Conor Gallagher briga por espaço no Chelsea

Depois de aproveitar um empréstimo para a Premier League, Conor Gallagher, de 21 anos, espera aproveitar a pré-temporada para impressionar Thomas Tuchel e conquistar uma vaga no elenco do Chelsea.

Escolhido como o melhor jovem do West Bromwich na última temporada, o meio-campista completou seu ciclo de preparação e cumpre funções que podem agradar ao treinador na construção de um time completo, para enfrentar o desafio de se manter em alta depois de conquistar a Europa.

Antes da Premier League

No Chelsea desde antes de ser profissional, Gallagher chegou ao sub-18 em 2016. Dois anos depois chegou ao sub-23 e em agosto de 2019 teve seu primeiro empréstimo, para o Charlton.

Na segunda divisão inglesa, seu estilo de jogo chamou a atenção. Um meio campista com ótimo físico, capaz de dar combate nos campos de defesa e ataque, fazendo a função ‘box-to-box’, defendendo e atacando com qualidade.

Com isso, depois de meia temporada emprestado ao Charlton, o Swansea fez uma proposta e conseguiu contar com o futebol de Gallagher por seis meses, em novo empréstimo.

Portanto, na temporada 2019/20, o meia atuou na Championship por dois times, e aproveitou bem. Ao todo, foram 45 partidas, 6 gols e 11 assistências. Além disso, Gallagher foi escolhido como o melhor jogador da Academia do Chelsea em 2019.

Ciclo completo

Finalmente, Conor Gallagher completou sua preparação com um empréstimo bem-sucedido para um clube da Premier League. O West Bromwich recebeu o meia para a temporada 2020/21, e o jovem não decepcionou.

Titular em quase toda a campanha, Conor Gallagher terminou sua primeira campanha de Premier League com 30 jogos, dois gols e duas assistências. Além disso, foi escolhido como o melhor jogador jovem do West Bromwich, coroando sua boa jornada.

(Sugestão de imagem/tweet)

“Adorei cada empréstimo que fiz e cada jogo que joguei. Tem sido ótimo conhecer novas pessoas, jogando com vários jogadores e diferentes treinadores. É tudo uma questão de obter experiências diferentes”.

“Eu definitivamente melhorei como jogador nos últimos dois anos e muito disso se deve aos quatro treinadores sob os quais eu joguei e seus diferentes estilos de jogo. Eu simplesmente adorei cada minuto e agora quero continuar melhorando ainda mais”. – É como avalia o jogador.

Próximo passo

Depois de aproveitar bem os empréstimos, Conor Gallagher chegou com moral para a pré-temporada junto ao elenco do Chelsea.

Apesar de forte concorrência no meio, que conta com nomes como N’Golo Kanté, Jorginho e Mateo Kovacic, o empréstimo de Billy Gilmour pode abrir espaço para mais um meia no elenco azul.

Ainda que não ofereça o mesmo tipo de jogo que Gilmour, o futebol de Gallagher pode ser aproveitado por Thomas Tuchel. Por se tratar de um meia intenso, capaz de pressionar o adversário no campo de ataque e de defesa, com agilidade e inteligência para aparecer de surpresa ofensivamente e ótima qualidade no passe. Como ele mesmo avalia:

“Eu me considero um meio-campista versátil. Gosto de jogar como ‘box-to-box’, tentar criar oportunidades e fazer meu trabalho defensivo.”

“Sinto que posso jogar em qualquer lugar do meio-campo, seja mais recuado ou mais avançado. Estou feliz em fazer qualquer coisa e sou bom o suficiente para isso. Sei que a inteligência defensiva é algo que posso melhorar, por isso tenho trabalhado nisso na última temporada e agora durante a pré-temporada. Disseram-me que preciso melhorar nisso, então estou me concentrando nisso”.

Portanto, impressionar Tuchel e permanecer no elenco é a meta de Conor Gallagher, que se diz pronto para o novo passo em sua carreira.

“Tenho apenas 21 anos, então sinto que já ganhei muita experiência e me desenvolvi muito como jogador. Ainda é apenas o começo, porque não estou nem perto de onde quero estar. Eu sei que posso ir ainda mais longe”.