Talvez nenhuma outra equipe no futebol italiano terá tanto os holofotes virados para si quanto a Roma. Isso é parte daquilo que chamamos efeito Mourinho. É justo que seja assim, pois a Roma manda um recado gigante quando contrata um técnico desse porte e disso parece realmente que não há menor dúvida.
Entretanto, há que se ressaltar alguns pontos importantes para tentar vislumbrar que Roma veremos em 2021/2022. Por exemplo, Mourinho será capaz de elevar o patamar da Roma com o plantel que tem em mãos? O técnico português conseguirá mudar a realidade defensiva da equipe romanista, que na temporada passada teve média de 1,47 gol por partida? José Mourinho dará mais consistência à equipe que em 2020/2021 perdeu 15 dos 53 jogos que disputou?
— AS Roma (@OfficialASRoma) July 23, 2021
Não há nenhuma dúvida de que Mourinho é um excepcional técnico e de que sua trajetória fala muito alto. É um profissional experiente, de qualidade ímpar e que tem a capacidade de fechar os grupos que comanda em torno de si. E ele faz isso muito bem, com maestria. Porém, o clube precisa também colaborar com ele, fazer com que sua tarefa seja menos pesada. É fundamental ter matéria prima adequada para que o projeto seja alavancado.
A chegada do lateral-esquerdo Matías Viña é uma ótima reposição para a vaga deixada pelo também ótimo – mas lesionado – Spinazzola. O mesmo serve para a chegada do goleiro Rui Patrício. Mas a Roma precisa ir além, bem mais além de Viña e Rui Patrício para deixar Mourinho numa situação mais confortável para que possa fazer a diferença desde o início. A equipe precisa de pelo menos mais três jogadores em nível de titularidade. Um zagueiro, um meia e um atacante. Isso daria muito mais consistência e solidez ao grupo, à equipe, atributos fundamentais para chegar entre os primeiros da Série A 2021/2022.
A Roma de Mourinho tende a ser uma equipe muito mais competitiva do que foi na temporada passada. Os acréscimos de Zaniolo, Rui Patrício e de Viña são ótimos indícios, quase uma certeza de que se fará mais do que se fez anteriormente, mas não é tudo. A Roma de Mourinho precisa de mais empenho da Direção. Os irmãos Friedkin precisam ir às compras para fazer com que a Roma de Mourinho seja efetivamente a Roma que todos esperam há um bom tempo.