Espanha vence e avança de fase ao lado da Suécia no Grupo E

Na última quarta (23), ocorreram as últimas partidas do Grupo E da Euro 2020. Em um grupo no qual todos tinham chance de classificação, a Espanha venceu a Eslováquia por 5 a 0 no estádio La Cartuja, em Sevilha. Enquanto a Suécia derrotou a Polônia por 3 a 2 em jogo disputado na Gazprom Arena, em São Petersburgo. Com esses resultados, a Suécia se classificou como líder do grupo, a Espanha ficou com a segunda colocação, já a Eslováquia teve a pior campanha dos terceiros colocados e acabou ficando de fora do mata-mata.

Suécia 

Uma das surpresas dessa primeira fase da Euro 2020, foi a classificação da Suécia como 1ª colocada do Grupo E. Após a excelente campanha na Copa do Mundo de 2018 – quando chegaram às quartas de final da competição a Suécia preservou grande parte do elenco para esta Euro, e ao comando de Jan Andersson, garantiram a 1ª colocação assim como tinha sido no mundial da Rússia.

Em seu jogo de estreia da competição, a Suécia empatou com a Espanha por 0 a 0, quando demonstrou um enorme poderio defensivo, complicando a vida dos espanhóis. Na 2ª rodada, vitória sobre a Eslováquia por 1 a 0. Na última rodada, triunfo sobre a Polônia por 3 a 2. Aleksander Isak e Emil Forsberg foram os principais nomes da Suécia na fase de grupos.

Espanha

A Espanha era a favorita do Grupo E, mas com um início ruim na Euro 2020, a seleção de Luis Enrique se classificou na 2ª colocação. La Furia vem de um processo de renovação, já não conta com muitos jogadores que estiveram na Copa do Mundo da Rússia como, Andrés IniestaDavid Silva; Gerard Piqué; Diego Costa, além da ausência do capitão Sergio Ramos que não foi convocado por problemas físicos.

Os espanhóis jogaram os 3 jogos da fase de grupo em casa, no estádio La Cartuja, em Sevilha. Assim, a Espanha estreiou com um empate em 0 a 0 contra a Suécia. Na 2ª rodada, empate em 1 a 1 contra a Polônia. Na 3ª rodada, recuperação espanhola e goleada de 5 a 0 para cima da Eslováquia. A volta de Sergio Busquets – que estava contaminado pela COVID-19 na última rodada, foi a melhor notícia da Espanha para a reta final da competição, o volante do Barcelona foi eleito o melhor jogador em campo no confronto contra a Eslováquia.

Eslováquia

Após a separação da Tchecoslováquia em 1993, é apenas a 2ª participação da Eslováquia na Euro como um país independente, a 1ª participação foi na edição passada, em 2016, quando chegaram as oitavas de final, sendo eliminada pela Alemanha.

A Eslováquia estreou com vitória sobre a Polônia por 2 a 1, e terminou a 1ª rodada como líder do grupo. Na 2ª rodada, precisando da vitória para se classificar ao mata-mata, acabou sendo derrotada pela Suécia por 1 a 0. Na última rodada, acabou sofrendo uma goleada de 5 a 0 sobre a Espanha. Com esses resultados, a Eslováquia ficou em 3º no grupo, mas acabou não classificando por ter ficado em último na tabela dos terceiros colocados.

Polônia

É a quarta participação da Polônia na Euro, sendo 4 seguidas, 2008; 2012; 2016 e 2020. Os poloneses acabaram repetindo a campanha de 2008 e 2012, terminando na última colocação do grupo.

Na estreia, derrota para a Eslováquia por 2 a 1, jogo em que logo após empatar a partida em 1 a 1, a Polônia perdeu Krychowiak por expulsão. Na 2ª rodada, empate em 1 a 1 contra a Espanha. No último confronto, derrota para a Suécia por 3 a 2. Mesmo com 1 empate e duas derrotas, a Polônia brigou até o final por uma vaga ao mata-mata, já que todos do grupo chegaram à última rodada com chance de classificação. Robert Lewandowski foi o destaque da Polônia nesta Euro 2020, marcou 3 dos 4 gols marcados pela seleção polonesa.

Classificadas para as oitavas

Suécia e Espanha foram as seleções classificadas do Grupo E para o mata-mata da Euro 2020. Agora, a Suécia enfrenta a Ucrânia na próxima terça (29) às 16h (horário de Brasília) no estádio Hampden Park, em Glasgow. Já a Espanha encara a Croácia na segunda (28) às 13h (horário de Brasília) no estádio Parken, em Copenhagem.

 

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore