A Polônia encerrou sua participação na Eurocopa em último lugar do grupo E, com duas derrotas e um empate. Sendo assim, vamos analisar o porque a seleção não avançou, sobre como joga, como se defende e a importância de Robert Lewandowski.
😢
Dziękujemy za Waszą walkę! ❤️🇵🇱 pic.twitter.com/cxqHIiQNiT
— Łączy nas piłka (@LaczyNasPilka) June 24, 2021
Tática
De 2008 para os dias atuais, apenas em 2016 a seleção polonesa conseguiu passar da fase de grupo em uma grande competição (4 Eurocopas; 1 Copa do Mundo).
A seleção da Polônia usa a formação 3-4-3, variando ao atacar e defender. Para entendermos essa analise, iremos usar o último jogo da seleção na Eurocopa, contra a Suécia, e o jogo mais difícil do grupo contra a Espanha.
Para se defender, a Polônia usa uma formação tática de 5-3-3 e em momentos de muita pressão adversária, a Polônia passa para o 5-4-1. Deixando apenas Lewandowski isolado no ataque. No entanto, escolher se fechar e apostar apenas em um homem para resolver todos os gols, é arriscado.
Importância de Robert Lewandowski
Mesmo assim, não para Robert Lewandowski. O atacante marcou 69 gols pela seleção em todas as competições e com isso, soma mais gols que todos os seus companheiros de equipa (34) nessa edição da Eurocopa.
Outro dado sobre a importância dele na Polônia, é que, mesmo com uma eliminação antecipada, ele é vice artilheiro da competição com 3 gols, atrás de Cristiano Ronaldo com 5 gols. Além de ser ou maior artilheiro da história da Polônia, Lewandowski tornou-se ou maior artilheiro da Eurocopa com 5 gols, passando Jakub Blaszczykowski (3).
No entanto, ao mesmo tempo que a seleção polonesa deixa todo ou ataque da equipe nas mãos de Lewandowski, também sente a ausência de outros craques para ajudar o camisa 9. Isso explica o modelo defensivo tão fechado. Com uma seleção tecnicamente inferior à seleções de grande nome na Europa, a melhor opção torna se fechar e tentar vencer com uma retranca e no contra-ataque.
Todavia, a seleção ainda sim, tomou 6 gols na competição. No último jogo, contra Suécia, em que precisava vencer, fez seu melhor jogo, fazendo dois gols. Ainda sim, viu a classificação escapar nos últimos minutos da partida.
Enquanto Lewandowski marcou em dois jogos consecutivos com na Polônia, entre a Eurocopa e a Copa do Mundo pela primeira vez em sua carreira, a eficiência não foi a mesma defesa. Sofreram 3 gols e foram a 5ª defesa mais vazada da competição (6) entre 24 seleções, ondas tomaram 6 gols e apenas 3 jogos.
Conclusão
Em conclusão, a Polônia não conseguiu ir bem nessa Eurocopa e não vir bem nas grandes competições, porque falta elenco. Falta mais jogadores de grandes nomes, que jogam em grandes competições. Nessa Eurocopa, em especifico, poderia sim ter avançado, pelo menos na terceira colocação. Entretanto o sistema defensivo tomou muitos gols, não venceu nenhum jogo e os números muito abaixo para conseguir se classificar.