A Juventus teve sua longa hegemonia na Serie A do Campeonato Italiano quebrada na temporada passada pela Internazionale. A quarta colocação na liga não foi muito bem digerida pela diretoria da Velha Senhora, que trouxe de volta o técnico Massimiliano Allegri para tentar colocar as coisas de volta nos trilhos.
Sob o comando do ex-jogador Andrea Pirlo, a Juve viveu um grande drama na edição passada da liga, tendo entrado na última rodada correndo sérios riscos de não conseguir uma vaga na Liga dos Campeões. Os torcedores rivais até secaram os bianconeri, mas eles golearam o Bologna no último jogo e contaram com um tropeço do Napoli diante do Hellas Verona.
A experiência da temporada passada ligou um sinal de alerta na diretoria piemontesa, que promoveu imediatamente mudanças em seus setores administrativo e técnico. Após o fim do campeonato, Pirlo “entregou o boné” e Fabio Paratici foi substituído por Federico Cherubini na função de diretor esportivo. Allegri, por sua vez, retornou ao clube e a Juve teve tempo de promover Maurizio Arrivabene para ser novo CEO.
Ele voltou!
Após passar pelas mãos de Pirlo e Maurizio Sarri, que deixaram o clube com pouco mais de 65% de aproveitamento, a Juventus apostou em Allegri para tentar recolocar a equipe no caminho certo. Sob sua batuta, a Velha Senhora dominou o futebol italiano ao conquistar cinco ligas consecutivas, quatro Copas da Itália e duas Supercopas da Itália.
Apesar de todas essas conquistas, Allegri falhou em vencer a Champions League e foi demitido justamente por essa razão no ano de 2019. Vale destacar que a Velha Senhora chegou em duas finais do principal torneio de clubes da Europa, mas perdeu as edições de 2014/15 e 2016/17 para os espanhóis Barcelona e Real Madrid, respectivamente.
Em uma entrevista ao site oficial do clube, Allegri destacou que pretende ver “entusiasmo” e “disponibilidade” em seus jogadores neste início de pré-temporada. O comandante italiano deverá ajustar sua Juve no 4-2-3-1 ou 4-3-3 e espera uma possível chegada de Manuel Locatelli, do Sassuolo, para trazer mais equilíbrio.
Allegri terá em mãos um numeroso elenco, que deverá ser chefiado pelo craque português Cristiano Ronaldo. Além disso, o treinador poderá usar pela primeira vez a regra das cinco substituições, que muitas vezes trouxe alegrias ao longo de sua primeira passagem por Turim.
Arrivabene, quem é o novo CEO da Juve?
A reconstrução da Juventus passa também por Arrivabene, que foi anunciado no final de junho como o novo CEO bianconero. A pandemia do novo coronavírus trouxe reflexos negativos nas finanças do clube, que aprovou recentemente um aumento de capital de 400 milhões de euros para equilibrar as contas.
Basicamente, o objetivo de Arrivabene será liderar a reorganização da Juve, que vem de uma temporada bem abaixo dos padrões habituais. O ex-chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1 será o responsável por formular as estratégias e orientar a nova política voltada para jovens, articulando a área do futebol com finanças e marketing.
Torcedor da Juventus, Arrivabene é membro da diretoria do clube desde 2012 e trabalhará ao lado de Allegri e Cherubini para recolocar a Velha Senhora no patamar mais alto do futebol nacional o mais rápido possível.
A missão do empresário não será nada fácil, pois a Juventus precisará racionalizar bastante seus próximos movimentos. Apesar do caminho bem acidentado, a nova diretoria bianconera terá que encontrar um jeito de aumentar a competitividade dentro dos gramados, alavancar a visibilidade da marca e trazer um equilíbrio econômico.
Próxima Série A
A Juventus de Allegri estreará no Campeonato Italiano no dia 22 de agosto em Údine, contra a Udinese, coisa que não acontecia desde 1986. Na terceira e quarta rodadas, a Velha Senhora já terá dois compromissos importantes diante do Napoli e do Milan, respectivamente.
Os bianconeri venceram nove das últimas 10 estreias na liga italiana, tendo perdido somente em 2015 para a própria Udinese, mesma adversária da primeira rodada da próxima Serie A. Essa será a 89ª participação do clube no torneio, que já venceu 36 vezes.
A Velha Senhora entrará nos gramados sem o lendário Gianluigi Buffon, que reforçou o Parma para a campanha na próxima Serie B. Além disso, o brasileiro Arthur passou recentemente por uma cirurgia e ficará por dois a três meses longe dos gramados.
Levanta a mão quem tá com saudade de ver a Juve em campo 🙋♂️ pic.twitter.com/rpJH7eMu5s
— JuventusFC (@juventusfcpt) July 20, 2021