Portugal empata com França e se salva na EURO

Foi uma rodada frenética no grupo F! Em jogo de quatro gols, Portugal saiu na frente, levou a virada da França, mas conseguiu empatar e se classificou para as oitavas de final da Eurocopa. O duelo teve três penalidades – a primeira vez que isso acontece na competição. Cristiano Ronaldo anotou as duas a favor da seleção portugesa. Já Karim Benzema, também converteu na marca da cal e ainda fez mais um para selar o resultado final de 2 a 2.

Com o empate, ambas as seleções vão para a fase eliminatória da Euro 2020. Portugal, terceiro colocado no grupo F, enfrenta a Bélgica no domingo, dia 27, enquanto que a França, líder da chave, encara a Suíça na segunda-feira (28). A Alemanha também se classificou neste grupo e duela com a Inglaterra na terça (29).

Um pênalti para cada lado

A França até começou o jogo desta quarta melhor do que Portugal. O time de do treinador Didider Deschamps se apresentou mais organizado e se movimentando melhor. A primeira grande chance surgiu dos pés de Kylian Mbappé, que parou no goleiro Rui Patrício após passe de Paul Pogba. No entanto, a leve superioridade francesa não se converteu em gol. Do outro lado, Portugal se aproveitou de uma bola parada para achar seu gol.

Cruzamento para a área, e Hugo Lloris saiu atabalhoado do gol. O arqueiro francês, então, acertou a cabeça de Danilo, após o volante cabecear a bola. Pênalti bem marcado pela arbitragem, pênalti convetido por Cristiano Ronaldo, que priorizou a força e fuzilou quase no meio do gol.

A partir daí, a França perdeu seu ímpeto. Certamente, o gol sofrido abalou a equipe e, assim, Portugal passou a habitar mais o campo de ataque. Só que justamente no momento mais delicado dentro do jogo, os Bleus conseguiram se recuperar. Novamente, por conta de um pênalti, dessa vez assinalado em cima de Mbappé. Contudo, a marcação é bem polêmica, já que o atacante do PSG trombou com Nélson Semedo, que sequer fez menção de derrubar o adversário. Enfim, penalidade confirmada e gol de Karim Benzema.

Este foi o primeiro gol do centroavante do Real Madrid com a camisa francesa desde outubro de 2015. Vale lembrar que Benzema ficou bastante tempo afastado das convocações dos Bleus. Além disso, aos 33 anos e 186 dias, o camisa 9 também se tornou-se o jogador mais velho a marcar em Euro ou Copa do Mundo com a França, batendo neste quesito ninguém menos que Zinedine Zidane.

Brilho de Pogba

Logo no início da segunda etapa, Paul Pogba voltou a brilhar. O camisa 6 já havia feito um belo passe para Mbappé na etapa inicial, mas que não deu em gol. Na segunda tentativa, dois minutos após a volta do intervalo, o meia do Manchester United achou outro passe primoroso. Dessa vez, Benzema tratou de consagrar o companheiro, virando o jogo para a França.

Chega a ser curioso a maneira como Pogba eleva seu patamar de atuação com a camisa da França. Ele ainda quase marcaria um verdadeiro golaço, após limpar a marcação com um drible de futsal e bater de fora da área. No entanto, Rui Patrício estava no caminho. O goleiro português ainda espalmou o rebote, operando um milagre duplo – e lembrando alguns lances da final da Eurocopa de 2016.

Mais um penal, e CR7 decide 

Se a França teve Pogba e Benzema inspirados, Portugal contou com apenas com um nome. Ou melhor, “O NOME”: Cristiano Ronaldo. Mesmo apagado com a bola rolando, o gajo encontrou uma forma de ser decisivo. Após a virada dos Bleus, a seleção portuguesa estava eliminada naquele momento, já que a Hungria vencia a Alemanha no outro jogo da chave. Parecia que, dali em diante, as coisas se complicariam para Portugal.

Entretanto, outro pênalti recolocou a atual campeã da Euro na partida. Cristiano participou do lance, acertando o braço de Koundé após cruzamento. Infração bem marcada, novamente. Na cobrança, CR7 manteve a força e o lado esquerdo do gol, deixando LLoris, mais uma vez, vendido. Sem ceder a pressão, o craque português foi cirúrgico em ambas as cobranças.

Com os gols, Cristiano se tornou o primeiro jogador europeu a cruzar a barreira dos 20 gols entre Eurocopas e Copas do Mundo (21 para ele). Além disso, também conseguiu balançar as redes em três partidas consecutivas (contra Hungria, Alemanha e França), pela primeira vez em um grande torneio internacional de seleções. Com cinco gols até aqui – e a artilharia da Euro – CR7 também atingiu outra marca histórica: 109 gols com a camisa da seleção.

Com isso, o atacante de 36 anos igualou o recorde de maior artilheiro por seleções estabelecido pelo iraniano Ali Daei. Portanto, se marcar mais um gol, o gajo se torna líder isolado neste quesito. Será que mais este recorde será quebrado por CR7 ainda nesta Euro?

Deu a lógica… mas com sufoco!

No fim, as três grandes potências do grupo F se classificaram. No entanto, com muito mais dificuldade do que qualquer um poderia prever. Tudo isso, por causa da Hungria, uma seleção que se mostrou extremamente valente, consciente em campo das limitações e apicada na parte tática. Com dois pontos anotados, a seleção do leste europeu pode se orgulhar do desempenho dentro de campo – o mesmo já não pode ser dito nas arquibancadas, nem nos bastidores…

Enfim, Portugal novamente avança com a terceira colocação do grupo F. Coincidência? Em 2016, mesmo sem vencer na fase de grupos, a seleção lusitana avançou e… foi campeã. Entretanto, a missão agora é bem mais árdua, reservando a Bélgica logo de cara. Para piorar, caso avance, Portugal pode enfrentar Itália nas quartas e Espanha ou França na semifinal. Tudo isso, claro, no plano das hipóteses.

Sabemos que o futebol não é previsível, mas certamente os franceses têm o caminho menos traumático. Diante da Suíça, um time talentoso, porém inconstante, Mbappé, Benzema e companhia devem elevar o nível de atuação. Afinal, é isso que a França faz quando a corda aperta. Do outro lado, a Alemanha tem um clássico contra a Inglaterra – que já foi final de Copa, em 1966. Este jogo vai nos mostrar a real força alemã nesta Euro, já que a apresentação diante da Hungria não deixou grandes motivos de empolgação.

Terminada a fase de grupos da Eurocopa, chega a hora da decisão. Itália, Portugal, Bélgica, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, HolandaQuem é a grande favorita? E será que teremos alguma surpresa avançando na competição? Façam suas previsões!

Standings provided by SofaScore LiveScore