas quatro edições da principal divisão do futebol do país.

Ballardini e o mercado de transferências

Apesar do clima positivo que circunda o plantel genovês, Ballardini terá o desafio de manter a mesma essência da temporada passada. Com algumas baixas importantes, o Genoa precisou ir ao mercado para auxiliar seu comandante a construir uma nova equipe.

Os empréstimos de Mattia Perin, Kevin Strootman, Marko Pjaca, Edoardo Goldaniga e Davide Zappacosta foram encerrados. Além disso, o Genoa vendeu recentemente o centroavante Shomurodov para a Roma, sendo que o usbeque foi o vice-artilheiro da equipe na temporada passada, com oito gols, mesma quantidade anotada por Gianluca Scamacca, que voltou ao Sassuolo.

A principal novidade do Genoa é Sirigu, que foi recentemente campeão da Eurocopa pela seleção da Itália. Aos 34 anos de idade, o jogador assinou um contrato válido pelas próximas três temporadas e deverá chegar muito motivado, já que colocou como meta ser convocado para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, em caso de classificação da Azzurra. O goleiro assumirá a vaga de titular deixada por Perin.

O rossoblù também contratou por empréstimo o belga Zinho Vanheusden, da Inter de Milão, que deverá formar o tridente defensivo ao lado de Domenico Criscito e Davide Biraschi. Os jogadores Mattia Bani e Ivan Radovanovic também são opções para a função.

No meio de campo, Ballardini poderá ter o recém-chegado Stefano Sabelli pelo lado esquerdo e o polonês Aleksander Buksa ficando atrás dos centroavantes, que deverão ser Mattia Destro e Pandev. O ex-jogador do Wisla Cracóvia é um meia-atacante jovem e muito habilidoso, com grandes chances de ser uma das boas surpresas do time para a próxima temporada.

Shomurodov e Pandev

A saída do usbeque pode ter sido um pouco dolorosa para a torcida genovesa, já que o centroavante foi um dos principais jogadores do clube na última Serie A. No entanto, a valor pago pelos giallorossi e sem precisar lidar com o salário de Shomurodov, poderá auxiliar o time economicamente para trazer novos reforços.

O atacante italiano Caleb Ekuban, artilheiro do Trabzonspor, da Turquia, está muito próximo de reforçar o Genoa. Além disso, o clube da região da Ligúria vem tentando trazer o jovem Vladyslav Supriaha, do Dínamo de Kiev, uma das principais joias do futebol ucraniano. Em todo caso, Andrea Favilli voltou do seu empréstimo e está disponível para Ballardini.

Até o momento, Pandev ainda é uma incógnita, mas deverá permanecer mais uma temporada vestindo as cores do Genoa. De acordo com a imprensa local, o atleta de 38 anos de idade é esperado na próxima semana para se reapresentar e assinar um novo vínculo com o clube italiano.

Serie A

A estreia do Genoa na próxima edição da Serie A está marcada para o dia 21 de agosto contra a Internazionale, em Milão. O rossoblù não sabe o que é perder na primeira partida da liga há cinco temporadas consecutivas, com três vitórias e dois empates.

Os genoveses irão encarar os nerazzurri na rodada inicial do Campeonato Italiano pela terceira vez na história. Na primeira, que aconteceu na temporada 1973/74, o duelo entre as equipes terminou sem gols, enquanto que na segunda, ocorrida na edição de 2013/14, o Genoa foi derrotado por 2 a 0.

O rossoblù disputará a Serie A pela 54ª vez e possui no currículo nove títulos da liga italiana. O aguardado Derby della Lanterna, protagonizado contra a Sampdoria, ocorrerá nos dias 12 de dezembro (17ª rodada) e 1º de maio de 2022 (35ª rodada).