A Eurocopa chegou ao final da fase de grupos na última quarta-feira (23). Dessa forma, 16 das 24 seleções continuam na busca do troféu da maior competição de seleções do Velho Continente. Porém, mesmo com o torneio ainda distante do encerramento, a Euro 2020 já reservou algumas curiosidades e dados. Sendo assim, o MondoSportivo Brasil traz alguns recordes e novidades que o campeonato europeu, disputado em 2021, já reservou até aqui.
Curiosidadades da UEFA Euro 2020
11 sedes espalhadas pela Europa
Primeiramente, a grande novidade desta edição da Eurocopa é o número de sedes. Dessa forma, a Euro 2020 tem como curiosidade, que não apenas um ou dois países recebem o torneio, mas 11 cidades ao redor do continente. A opção da UEFA para isso surgiu como uma forma de comemoração aos 60 anos do torneio. Sendo assim, os lugares que recebem a competição são:
- Londres – Inglaterra
- Roma – Itália
- Munique – Alemanha
- Baku – Azerbaijão
- Bucareste – Romênia
- Amsterdã – Holanda
- Sevilha – Espanha
- Budapeste – Hungria
- São Petesburgo – Rússia
- Copenhague – Dinamarca
- Glasgow – Escócia
📋 Who has the strongest #EURO2020 squad? 🤔
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 2, 2021
Finlândia e Macedônia do Norte: as debutantes em Euro
Outra curiosidade da UEFA Euro 2020 é que esta edição da competição trouxe duas seleções estreantes no torneio. A saber, Finlândia e Macedônia do Norte jogaram pela primeira vez em sua história um torneio de grande expressão. Primeiramente, os finlandeses se classificaram diretamente para a Eurocopa, como 2ª colocada do Grupo G das Eliminatórias. Na ocasião, ficaram atrás apenas da Itália na chave. Por outro lado, os macedônios derrotaram a Geórgia nos playoffs da competição.
Entretanto, a campanha das duas seleções não duraram muito tempo. Ambas foram eliminadas logo na fase de grupos. Primeiramente, a Finlândia até surpreendeu, vencendo a Dinamarca em Copenhague por 0 x 1 no primeiro jogo. Porém, na sequência, foram duas derrotas. A saber, os finlandeses foram derrotados por Rússia e Bélgica. Enfim, ficaram na 3ª posição do Grupo B, com 3 pontos, mas não conseguiu a classificação. Isso, porque foi uma das piores terceiras colocadas.
Da mesma forma, a Macedônia do Norte também não foi longe. Na sua primeira partida, saiu derrotada pela Áustria por 3 x 1. O jogo ficou marcado pelo primeiro gol da seleção em torneios de grande expressão da história, pela lenda histórica do país, Goran Pandev. Na sequência, nova derrota para a Ucrânia e o final de participação foi um revés para a Holanda. Enfim, o confronto contra os holandeses foi a despedida de Pandev da seleção, com uma festa linda na Johan Cruyff Arena, sendo ovacionado pelas duas torcidas.
Patrick Schick e seu gol antológico
No último dia 14 de junho, a República Checa venceu a Escócia na estreia da seleção na Eurocopa pelo placar de 0 x 2. Dessa forma, o maior destaque da partida foi o atacante Patrick Schick, do Bayer Leverkusen. O jogador marcou os dois gols que deram a vitória para os checos sobre os donos da casa, e um deles, muito especial. A saber, no início do segundo tempo, Schick viu o goleiro Marshall adiantado e do meio-campo, acertou um lindo chute, com uma curva magnífica, que encobriu o arqueiro. O gol se tornou o mais longo da história da Euro, já que o atacante chutou a 51 metros de distância da meta.
𝗪𝗛𝗔𝗧 𝗔 𝗚𝗢𝗔𝗟!
🇨🇿 Patrik Schick with an effort that will go down in EURO history 🔥#EURO2020 pic.twitter.com/BqINLIPSMH
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 14, 2021
A Eurocopa dos pênaltis perdidos
Uma das curiosidades mais absurdas que estamos presenciando até aqui na Euro 2020, é o número de gols contras e pênaltis perdidos que a competição vem proporcionando. A saber, em nenhuma edição da Eurocopa, vimos estas estatísticas estarem tão elevadas. Vamos começar falando um pouco sobre os erros nos pênaltis.
Até aqui nesta edição da Eurocopa, foram 14 pênaltis assinalados, com 8 acertos, e 6 erros. Dessa forma, o número já supera o antigo recorde, que era o da Euro 2000, com 4 erros de cobranças, em 12 cobradas. É verdade que com o VAR, o número de pênaltis marcados foi elevado. Entretanto, apenas na fase de grupos, o recorde foi superado, com toda a fase final da competição a ser disputada. Para se ter uma ideia, somente a Espanha perdeu 1/3 destes pênaltis. Gerard Moreno errou contra a Polônia, e Álvaro Morata, contra a Eslováquia.
Gols contra na Euro 2020
Agora, quando o assunto é gol contra, os recordes são mais absurdos. Apenas na edição de 2020 da Eurocopa, foram marcados 8 gols contra. O número é mais do que o dobro do antigo recorde, na Eurocopa 2016, com 3 tentos contra. Para se ter uma ideia, em todas as edições anteriores, foram 9 gols contra. Enfim, no jogo entre Portugal 2 x 4 Alemanha, um feito inédito aconteceu. Pela primeira vez na história da competição, uma seleção marcou dois gols contra a própria meta em um jogo. Os lusitanos fizeram isso com Rúben Dias e Raphael Guerreiro.
Além disso, os goleiros tem sofrido com o número de gols contra. Até a atual edição da Eurocopa, jamais um jogador da posição havia marcado contra sua própria meta. Porém, somente na Euro 2020, foram 3 vezes em que os arqueiros marcaram contra. Szczesny, da Polônia, contra a Eslováquia, Hradecky, da Finlândia, contra a Bélgica e Dubravka, da Eslováquia, contra a Espanha.
🇸🇰🆚🇪🇸 Own goal breaks deadlock in Seville.#EURO2020 pic.twitter.com/UdrPJxlSAe
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 23, 2021
Cristiano Ronaldo e a máquina de quebrar recordes
A saber, não é novidade que Cristiano Ronaldo é um dos maiores jogadores de todos os tempos. Entretanto, o português vem trazendo cada vez mais curiosidades na Euro 2020. O Gajo vai batendo recordes e mais recordes na competição, que podem aumentar cada vez mais, visto que a competição ainda está em andamento. Primeiramente, CR7 se tornou o primeiro atleta a participar de cinco Eurocopas (2004,2008,2012, 2016 e 2020).
Além disso, é o jogador com o maior número de partidas disputadas na competição, com 24 jogos. Por fim, o camisa 7 chegou a 14 gols na história do torneio, 5 marcados somente na atual. Dessa forma, ele ultrapassou o francês Michel Platini como o maior artilheiro da história da Eurocopa, e já é o grande marcador da atual edição.
🇵🇹 Cristiano Ronaldo has now scored 47 goals in his last 45 matches for Portugal 🔥#EURO2020 pic.twitter.com/Lzx5BtbMPN
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 23, 2021
Maior goleada da história da Eurocopa igualada a outros resultados
Uma das curiosidades até aqui da Euro 2020 é que uma das partidas se tornou uma das maiores goleadas da história da Eurocopa, juntamente com outros resultados. A saber, a Espanha venceu a Eslováquia por 5 x 0 pela 3ª rodada da fase de grupos, no Grupo E. Dessa forma, a Fúria se igualou a outros resultados históricos no torneio, que você pode ver abaixo.
- Holanda 6 x 1 Iugoslávia – Euro 2000
- França 5 x 0 Bélgica – Euro 1984
- Dinamarca 5 x 0 Iugoslávia – Euro 1984
- Suécia 5 x 0 Bulgária – Euro 2004
🗒️ MATCH REPORT: Record-equalling win takes Spain through…#EURO2020
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 23, 2021
Jogadores jovens debutando na Eurocopa
Por fim, para encerrar este texto de curiosidades da Euro 2020 até aqui, esta edição ficou marcada pela estreia de jovens jogadores. A saber, dois atletas bateram o recorde de jogadores mais novos que já jogaram uma edição de Eurocopa. Primeiramente, o meia Jude Bellingham, da Inglaterra, entrou em campo contra a Croácia, na vitória do English Team por 1 x 0. Com 17 anos e 349 dias, o atleta do Borussia Dortumund superou o recorde do holandês Jetro Willems, com 18 anos e 71 dias e naquele momento, era o mais jovem a disputar o torneio.
Entretanto, o recorde de Bellingham durou pouco. Para ser mais exato, apenas 6 dias. Isso porque o polonês Kacper Kozłowski, do Pogoń Szczecin, entrou em campo na 2ª rodada, em empate a Polônia contra a Espanha por 1 x 1 e quebrou este recorde. Com 17 anos e 246 dias, o meia disputou 35 minutos do confronto em Sevilha.
✅ RECORD! Poland’s Kacper Kozłowski becomes the youngest player in history to appear at a EURO (17 years and 246 days) 👏#EURO2020
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) June 19, 2021