Jadon Sancho no Man United – Porquê era tão desejado?

Depois de dois anos de muitos rumores, especulações, conversas e uma negociação extensa e desgastante, o Manchester United enfim se acertou com os alemães e pode anunciar a contratação do jovem inglês Jadon Sancho junto ao Borussia Dortmund por 85 milhões de euros. Mas diante de tudo isso uma pergunta merece ser respondida, porquê o Manchester United desejava tanto contratar o camisa 7 destaque do time alemão?

PORQUÊ O UNITED DESEJA SANCHO?

Pode não parecer algo tão complexo por quem olha de fora e vê uma transferência de um grande talento para um dos clubes mais ricos do mundo, mas por trás dessa contratação existem algumas necessidades que o Manchester United tem faz algum tempo, talvez seja dramático demais dizer que tudo isso começou em 2009 quando Sir Alex Ferguson liberou Cristiano Ronaldo para se transferir ao Real Madrid e desde então essa posição ficou vaga no imaginário do torcedor do clube inglês.

Por mais que na reta final com SAF títulos foram conquistados, a torcida não se contentava com jogadores de um nível técnico mais baixo como Antonio Valencia e Michael Owen vestindo a camisa 7. Depois disso vieram contratações de maior impacto como Angel Di Maria e Memphis Depay, mas ambos sofreram com a adaptação ao time treinado por Louis van Gaal e logo foram embora.

Por último tentaram com jogadores mais experientes, Alexis Sanchez veio do Arsenal mas com problemas físicos e declínio técnico não conseguiu render o esperado, e atualmente o uruguaio Edinson Cavani veste a camisa 7 e apesar dos percalços terminou a temporada muito bem tendo seu contrato renovado por mais uma temporada. Mas ainda assim este desejo da torcida não foi totalmente satisfeito, há um clamor geral que somente a contratação de um jovem talento como Jadon Sancho poderia satisfazer totalmente o desejo do torcedor.

Mas e o time dentro de campo, porquê desejam tanto ver um jogador como Jadon Sancho?

Bom, se você tem o costume de ver jogos do Manchester United na Premier League vai perceber algumas coisas sobre a maneira que o time ataca e principalmente o lado em que a maioria dos ataques ocorre. Sobre a maneira de atacar é bem evidente que muitas vezes falta uma criação no meio para levar a bola na melhor posição para os atacantes, isso acontece principalmente quando o time está com domínio da posse de bola com o adversário com a defesa enfiada na área, e mesmo com a chegada de Bruno Fernandes há jogos que ele sendo bem marcado falta outro jogador com essa qualidade.

Agora sobre o lado é algo bem interessante de se observar, nos últimos dois anos é bastante perceptível que o Manchester United ataca bem mais pelo lado esquerdo. O ataque vai sempre pender mais para aquele lado onde Marcus Rashford, Luke Shaw, Anthony Martial, Bruno Fernandes e por último até Paul Pogba gostam de avançar por ali.

Fazem com que o lado de Aaron Wan-Bissaka que já não é um grande apoiador sofra com o apoio ofensivo, tendo ali Mason Greenwood, Daniel James e Juan Mata como os principais jogadores que atuam ali. Além disso quando os atacantes Rashford e Martial são deslocados para o lado direito não rendem o bastante para serem úteis na posição.

Nos esquemas de jogo que Ole Gunnar Solskjaer mais costuma mandar a campo (4-2-3-1 e 4-3-3) vamos sempre perceber que se faz necessário alguém mais criativo ali no setor direito para que haja um maior equilíbrio, quando o lado esquerdo é bem marcado o time sofre bastante pra conseguir criar chances claras de gol, o time acabe sempre pendendo para um lado e vemos diversas vezes o lateral direito não conseguir evoluir para buscar a linha de fundo, algo fundamental quando se joga ofensivamente buscando quebrar as linhas defensivas.

PORQUÊ SANCHO ATENDE A ESSAS NECESSIDADES?

Quando falamos de qualidade técnica, sem dúvida alguma o nome de Jadon Sancho é citado como um dos jovens mais promissores do futebol mundial e isso não há como contestar por tudo que já o vimos fazer no Borussia Dortmund nos últimos 3 anos. É um tipo de jogador com um domínio de bola espetacular, tem um drible que chama a atenção de todos na Europa e ainda consegue municiar seus atacantes com passes que quebram as linhas de defesa do adversário.

Além disso é um jogador polivalente ali no ataque podendo atuar dos dois lados, não um só como outros atacantes do time. Sancho é também um jogador que não se esconde do jogo, abre espaços e costuma ser do tipo que aparece para receber passes, dá opção de realizar tabelas para avançar no campo e chegar nas zonas de perigo para gerar chances claras de gol, isso tudo faria com que algumas carências do Manchester United fossem sanadas, principalmente em jogos que a defesa adversária está enfiada na área e um jogador tão criativo quanto Jadon Sancho mais necessário, ele é um dos jogadores que mais criou chances claras de gols nas últimas temporadas na Europa.

Juntamente com isso podemos falar das participações diretas em gols, pois esses números é o que mais chama atenção em Jadon Sancho que é ao lado de Lionel Messi são os únicos jogadores do Top 5 Ligas Europeias a terminar todas as últimas 3 temporadas com +10 gols e +10 assistências. Além das qualidades já exaltadas acima, Sancho é também um jogador terminal das jogadas, seja com a assistência açucarada para seus companheiros de ataque, ou com ele mesmo concluindo a gol. Na última temporada Marcus Rashford e Bruno Fernandes conseguiram terminar com dígitos duplos nos dois quesitos, mas Jadon Sancho é sem dúvidas um especialista nisso e com toda a certeza vai ajudar o Manchester United a ter um ataque ainda mais potente.

Sancho poderá usar a Camisa 7?

Sobre o jovem inglês vestir a gloriosa camisa 7 do Manchester United nessa temporada não temos a confirmação pois atualmente ela tem dono, o atacante uruguaio Edinson Cavani que segundo alguns setoristas do clube poderia liberar o número para a jovem contratação que deverá jogar por uma década no clube, enquanto Cavani só tem mais um ano de contrato na Inglaterra e fará 35 anos em Fevereiro, não tendo sua permanência garantida para os próximos anos no clube.

Mas seja vestindo a 7 ou qualquer outro número, Jadon Sancho é a resposta que Ole Gunnar Solskjaer desejava após perder a final da Europa League contra o Villarreal, alguns jornalistas ingleses relataram que após a derrota o treinador norueguês já buscou contato com a direção do clube colocando a jovem estrela inglesa de 21 anos como alvo prioritário na janela de transferências. John Murtough e Ed Woodward trabalhando juntos conseguiram êxito na negociação e agora cabe a Solskjaer comprovar dentro de campo o porquê desse tamanho desejo pelo jogador, as expectativas estão nas alturas e um rendimento de alto nível é esperado na temporada 2021/22 para que o Manchester United volte a conquistar taças, e lá dentro do clube acredita-se que com Jadon Sancho o clube está mais próximo disso.

O garoto chegará a um dos maiores clubes com mundo com uma responsabilidade enorme de mostrar todo seu talento e ajudar um grande clube a voltar aos tempos de glória que se foram faz alguns anos, não é uma tarefa fácil mas existe um certo grau de confiança de que Jadon Sancho é realmente o que o Manchester United precisava para se tornar apto a disputar títulos nas próximas temporadas, ao menos na teoria o desejo foi realizado e agora esperamos para ver em campo se as necessidades serão sanadas por essa e outras contratações nesta janela de transferências.