It´s Coming Home? Inglaterra goleia Ucrânia e chega às semifinais da Eurocopa após 25 anos

A seleção inglesa está de volta às semifinais da Eurocopa. Neste sábado (3), a Inglaterra enfrentou a Ucrânia no Estádio Olímpico de Roma, em confronto válido pelas quartas de final da UEFA Euro 2020. Dessa forma, com muita autoridade e controle sobre seu adversário, os comandados de Gareth Southgate golearam pelo placar de 0 a 4. Harry Kane duas vezes, Maguire e Henderson, foram os autores dos gols. O English Team fica novamente entre as quatro melhores seleções do continente, depois de 25 anos, e enfrentará a Dinamarca, em Wembley.

Prévias e Escalações

A saber, pela segunda vez na história, Ucrânia e Inglaterra se enfrentaram na fase final da Eurocopa. Na última ocasião, os ingleses levaram a melhor e venceram por 1 a 0. A partida foi válida pela UEFA Euro 2012, disputada em solo ucraniano junto a Polônia. Além disso, as duas seleções se encararam pela primeira vez em um mata-mata de uma grande competição.

A Ucrânia chegou pela primeira vez ao mata-mata da Eurocopa. Primeiramente, a escalação ucraniana inicial foi semelhante a de partidas anteriores. Como destaque fica a troca de Stepanenko por Mykolenko. Além disso, Malinovskyi, da Atalanta, e um dos craques da equipe, sequer apareceu no banco de reservas. Enfim, Andriy Shevchenko iniciou o duelo num 3-5-2 com: Bushchan; Karavaev, Zabarniy, Kryvtsov; Matvienko, Mykolenko, Sydorchuk, Shaparenko, Zinchenko; Yarmolenko, Yaremchuk.

Por outro lado, Gareth Southgate realizou algumas mudanças na sua alteração, em relação a partidas anteriores, e com uma grande novidade. Criticado por muitos, o técnico finalmente colocou Jadon Sancho como titular pela primeira vez na Eurocopa. Além disso, Mason Mount voltou a titularidade. Dessa forma, com essas duas entradas, Saka e Trippier iniciam no banco. Enfim, a escalação inicial contou com um 4-2-3-1 formado por: Pickford; Walker, Stones, Maguire e Shaw; Rice, Phillips, Sancho, Mount e Sterling; Kane.

Controle da Inglaterra e dificuldade da Ucrânia no 1º Tempo

O jogo começou como o esperado. Dessa forma, a Inglaterra detinha a posse de bola, tentando furar a organização defensiva ucraniana. No primeiro momento, a Ucrânia defendia com um 5-3-2, com os alas voltando e reforçando a linha com os zagueiros. Entretanto, durou pouco essa consistência. Logo aos três minutos, Sterling cortou e foi ao meio para dar o passe entre as linhas. Harry Kane recebeu cara a cara com o goleiro e abriu o placar para os ingleses em Roma. Foi o segundo gol do camisa 9 na UEFA Euro 2020, o segundo no mata-mata.

Após o gol sofrido, a Ucrânia se soltou um pouco mais contra a Inglaterra. Com 15 minutos de jogo, os ucranianos tinham duas finalizações contra uma inglesa. Porém, os comandados de Southgate tentavam esfriar o jogo, trocando passes. Aos 16 minutos, a Ucrânia pressionou essa saída de bola e Yaremchuk teve chance, mas Pickford fez boa defesa.

Após um início de jogo com gol e mais frenético, as equipes abaixaram um pouco o ritmo. Novamente, a Inglaterra trocava passes e mantinha a posse de bola. Entretanto, a Ucrânia já não conseguia exercer a pressão sobre os ingleses, e não incomodavam o English Team. Por outro lado, quando os ingleses chegavam, ainda levavam perigo. Aos 32 minutos, após bate rebate na área, a bola sobrou para Rice finalizar de longe, e exigiu grande defesa de Bushchan. E aos 39 minutos, após boa trama, Sancho finalizou para nova defesa, mas foi marcado impedimento. Ainda, os ucranianos perderam o zagueiro Kryvtsov por lesão, e Tysgankov entrou em seu lugar. Assim, terminou a etapa inicial, com 0 a 1.

Etapa final com Inglaterra resolvendo contra a Ucrânia no início

Assim como no início do primeiro tempo, os ingleses começaram com tudo na etapa final. Sendo assim, antes de completar um minuto de segundo tempo, a Inglaterra marcou novamente contra a Ucrânia. Um tento com a marca do Manchester United. Luke Shaw cobrou falta na área, e Harry Maguire cabeceou sem chances para Bushchan, deixando 0 a 2 no placar. E logo aos quatro minutos, a porteira abriu. Shaw apareceu novamente no lado esquerdo para cruzar na área. Harry Kane cabeceou por baixo das pernas do goleiro, para fazer 0 a 3 para os ingleses, mais um do atacante do Tottenham.

Com o placar mais controlado, Gareth Southgate começou a poupar jogadores e dar ritmo para atletas voltando de lesão. Dessa forma, Rice deixou o campo para a entrada de Jordan Henderson, do Liverpool, que vai readquirindo sua forma física. Além disso, a Ucrânia parecia muito baqueada com os dois gols sofridos, e os ingleses continuavam chegando. Aos 16 minutos, Harry Kane quase fez o Hat-Trick, mas parou no goleiro. Porém, na sequência, Henderson marcou de cabeça, e virou goleada em Roma, com 0 a 4. Foi primeiro gol do meia dos Reds com a camisa da seleção inglesa.

Novamente, para poupar jogadores, Southgate novamente promoveu outras substituições na equipe. Sterling, Shaw e Phillips saíram para a entrada de Trippier, Rashford e Bellingham. A partir dos três gols ingleses, a partida diminuiu seu ritimo. A Inglaterra controlava a posse de bola, enquanto a Ucrânia estava abatida, sem nem conseguir chegar a área adversária. Harry Kane foi substítuido por Calvert-Lewin já no final do jogo, e foi aplaudido de pé por todo o Estádio Olímpico de Roma. Final de jogo, com vitória inglesa por 0 a 4.

Curiosidades e Impressões

Era esperado que a Ucrânia entrasse como franco-atiradora no confronto, e apenas uma atuação espetacular dos comandados de Shevchenko poderiam colocar a seleção entre as quatro melhores da UEFA Euro 2020. Entretanto, os ucranianos saem de cabeça erguida desta Eurocopa. A equipe foi quase eliminada na fase de grupos e passou para às oitavas de final no último momento, como umas das melhores terceiras colocadas. Assim chegou ao seu primeiro mata-mata de Euro, e chegou às quartas de final.

É apenas a terceira participação da seleção do leste europeu na Eurocopa, sendo a segunda passando por eliminatórias. Além disso, a campanha na UEFA Euro 2020 iguala a melhor campanha da Ucrânia em competições de grande nível. Em 2006, na Copa do Mundo, a seleção chegou até as quartas, quando perdeu para a Itália por 3 a 0.

Por outro lado, It’s Coming Home? A frase é usada pela torcida inglesa para ressaltar o bom momento histórico da seleção, que nunca conquistou a Eurocopa. Dessa forma, talvez essa tenha sido a atuação brilhante e segura que muitos esperavam desde o início da competição. Os ingleses dominaram do ínicio ao fim a partida, e mataram o confronto no melhor momento: o início da etapa final. Enfim, a Inglaterra volta à Londres, sua casa, para jogar a semifinal contra a Dinamarca, e uma possível final.

É a primeira vez em 25 anos que a Inglaterra chega às semifinais da Eurocopa. Curiosamente, novamente em casa. Na última ocasião, os ingleses chegaram as semis da Euro 1996, na Inglaterra, e foram eliminados pela Alemanha. Além disso, a Inglaterra ultrapassa o recorde dos alemães em 2016, e chega ao seu quinto jogo sem sofrer gols na Eurocopa. A Espanha passou sete jogos entre 2012 e 2016, mas não ocorreu dentro de uma única edição.