Após não conseguir novamente se classificar para a Liga dos Campeões, o Napoli decidiu promover mudanças em seu comando técnico para a próxima temporada da Serie A do Campeonato Italiano. O ex-jogador Gennaro Gattuso deixou o cargo e o experiente Luciano Spalletti, que não trabalhava desde 2019, assumiu a equipe da cidade de Nápoles.
Na edição passada da liga italiana, o Napoli não conseguiu brigar efetivamente pelo terceiro Scudetto, mas esteve vivo na luta por uma vaga na Champions League. Apesar da boa reta final de temporada, ficando 15 rodadas sem perder, os napolitanos empataram na última partida com o Hellas Verona e viram a almejada classificação escapar. Ao finalizar o campeonato em quinto, a equipe teve como prêmio de consolação a entrada na Liga Europa.
Apesar da regular campanha, o fato do Napoli ter ficado de fora da Liga dos Campeões não foi muito bem digerido pelo presidente do clube, Aurelio De Laurentiis, que formalizou a saída de Gattuso pouco tempo depois do doloroso empate em 1 a 1 contra o Verona. O aproveitamento do ex-jogador do Milan na temporada de 2020/21 foi de quase 59%, com 30 vitórias, oito empates e 13 derrotas.
A esperança do Napoli é usar a experiência de Spalletti para ir mais longe na próxima edição da Serie A. Os trabalhos de pré-temporada do grupo estão sendo feitos no pequeno município de Dimaro, na região do Trentino-Alto Ádige, e o ex-comandante da Roma e da Internazionale vem acompanhando tudo de muito perto. Um dos seus primeiros objetivos é retomar a confiança do plantel, um problema que vem afetando os azzurri nos últimos campeonatos.
Spalletti e seu novo Napoli
O novo técnico napolitano deverá apostar nos esquemas 4-3-3 ou 4-2-3-1, com o meio-campista alemão Diego Demme sendo uma das principais peças no tabuleiro de xadrez. Na função, o ex-jogador do Red Bull Leipzig dará velocidade e volume de jogo na região central do gramado.
O nigeriano Victor Osimhen é outro atleta que Spalletti deverá dar bastante espaço. O centroavante terá que fazer a diferença na frente da meta adversária na próxima temporada, mas ainda precisa melhorar alguns pontos, que serão trabalhados ao longo dos treinamentos em Dimaro.
Kévin Malcuit e Stanislav Lobotka, mesmo que não estejam em uma grande fase, deverão ser reaproveitados por Spalletti. O eslovaco vem recuperando sua melhor forma física e mostrou um bom futebol no primeiro amistoso de pré-temporada, mesmo que os adversários tenham sido equipes modestas. O francês, por sua vez, poderá ter sua grande velocidade como trunfo para encantar o novo comandante.
O lateral-esquerdo Mário Rui já confirmou recentemente que irá permanecer no Napoli, já Giovanni Di Lorenzo renovou seu contrato. No entanto, o clube italiano está extremamente concentrado em conseguir manter o zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly e o meia espanhol Fabián Ruiz. O chefão da defesa napolitana, por exemplo, é desejado por diversas equipes do continente europeu, mas não deverá sair por menos de 50 milhões de euros. Spalletti, por sua vez, sonha em convencer os atletas a seguirem vestindo a camisa da sua squadra.
Mercado
Durante a apresentação da delegação do Napoli em Dimaro, Spalletti deu um sinal de que o mercado de transferências da sua equipe não deverá ser tão ativa, principalmente por conta da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, o comandante disse que o melhor reforço para o time será a volta dos torcedores ao Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles.
O Napoli já até teria adiantado para Spalletti que não fará muitas movimentações nesta janela de transferências, tanto que o técnico teria concordado com essa estratégia da diretoria napolitana. O experiente comandante pediu apenas para que o clube concentre seus esforços em uma possível chegada do ítalo-brasileiro Emerson Palmieri, do Chelsea.
O clube italiano vem trabalhando duro para agradar o treinador, mas as negociações não são nada fáceis. As conversas entre as partes deverão continuar pelas próximas semanas, mas o Napoli conta com o desejo de Emerson de voltar ao país onde teve bons desempenhos pela Roma.
Serie A
O Napoli vai estrear na próxima edição do Campeonato Italiano diante do Venezia, que entrará em campo com enorme entusiasmo depois de ter ficado longos anos de fora da principal divisão do futebol do país. O duelo será em Nápoles, no dia 22 de agosto.
Os azzurri já enfrentaram 16 vezes equipes recém-promovidas na estreia da liga italiana e nunca perdeu, somando 12 vitórias e quatro empates. A última vez que isso aconteceu foi em agosto de 2017, contra o Hellas Verona. Além disso, os napolitanos não começavam a competição dentro de casa desde da temporada 2013/14.
A equipe de Spalletti já protagonizará um derby contra a Juventus na terceira rodada da liga, mas terá a vantagem de atuar dentro do seu domínio. Os napolitanos enfrentarão a Roma na nona rodada e, na sequência, viverão um período de relativa tranquilidade contra Bologna, Salernitana e Verona. A partir daí, o Napoli encarará uma dura jornada diante da Inter de Milão, Lazio, Sassuolo e Atalanta.
Mister & Diego 👌
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/8SjFBcyV9i
— SSC Napoli Oficial (@sscnapoli_br) July 17, 2021