Uma das poucas equipes da Serie A que não trocou de técnico, o Bologna ganhou bastante confiança com a chegada do atacante austríaco Marko Arnautovic e tentará na próxima temporada conquistar resultados mais positivos no Campeonato Italiano.
Os comandados de Sinisa Mihajlovic terminaram a edição passada da principal divisão do futebol do país na 12ª colocação, com 41 pontos, bem distante dos adversários que conseguiram se classificar para as competições internacionais. Apesar dos jovens talentos que possui no elenco, como Takehiro Tomiyasu, Mattias Svanberg e Andreas Skov Olsen, o rossoblù sofreu ofensivamente e defensivamente.
Embora o Bologna seja conhecido pelo seu jogo extremamente ofensivo, a defesa do multicampeão italiano passou por muitos apuros, mais do que era esperado. Ao longo da temporada, o rossoblù levou 65 gols e foi a sexta equipe que mais tomou tentos na Serie A, ficando na frente apenas do Crotone (92), Parma (83), Benevento (75) – os três rebaixados -, Spezia (72) e Torino (69).
Já na frente da meta adversária, o time emiliano atuou quase a temporada passada inteira com apenas um centroavante de referência, que era o interminável Rodrigo Palacio, de 39 anos de idade. O paraguaio Federico Santander ficou mais de seis meses parado em função de uma grave lesão no joelho e a única saída de Mihajlovic foi tentar improvisar o gambiano Musa Barrow na função de atacante.
Dos 51 gols marcados pelo Bologna no Campeonato Italiano, apenas 13 foram feitos pelos seus centroavantes, sendo cinco com Palacio e oito com Barrow. O artilheiro do time foi o meia-atacante Roberto Soriano, que viveu uma das melhores temporadas da sua carreira ao balançar as redes nove vezes. Ele, inclusive, deverá ser o novo capitão do time.
Arnautovic é a aposta do Bologna
Por volta de 500 torcedores ignoraram a pandemia do novo coronavírus e foram às ruas para celebrar a chegada de Arnautovic, que ganhou uma recepção digna de um grande craque. Os bolonheses esperam que o jogador melhore de imediato o ataque do time, marcado por muitos gols perdidos e pouca efetividade. A festança, inclusive, foi destaque nos principais veículos de comunicação da região da Emilia-Romagna e da Áustria.
Marko Arnautovic is greeted by fans in #Bologna ahead of signing for the Rossoblu
🎥 1000cuori IG #seriea #calcio pic.twitter.com/36iLvis1sA
— Calcio England (@CalcioEngland) July 26, 2021
Com uma média de quase 10 finalizações por jogo, o Bologna criou 91 grandes chances de balançar as redes na edição passada da liga italiana, sendo o sétimo melhor time neste quesito. No entanto, foi o quinto clube que mais perdeu boas oportunidades de gols, com 57.
Além de ser uma esperança para que o Bologna viva dias melhores no ataque, Arnautovic levará bastante experiência ao clube, que é marcado por ter diversos jovens jogadores. O austríaco sempre foi o grande objetivo dos bolonheses neste mercado de transferências, tendo a diretoria suado muito para conseguir trazê-lo.
Mesmo sem ter entrado em campo pelo Bologna, Arnautovic já está marcado por se tornar o atleta mais bem pago da história do clube italiano, com um salário de cerca de três milhões de euros anuais, segundo a imprensa local. O austríaco chegou com honras e pompas, mas precisará mostrar serviço ao longo da próxima temporada.
Mercado
Mesmo que o grande nome da janela de transferências do Bologna tenha sido Arnautovic, o clube trouxe algumas peças para preencher as saídas dos “senadores” Palacio, Danilo e Angelo Da Costa. Começando pelo gol, o rossoblù trouxe Francesco Bardi para disputar posição com o polonês Lukasz Skorupski, que teve uma temporada de altos e baixos.
No setor defensivo, o Bologna fez seu dever de casa ao contratar definitivamente o francês Adama Soumaoro e trazer Kevin Bonifazi, que atuou pela Udinese na última edição da liga. Já para o ataque, os italianos fora até a Holanda e compraram Sydney van Hooijdonk, do NAC Breda, filho do ex-centroavante Pierre van Hooijdonk.
Entre outras movimentações, o heptacampeão italiano adicionou em seu elenco o jovem defensor inglês Luis Binks, que estava no CF Montréal. Já o experiente meio-campista Andrea Poli foi parar no Antalyaspor, da Turquia, e os jovens Federico Ravaglia e Musa Juwara foram emprestados ao Frosinone e Crotone, respectivamente.
Serie A
Querendo ser uma das surpresas positivas da Serie A, o Bologna vai estrear no campeonato contra a Salernitana, no Estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha, no dia 22 de agosto.
Nas últimas 11 estreias do clube na liga italiana, o rossoblù venceu apenas uma, que foi em 2016, contra o Crotone. Além disso, os emilianos não conseguem marcar mais de um gol na primeira rodada do torneio desde a temporada 2008/09, quando bateu o Milan por 2 a 1. Na ocasião, o jogo aconteceu no San Siro, em Milão, e era a estreia de Ronaldinho Gaúcho no time rossonero.
Campeão de sete edições da liga italiana, o Bologna disputará a Serie A pela 75º vez em sua história. O último Scudetto do clube foi conquistado na temporada 1963/64.