Atalanta inicia temporada sonhando em conquistar títulos

Uma das grandes sensações do futebol europeu, a Atalanta buscará na temporada 2021/22 repetir suas boas atuações para alimentar o sonho de conquistar pela primeira vez em sua história a Serie A do Campeonato Italiano. A estreia da Dea na liga está marcada para o dia 22 de agosto em Turim, contra o Torino.

As expectativas em cima da equipe de Bergamo são altas, já que venceu nas últimas três temporadas sua estreia na elite do futebol do país. Curiosamente, na edição passada da liga, o primeiro jogo da Atalanta no campeonato foi diante do Torino, que perdeu na capital da região do Piemonte por 4 a 2.

Na sexta e sétima rodadas, a Atalanta terá dois clássicos regionais consecutivos, contra a atual campeã Internazionale e Milan, respectivamente. Os embates estão marcados para os dias 26 de setembro e 3 de outubro.

Os lombardos, que irão disputar a Serie A pela 61ª vez, estão se preparando para o início da temporada em Zingonia. A equipe comandada por Gian Piero Gasperini realizará cinco amistosos entre os dias 16 e 31 de julho, contra AlbinoGandino, Maccabi Bnei Raina, Modena, Pergolettese e Pordenone.

Ataque para ninguém botar defeito

Não é nenhuma novidade que a Atalanta é uma máquina de fazer gols. Na temporada passada, a Dea marcou 90 tentos, já na retrasada foram 98 vezes que o clube nerazzurro balançou as redes.

Com a sua grande quantidade de gols, a Atalanta conseguiu entrar em uma seleta lista de média de tentos por partida na liga italiana. Na edição passada da competição, a equipe teve uma média de 3,05 gols por rodada, a nona maior da história da Serie A.

No geral, em suas 2.074 partidas disputadas na elite do Campeonato Italiano, a Atalanta conseguiu anotar 2.287 gols, além dos 2.686 sofridos ao longo do tempo.

Na próxima temporada, o colombiano Duván Zapata poderá se tornar o maior artilheiro da história da Atalanta na Serie A. O centroavante, que tem 56 gols, está empatado com Germán Denis e Adriano Bassetto e precisa de mais 13 tentos para igualar a marca de Cristiano Doni.

Time difícil de ser derrotado

Além de um bom ataque, a Atalanta tem uma defesa muito consistente, que é comandada pelo ítalo-brasileiro Rafael Tolói, campeão da Eurocopa pela seleção da Itália. Ao mesmo tempo que o time mostrou bastante facilidade em balançar as redes nestas últimas temporadas, também soube se defender para evitar placares adversos.

Na temporada passada do campeonato, os comandados de Gasperini foram derrotados somente seis vezes, se tornando a menor quantidade de partidas perdidas na história dos nerazzurri na Serie A, ao lado da edição de 2019/20 do torneio.

Atalanta mira melhorar posição na tabela

Na temporada 2016/17, a Atalanta conseguiu uma histórica e inesperada quarta colocação no Campeonato Italiano. A sonhadora equipe de Bergamo não parou por aí e melhorou, tendo conseguido finalizar a liga três vezes consecutiva na terceira posição.

O clube nerazzurro novamente se classificou para a Liga dos Campeões, mas os comandados de Gasperini querem alcançar voos mais altos nos cenários nacional e internacional. A próxima temporada será uma boa oportunidade para a Dea tentar finalizar a liga em primeiro com o título ou em segundo, melhorando ainda mais seu retrospecto.

Atualmente, não é nenhuma barbaridade cogitar que a Atalanta possa levantar um troféu ao longo da temporada. Na Copa da Itália, por exemplo, o clube já foi vice-campeão duas vezes, sem contar os três terceiros lugares na liga.

A Atalanta já mostrou que no futebol tudo é possível e o simpático clube de Bergamo não cansa de surpreender os seus torcedores. Na próxima temporada, poderemos ver uma Dea ainda mais fortalecida e mentalmente preparada para encarar e superar novos desafios.