Na última terça-feira (27), o Borussia Dortmund anunciou o holandês, Donyell Malen, de 22 anos, como sua nova contratação. O atacante já está integrado ao elenco e foi contratado por, aproximadamente, 30 milhões de euros em negociação junto ao PSV. O vínculo vai até junho de 2026.
Após perder uma de suas principais estrelas, Jadon Sancho, para o Manchester United, nesta janela de transferências, o Dortmund abriu uma lacuna em seu elenco que há muito tempo era preenchida pelo ponta inglês. Dessa forma, era necessário que o time fosse ao mercado buscar seu substituto.
Então, Donyell Malen foi o escolhido e era um nome natural a ser buscado pelo time aurinegro por uma série de fatores.
e Deal: Malen Announced ✅ pic.twitter.com/TXRRpN4JiZ
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) July 27, 2021
POSIÇÃO E PERFIL DO JOGADOR
Assim como Sancho, o holandês é um jogador que se caracteriza por ser veloz, saber explorar os espaços, ter um bom drible no ‘mano a mano’ e ser sempre muito vertical e objetivo em suas jogadas. Além disso, pode atuar na mesma faixa de campo, pela ponta esquerda, mas não se limita apenas a essa posição. Como foi dito por ele mesmo, não tem preferência de uma função e pode atuar tanto pelo lado quanto como o homem mais avançado do setor ofensivo, ou, até mesmo, em uma dupla de ataque, maneira que mais atuou na temporada passada pelo PSV.
Donyell Malen on whether he prefers playing as a striker or a winger: "I think both. I don't really have a favourite position. I just wanna play." [BVB] pic.twitter.com/l6JsLWCLAa
— BVB Buzz (@BVBBuzz) July 29, 2021
Sua variação tática também foi um dos motivos por ter sido contratado e pode oferecer a Marco Rose diversas maneiras de jogar.
Projetando Haaland como o principal nome da equipe, é difícil que Malen jogue como centroavante, mas nada impede que os dois formem uma boa e complementar dupla de ataque. Ou então, sua entrada no time pode ser simples, apenas ocupando o lugar deixado por Sancho na ponta.
DESTAQUE NA TEMPORADA 20/21
Além de ter todas as características de um bom ponta, o ‘pacote Malen’ vai muito além de apenas dribles, explosão e velocidade. É um jogador muito decisivo nas ações finais das jogadas, seja com gols ou assistências. Na última Eredivisie, foi o vice-artilheiro com 19 gols e o terceiro jogador que mais se envolveu em gols com 27 participações diretas.
Com tamanha influência no terço final, Malen rapidamente se transformou no principal nome do PSV, sendo primordial para o vice-campeonato na temporada 20/21 e pelo acesso à Champions League. Também foi responsável por canalizar a maioria dos gols de sua equipe, sendo o maior goleador e o maior assistente da temporada.
A boa temporada do atacante também se estendeu a sua seleção. Fez uma boa Euro 2020 pela Holanda, apesar de ter começado a competição como reserva, e terminou com duas assistências.
Veja seus números em toda a carreira até aqui:
We got our guy 📊 pic.twitter.com/SxSu3THz3I
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) July 27, 2021
PERFIL DE CONTRATAÇÃO
O Dortmund sempre foi conhecido por ser um clube que desenvolve e projeta muito bem jovens atletas. Por isso, Malen tem o perfil de contratação que o time costuma fazer. Já é um bom jogador, mas ainda não está pronto e há um potencial enorme para ser explorado ao decorrer da carreira. E por ter apenas 22 anos, tem muita margem de evolução e um tempo considerável para ser desenvolvido no clube até se tornar um dos melhores nomes da equipe e do futebol alemão.
Vale lembrar que, recentemente, o Borussia buscou nomes desse mesmo perfil (e posição) no mercado, os desenvolveu até que se tornassem principais nomes do elenco e depois conseguiu vendê-los para grandes clubes por valores consideráveis. Ousmane Dembélé, Pulisic e o próprio Jadon Sancho são exemplos recentes desse tipo de contratação.
Enfim, Donyell Malen está longe de ser um jogador pronto ou ser uma contratação certeira para o lugar de Sancho, mas seus feitos na carreira até aqui e sua notável evolução temporada após temporada, nos faz crer que o Borussia, mais uma vez, fez uma boa aposta na janela de transferências.
Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá, mas o holandês se encaixa em todos os pré-requisitos do clube, até por isso foi tratado como prioridade na janela, e, apesar de ainda não ser uma certeza, tem tudo pra se encaixar e dar certo no clube aurinegro.