Roteiro especial: Dinamarca vence e está na semifinal da Eurocopa

Um roteiro mais que especial está sendo escrito: a Dinamarca está na semifinal da Eurocopa. Os dinamarqueses venceram a República Tcheca por 2 x 1, no Estádio Olímpico de Bacu, no Azerbaijão. Thomas Delaney e Kasper Dolberg foram os responsáveis por classificar a seleção para a próxima fase. Por outro lado, Patrik Schick anotou seu quinto gol na competição, e igualou Cristiano Ronaldo na artilharia.

A Dinamarca chegou na semifinal da Eurocopa 2020 após 29 anos do último título europeu. Em 1992, os dinamarqueses bateram, na final, a Alemanha por 2 x 0, e se consagraram campeões pela primeira vez da competição.

Mais homenagens para Christian Eriksen

Antes do começo da partida, a República Tcheca prestou uma homenagem ao meio-campista Christian Eriksen. Os tchecos presentearam a Dinamarca com uma camisa (de número 10) com o nome do atleta. Na ocasião, os capitães de ambas as seleções, Tomáš Souček e Simon Kjær, posaram para a foto dentro de campo.

Escalações 

República Tcheca

Tomás Vaclík; Vladimír Coufal, Ondřej Čelůstka, Tomáš Kalas e Jan Bořil; Tomáš Holeš e Tomáš Souček; Lukáš Masopust, Antonín Barák e Petr Ševčík; Patrik Schick.

A princípio, o técnico Jaroslav Šilhavý promoveu a volta do lateral Jan Bořil, após suspensão. Além disso, Vladimír Darida será mantido no banco de reservas. A equipe tcheca joga em um modelo 4-2-3-1. Por vezes, Souček tem a liberdade para avançar ao campo ofensivo, tendo essa valorosa característica.

Os tchecos vêm de uma espetacular classificação nas oitavas da Euro. Assim, a seleção venceu a Holanda por 2 x 0 e avançou às quartas de final.

Dinamarca 

Kasper Schmeichel; Andreas Christensen, Simon Kjær e Jannik Vestergaard; Jens Stryger Larsen, Pierre-Emile Højbjerg, Thomas Delaney e Joakim Mæhle; Mikkel Damsgaard, Martin Braithwaite e Kasper Dolberg.

A saber, a Dinamarca chega com muita moral nesta fase da Eurocopa. Assim, os comandados de Kasper Hjulmand buscam o 2° título da história na competição. Em campo, o treinador dinamarquês manteve os mesmos jogadores da vitória sobre o País de Gales por 4 x 0, pelas quartas de final do torneio. A seleção se posta em um 3-4-3, tendo alas com liberdade para atacar, além de pontas bem velozes e técnicos.

1° Tempo

O jogo começou fulminante. A princípio, a Dinamarca marcou aos cinco minutos. Em cobrança de bola parada, Jens Stryger Larsen cruzou, e a bola achou Thomas Delaney, que subiu sozinho de cabeça e fez o primeiro do confronto.

Assim, a seleção dinamarquesa buscou o domínio das ações, tanto no campo de defesa quanto na transição para o ataque. Em uma falha de marcação, Mikkel Damsgaard recebeu na frente e tocou na saída do goleiro Tomás Vaclík, que desviou com a ponta dos dedos. Na sequência, Delaney teve outra chance, mas desperdiçou.

Kasper Schmeichel quase entregou um gol para a República Tcheca. A saber, ele saiu jogando erradamente, e fez bela defesa frente a frente com Tomáš Holeš. Nas poucas oportunidades do mandante, Schmeichel trabalhou novamente.

Aos 37′, a Dinamarca puxou contra-ataque em velocidade, e Damsgaard fez Vaclík fazer ótima defesa. Logo em seguida, o segundo gol dos visitantes chegou em grande estilo. A princípio, Joakim Mæhle fez belíssimo cruzamento, e o artilheiro Kasper Dolberg marcou seu terceiro tento na Eurocopa.

2° Tempo

Primeiramente, a de ressaltar que a Republica Tcheca voltou para o 2° tempo com muito gás. Assim, Jaroslav Šilhavý colocou Jakub Jankto e Michael Krmenčík. Kasper Schmeichel, por sua vez, fez duas excelentes defesas no retorno da partida.

Assim como o gol de Delaney nos minutos iniciais, os tchecos também marcaram. O artilheiro Patrik Schick anotou seu quinto gol nesta Euro, em cruzamento de Vladimír Coufal. Os 10 minutos da 2ª etapa foram de amplo predomínio da seleção tcheca, ocupando a maior parte do campo ofensivo. O zagueiro Ondřej Čelůstka saiu de campo lesionado, entrando Jakub Brabec.

No minuto 32, Yussuf Poulsen – que entrou no 2° tempo – fez Vaclík realizar boa defesa pelo alto. Novamente, o goleiro tcheco pegou com o pé direito.

Dia dos artilheiros: Dolberg e Schick

Kasper Dolberg alcançou a marca de três gols nesta edição da Eurocopa. Assim, o atacante da Dinamarca se tornou o atleta que mais anotou gols pela seleção na história da Euro, ao lado dos jogadores Jon Dahl Tomasson, Brian Laudrup, Henrik Larsen e Frank Arnesen.

Por outro lado, o principal jogador da República Tcheca marcou mais uma vez na Eurocopa: Patrik Schick. Com cinco gols, empatado com Cristiano Ronaldo, o centroavante é um dos artilheiros da Euro 2020. Além disso, ele igualou o mesmo número de tentos (5) de Milan Baroš no torneio europeu de 2004 – sendo os maiores artilheiros tchecos em grandes competições.