Jogos Olímpicos: confira como foi a terceira rodada do futebol masculino

Nesta quarta-feira (28), aconteceu a 3ª e última rodada da fase de grupos do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Dessa forma, tivemos alguns grandes destaques no encerramento da primeira fase da competição. A seleção brasileira conseguiu a classificação e segue na luta pelo bicampeonato Olímpico. O Japão também se classificou. Por outro lado, tivemos algumas eliminações surpreendentes, como a da Alemanha, atual vice-campeã Olímpica, . Enfim, confira como foram as partidas.

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 – 3ª Rodada

Grupo A

França 0 x 4 Japão

A saber, a seleção japonesa chegava ao confronto com um pé na classificação, liderando o grupo. Somente uma derrota para a França, uma vitória do México e uma combinção de resultados tiravam a vaga dos anfitriões das Olimpíadas. Mesmo assim, a seleção japonesa dominou a partida contra os franceses, e venceu por 0 a 4. Os gols foram marcados por Kubo, do Real Madrid, Sakai, ainda no primeiro tempo. Enfim, na etapa final Miyoshi e Maeda deu números finais a partida.

Com o resultado, e a vitória mexicana sobre a África do Sul, a seleção francesa, com destaques como Gignac e Thauvin, está eliminada dos Jogos Olímpicos, no saldo de gols, com apenas 3 pontos. Destaque negativo fica para as derrotas contra o México por 4 a 1, e para o Japão por 4 a 0.

África do Sul 0 x 3 México

Após a goleada contra a França na primeira rodada, e mesmo com a derrota para o Japão no último jogo, a seleção mexicana chegou com boas condições de classificação, visto que pegava a força mais fraca do grupo. A África do Sul vinha de duas partidas com duas derrotas. Sendo assim, o favoritismo do México se confirmou, e a vitória veio, pelo placar de 0 x 3. Os gols foram marcados por Vega, Romo e Martín. Enfim, os mexicanos passam com 6 pontos, no segundo lugar do Grupo A.

Grupo B

Coreia do Sul 6 x 0 Honduras

Antes da rodada final, tanto Coreia do Sul, como Honduras, lideravam a chave com 3 pontos, levando vantagem no saldo. Com isso, a chance das duas seleções se classificaram era considerável. Entretanto, dentro de campo não foi o que se viu. Dessa forma, a seleção asiática desde o início foi superior e teve dois pênaltis ao seu favor antes dos 20 minutos, abrindo 2 a 0 no placar, marcados por Ui-Jo e Du-Jae. Enfim, os outros quatro gols foram marcados por Ui-Jo novamente, mais duas vezes, Jin-Ya e Kang-In.

Com o resultado, os coreanos avançam para as quartas de final na 1ª posição, enquanto os hondurenhos estão fora dos Jogos Olímpicos.

Romênia 0 x 0 Nova Zelândia

Romênia e Nova Zelândia em si não fizeram um jogo de grandes emoções. Porém, no quesito de classificação, as duas seleções disputavam com muita emoção, já que as duas seleções estavam empatadas com 3 pontos, com a decisão no saldo de gols. Dessa forma, assim se decidiu. Com o empate em 0 x 0, os neozelandeses se classificaram na 2ª posição do grupo B, com 3 pontos, e 0 gols de saldo. Por outro lado, a os romenos tiveram os mesmos 3 pontos, mas -3 gols de saldo.

Grupo C

Espanha 1 x 1 Argentina

No Grupo C, a situação estava bem embolada. Espanha, Argentina, Austrália e Egito, qualquer seleção poderia se classificar. Dessa forma, Espanha e Argentina lutaram em jogo de vida ou morte para as duas seleções, mas com vantagem para os espanhóis, que não tinham perdido nos Jogos Olímpicos. A Fúria durante todo o jogo teve as melhores chances da partida, até conseguir chegar ao primeiro gol aos 20 minutos, com Mikel Merino, complicando muito a situação dos argentinos.

Porém, no final da partida, aos 41 minutos, Belmonte empatou o jogo para os argentinos, que ficaram apenas a um gol de distância da classificação. Entretanto, o tento não saiu. Final de jogo e empate entre Espanha e Argentina por 1 x 1. Dessa forma, a seleção sul-americana está eliminada dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Austrália 0 x 2 Egito

Assim como Espanha e Argentina, Austrália e Egito chegaram a rodada final com as duas seleções com chance de classificação, muito pelos resultados surpreendentes em suas estreias. Os egipcíos tinham empatado contra os espanhóis, enquanto os australianos venceram os argentinos. Dessa forma a seleção da Oceania chegava ao confronto como favorita a vitória e a classificação. Entretanto, não foi assim que aconteceu.

O Egito conseguiu uma grande vitória pelo placar de 0 a 2 sobre a Austrália. Os gols foram marcados por Rayan e Hamdi. Com o resultado, a seleção africana terminou a fase de grupos com 4 pontos, mesma pontuação que a Argentina. Porém, com o empate argentino contra a Espanha, e a vitória, os egípcios terminaram a primeira fase dos Jogos Olímpicos com 1 gol de saldo, contra -1 da Argentina.

Grupo D

Arábia Saudita 1 x 3 Brasil

Antes de mais nada, a seleção brasileira começou num bom ritmo, jogando bem, e se impondo contra a seleção da Arábia Saudita. Com isso, abriu o placar aos 13 minutos, com Matheus Cunha de cabeça, após escanteio cobrado por Claudinho. Porém, a seleção asiática começou a complicar o duelo com uma boa marcação e chegou ao empate com Alamri, também de cabeça, após cobrança de falta. Após isso, o confronto ficou um pouco mais tático, com o Brasil tendo dificuldades para quebrar o sistema defensivo árabe.

Entretanto, no decorrer do segundo tempo, André Jardine promoveu substituições que deram mais movimentação a seleção brasileira, como a entrada de Malcom e Reinier. Além disso, Bruno Guimarães teve talento no meio-campo, e o Brasil conseguiu mais dois gols. Primeiramente, Richarlison de cabeça aos 30 minutos da etapa final recolocou os brasileiros na frente. Enfim, o atacante do Everton marcou novamente e deu números finais a partida.

Costa do Marfim 1 x 1 Alemanha

Antes de mais nada, a seleção da Costa do Marfim chegou em Tóquio com excelentes jogadores, que atuam na Premier League e na Serie A, com um time bem competitivo. Por outro lado, a seleção alemã, vice-campeã Olímpica, chegou modificada, diferente daquela que conquistou a Euro Sub-21. O primeiro tempo foi mais parelho, com chances de gol para os dois lados. Entretanto, a rede só foi balançada na etapa final. Aos 21 minutos, Henrichs marcou contra e abriu o placar para os marfinenses. Aos 27′, Lowen empatou de falta, mas não foi o suficiente. Final de jogo, com 1 x 1 no placar.

A classificação do Grupo D terminou com o Brasil na liderança com 7 pontos. Além disso, a Costa do Marfim também avança com 5 pontos. Enfim, Alemanha com 4 pontos e Arábia Saudita, sem nenhum ponto, estão eliminadas.

Confrontos das quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020:

  • Espanha x Costa do Marfim – Sábado (31), às 05h (horário de Brasília) – Miyagi
  • Japão x Nova Zelândia – Sábado (31), às 06h (horário de Brasília) – Kashima
  • Brasil x Egito – Sábado (31), às 07h (horário de Brasília) – Saitama
  • Coreia do Sul x México – Sábado (31), às 08h (horário de Brasília) – Yokohama