Como é bom olhar para dentro de campo e se sentir representado. Saber que ali, dentro das quatro linhas, tem um de nós, que se importa com as derrotas e que vibra com as vitórias. E como é amargo o sabor da despedida. Gerson foi embora e, com ele, mais um pedaço da fantástica geração rubro-negra de 2019.
VAPO ETERNO! Obrigado, @GersonSantos08! 🙅♂️❤️🖤 #ValeuCoringa pic.twitter.com/I3lfJ25YAo
— Flamengo (@Flamengo) June 24, 2021
Volante de fino trato e passadas largas, Gerson desfilou seu talento com a camisa do Flamengo por dois anos. Foram 109 partidas com o Manto Sagrado, 100 delas como titular. Os poucos gols (sete) não fazem jus ao que o Coringa representou para a torcida do Flamengo. Um jogador com classe, com talento e com a cara do clube mais querido do Brasil.
Não há, atualmente, jogador igual ao Gerson no futebol brasileiro. Tentar encontrar um substituto à altura é perda de tempo. Gerson é raro, especial. Era peça fundamental da engrenagem rubro-negra. Era o Vapo da Nação. Sem ele, o Flamengo perde muito, mas a vida segue. Tem que seguir.
Uma Nação grata por cada gota de suor deixada nos campos. OBRIGADO, @GersonSantos08! 🙅♂️❤️🖤 #ValeuCoringa pic.twitter.com/XMxKxKzujT
— Flamengo (@Flamengo) June 24, 2021
Pouco a pouco, aquela geração de ouro de 2019 vai perdendo suas peças. Um caminho natural até, mas que a cada despedida, machuca o saudoso torcedor do Flamengo. A talvez segunda melhor geração da história do clube está no imaginário coletivo da galera. Do goleiro ao ponta esquerda. Até meu filho de cinco anos conhece todos – incluindo alguns reservas.
De todos que saíram até agora (Marí, Rafinha e Gerson), a ausência mais sentida provavelmente será a do Coringa. Gerson fazia o time do Flamengo rodar redondo. Era aquele volante que não se destacava por gols ou assistências, mas pela capacidade de ocupar os espaços, dar opções de jogadas, ser útil tanto na defesa quanto no ataque. É, não vai ser fácil superar essa perda. Um Flamengo sem Vapo não é a mesma coisa.
Alô, Torcida do Flamengo, aquele V A P O! 🙅♂️#ValeuCoringa #VamosFlamengo #CRF
📸: @mcortesdasilva8 /CRF pic.twitter.com/iSoRaGnKch
— Flamengo (@Flamengo) June 24, 2021
O Flamengo vai continuar gigante, independentemente de quem fique ou vá embora, mas é sempre dolorido perder referências de rubro-negrismo dentro de campo. Gerson teve seu último ato na vitória diante do Fortaleza no Maracanã. A atuação nem foi das melhores. Gerson não comandou o meio de campo rubro-negro como de costume, mas teve chances, inclusive, de marcar um gol em sua despedida.
Quando Anderson Daronco apitou o fim da partida, o som de seu apito também encerrou um lindo capítulo de Gerson com a camisa do Flamengo. Uma trajetória curta, mas abarrotada de títulos e grandes momentos. Gerson chegou, jogou e venceu. Um menino de 24 anos com uma vida inteira pela frente no mundo da bola.
Não somos preparados para dizer “até logo”. Nos preparamos para viver intensamente nossos sonhos, desejos e objetivos.
Uma coisa tenho certeza: eu vivi intensamente o meu sonho de “ser um rubro-negro dentro de campo”.
Obrigado, Nação. Eu fui, sou e sempre serei um de vocês. pic.twitter.com/XrUvCeTDhW
— Gerson Santos (@GersonSantos08) June 24, 2021
Na primeira entrevista que deu, logo após o fim da partida, Gerson não escondeu a emoção. Deixou as lágrimas escorrerem por seu rosto, enquanto tentava explicar o tamanho do sonho de menino realizado: de torcedor de arquibancada a jogador do Flamengo. Quantos de nós não daríamos tudo para viver essa emoção?
O menino de sorriso fácil de Belford Roxo fez questão de ser grato ao clube, aos colegas de profissão e aos que quase nunca são notados, mas são fundamentais para um clube de futebol funcionar (roupeiros, massagistas etc). Gerson também sabe que, ao ser vendido, ajudou o clube a se manter equilibrado financeiramente e capaz de seguir forte em busca de novas conquistas. Assim se forjam grandes ídolos. Assim é um ser humano diferenciado.
As lembranças serão eternas, assim como os agradecimentos. Gerson honrou o Manto Sagrado e seguiu seu caminho. Assim é a vida. Assim é o esporte. Boa sorte, Gerson! E até logo, Coringa!
MENGÃO ATÉ MORRER! ❤️
OBRIGADO POR TUDO, @GersonSantos08! NÓS TE AMAMOS! 🙅🏿♂️🃏 #ValeuCoringa pic.twitter.com/jQ9lHR58ll
— Flamengo (@Flamengo) June 24, 2021