Grêmio no Desespero

A grande disputa do Grêmio na temporada 2021 já tem contornos nítidos. É impossível não pensar que o objetivo da equipe de Luiz Felipe Scolari seja outro que não fugir o quanto antes da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Após a eliminação vexatória na Copa Sul-Americana para a LDU, do Equador, quando perdeu de virada por 2 a 1, jogando em casa, o Grêmio, além de deixar escapar uma boa quantia em dinheiro, também aumentou o desespero e a desconfiança de todos com a capacidade de reação do time gremista.

Felipão tem a tarefa de fazer o time reagir, de fazer o time jogar e começar a dar demonstração de que pode sair da zona das equipes que brigam para fugir do descenso na principal competição do Brasil, condição em que o Grêmio se encontra desde que a disputa começou.

As principais críticas ao Grêmio giram em torno da apatia, da falta capacidade competitiva e da imensa dificuldade de ser efetiva no setor ofensivo. No início da atual temporada, o Grêmio até teve mais efetividade no ataque e apresentou um rendimento melhor Porém, é preciso ressaltar que isso ocorreu diante de adversários bem menos qualificados e que faziam parte do Campeonato Gaúcho e da Copa Sul-Americana.

Hoje, no geral ao longo da temporada, o Grêmio tem média de 1,84 gols por partida e tem aproveitamento de 60%. No entanto, quando esses números são analisados no Campeonato Brasileiro, a situação é bem diferente. E bem pior também: o Grêmio tem somente 20% de aproveitamento no Brasileirão e tem média de 0,5 gol por partida. Daí se pode ter uma leitura bem precisa do tamanho da dificuldade do Grêmio na competição nacional e também do quanto precisa melhorar.

Ainda que esteja na disputa da Copa do Brasil, todo o foco do Grêmio recai no Campeonato Brasileiro. Tentando mudar um pouco as coisas dentro de campo, a Direção gremista não descarta a possibilidade de reforços, mas esse também tem sido um problema dessa administração, visto que inúmeras contratações ao longo dos últimos anos se revelaram caras e de nenhuma contribuição efetiva dentro de campo. Os exemplos mais emblemáticos são André, Thiago Neves, Diego Tardelli, Vanderlei, Paulo Victor, Everton, entre outros.

O desafio do Grêmio é sair dessa situação incômoda e que já incute muita preocupação em todos no clube. O Campeonato Brasileiro 2021 já tem um terço jogado e o time de Felipão ainda não conheceu uma realidade que não fosse o a zona da degola. A medida em que as rodadas passam e a situação não é revertida, o alarme do desespero só vai soando cada vez mais alto.