Na próxima sexta-feira (23), o mundo do esporte terá seu maior evento em cada quatro anos. A saber, nessa ocasião, em cinco, devido a pandemia da COVID-19. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começam, numa edição que promete muito, no futebol. Dessa forma, a modalidade começa suas atividades um dia antes, na quinta-feira (22). Assim, o MondoSportivo Brasil traz as principais seleções e os destaques das delegações que estão no Japão.
Grupos e Sedes de Tóquio 2020
O futebol nos Jogos Olímpicos, como de costume, é realizado em outras cidades além da cidade-sede do evento. Com isso, outras cinco cidades se juntam a Tóquio para receber a modalidade. São elas: Yokohama, Kashima, Rifu, Sapporo e Saitama. A saber, Yokohama recebe a grande decisão do torneio olímpico. O Estádio Nacional da cidade é famoso outros eventos, como a final da Copa do Mundo de 2002, e vários Mundiais de Clubes da FIFA.
A saber, sobre os grupos e seleções que estarão presentes em Tóquio 2020, as vagas foram definidas entre 2019 e 2020. As confederações de cada continente possuem suas classificatórias como Pré-Olímpico, ou o próprio torneio continental de base da entidade. Exemplos disso são a UEFA Euro Sub-21 e o Pré-Olímpico Sul-Americano. Com isso, 16 seleções estão no Japão para a disputa do torneio, dividas em quatro grupos, mostrados abaixo.
⚔️ The draw for the Men’s #OlympicFootball Tournament has thrown up some intriguing clashes!#Tokyo2020 pic.twitter.com/aWBvZJw3Zq
— FIFA.com (@FIFAcom) April 21, 2021
Principais seleções presentes em Tóquio 2020
Brasil
Antes de mais nada, começaremos falando dos atuais campeões olímpicos. A seleção brasileira quebrou o tabu da medalha de ouro em 2016 em casa, no Rio de Janeiro, derrotando a Alemanha nos pênaltis. Curiosamente, os germânicos estão no caminho do Brasil em Tóquio, na fase de grupos. Dessa forma, os comandados de André Jardine são um dos favoritos para a conquista do bicampeonato, devido ao forte elenco trazido ao Japão. Além disso, esse plantel poderia ser até mais forte, mas isso não ocorreu devido a não autorização de algumas equipes em liberar seus atletas.
Um destaque dessa seleção é o lateral direito Daniel Alves, convocado como um dos jogadores acima dos 24 anos. Além disso, o Brasil tem em seu elenco dois atletas que estavam com Tite na disputa da Copa América: Richarlison e Douglas Luiz. Outros nomes também chamam atenção, como Claudinho, craque do último Campeonato Brasileiro, Matheus Cunha, artilheiro no Hertha Berlim, Antony, do Ajax, Martinelli, do Arsenal, Bruno Guimarães, do Lyon, entre outros. A estreia será contra a Alemanha nesta quinta-feira (22).
Não dá pra esconder a alegria de defender o Brasil nos Jogos Olímpicos! 😁🇧🇷⚽️
Fotos: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/10MvzumvQq
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) July 19, 2021
Alemanha
A saber, a Alemanha chega aos Jogos Olímpicos buscando sua segunda medalha de Ouro, mas a primeira como um país unificado. Dessa forma, a seleção germânica entra forte na disputa, principalmente pelo sucesso de sua base. Os alemães foram recentemente campeões da UEFA Euro Sub-21, principal torneio de base da Europa, e três jogadores que estavam na conquista, jogarão em Tóquio. Além disso, o treinador será o mesmo: Stefan Kuntz.
Ainda, o técnico alemão apostou em quem ele já conhece, para reforçar o elenco olímpico. Dessa forma, chamou entre os jogadores acima de 24 anos, Nobody Amiri e Maximillian Arnold. Os dois atletas foram campeões europeus na base em 2017, junto com o técnico. Enfim, a Alemanha está no Grupo D, o mesmo do Brasil. A chave também inclui Costa do Marfim e Arábia Saudita.
19 players have been called up to represent Germany at @Tokyo2020 ⚽🇩🇪
More info on the squad 👉 https://t.co/dWg3p8yqD1#roadtotokyo #Tokyo2020 pic.twitter.com/9LTRLqYQ6S
— Germany (@DFB_Team_EN) July 5, 2021
Argentina
A Argentina sem dúvidas é uma das seleções mais tradicionais do mundo, quando o assunto é Jogos Olímpicos. Dessa forma, sempre chega forte para as competições. Para Tóquio 2020 não é diferente. Apesar de não ser um elenco de nomes tão conhecidos, a bicampeã olímpica tem em seu plantel nomes muito interessantes, convocados pelo técnico Fernando Batista. Entretanto, não foram escolhas fáceis, com muitos cortes envolvidos. Nomes como Carlos Tévez, Lucas Alario, Enzo Pérez e Carlos Izquierdoz chegaram a ser considerados, mas não estão no Japão.
Sendo assim, a Argentina está em Tóquio com apenas um jogador acima dos 24 anos: o goleiro Ledesma, o Cádiz. Enfim, alguns destaques da convocação são Ezequiel Barco, do Atlanta United, Adolfo Gaich, do Benevento, Ezequiel Ponce, do Spartak Moscou, De La Fuente, De La Vega, do Lanús, e Thiago Almada, do Vélez Sarsfield. Os argentinos estão no Grupo C, ao lado de Espanha, Egito e Austrália.
#Sub23 El plantel de @bochabatista realizó su primer entrenamiento en la ciudad de #Sapporo.
¡Preparados para competir! 👊🏼🇦🇷 pic.twitter.com/9FpB4pMdlQ
— 🇦🇷 Selección Argentina ⭐⭐⭐ (@Argentina) July 19, 2021
Espanha
A Espanha também entra forte como uma das favoritas a conquista da medalha de ouro. A saber, seis jogadores que estão em Tóquio 2020, estavam junto com Luís Enrique na campanha até as semifinais da UEFA Euro 2020. São eles: Pedri, Eric García, Dani Olmo, Unai Simón, Mikel Oyarzabal e Pau Torres. Além disso, o técnico Luis De La Fuente convocou outros nomes conhecidos para a disputa dos Jogos Olímpicos, como Dani Ceballos, Marco Asensio, Mikel Merino, Marc Cucurella e Oscar Mingueza. Enfim, a Fúria está no Grupo C, ao lado de Argentina, Egito e Austrália, em busca do bicampeonato olímpico.
✅ Sesión finalizada en Kobe 🇯🇵 con las nuevas equipaciones de entrenamiento para el campeonato.👏🏽
🗓️ ¡¡Mañana jugamos un amistoso contra Japón!!#AlgoÚnico2020 pic.twitter.com/xWIIENjr7Y
— Selección Española Masculina de Fútbol (@SEFutbol) July 16, 2021
França
Por fim, talvez a última das grandes favoritas a conquista do ouro seja a seleção francesa. Sylvain Ripoll, convocou nomes conhecidos do público, e com destaque para dois atletas que jogam no México. Gignac e Thauvin, ambos do Tigres. Entretanto, o treinador teve dificuldades com outros nomes que foram chamados. Isso, porque como os Jogos Olímpicos não são data FIFA, os clubes não tem a obrigação de liberar os atletas. Exemplos disso aconteceram com Camavinga, do Rennes, Saliba, do Olympique de Marseille e Malang Sarr, do Chelsea. Enfim, os franceses estão no Grupo A, contra Japão, África do Sul e México.
Le vestiaire est en place ! 🇫🇷🇰🇷 #FRACOR
A suivre en direct sur FFFtv ▶️ https://t.co/G4zIU2KEgR pic.twitter.com/JJbVdi7suJ— Equipe de France ⭐⭐ (@equipedefrance) July 16, 2021
Outros jogadores que estarão em Tóquio 2020:
- Takehiro Tomiyasu – Bologna – Japão
- Takefusa Kubo – Real Madrid – Japão
- Eric Baily – Manchester United – Costa do Marfim
- Franck Kessie – Milan – Costa do Marfim
- Guillermo Ochoa – América-MEX – México
- Chris Wood – Burnley – Nova Zelândia
- Lee Kang-In – Valência – Coreia do Sul
- Daniel Arzani – Manchester City – Austrália