Na última segunda-feira (21), o Grupo C da UEFA Euro 2020 chegou ao fim. A chave estava composta por Holanda, Áustria, Ucrânia e Macedônia do Norte. Dessa forma, os holandeses confirmaram o favoritismo e carimbaram o 1º lugar da chave. Além disso, os austríacos fizeram história, e conseguiu a segunda vaga do grupo. Por outro lado, os ucraniuanos se complicaram no confronto direto e vê a vaga como 3ª colocada longe. Enfim, os macedônios foram os últimos colocados, em sua estreia na competição.
UEFA EURO 2020 – Grupo C
Holanda
Primeiramente, falaremos sobre a campanha da seleção holandesa na primeira fase. A saber, a Holanda estava há 7 anos sem jogar um torneio de grande expressão. Isso, porque os europeus ficaram de fora da última edição da Eurocopa em 2016, e também da Copa do Mundo de 2018. Dessa forma, uma renovação de jogadores começou a ser montada pelo técnico Ronald Koeman, que ficou no cargo até 2020, quando aceitou comandar o Barcelona. Nessa entressafra, com Frank de Boer, nomes como Wijnaldum, Depay, De Ligt, De Jong e Van Dijk ganharam destaque.
Mesmo sem o zagueiro do Liverpool na Euro 2020 lesionado, a Laranja Mecânica chegou forte, e confirmou o favoritismo no Grupo C. A saber, a seleção holandesa realizou as 3 partidas da fase de grupos na Johan Cruyff Arena em Amsterdã, ou seja, em casa. Assim, foram 3 vitórias da Holanda nos 3 jogos. Primeiramente, triunfou sobre a Ucrânia por 3 x 2, no jogo que teve mais dificuldade. Após isso, confirmou a vaga nas oitavas vencendo a Áustria por 2 x 0 e para encerrar, derrotou a Macedônia do Norte por 3 x 0. Os principais destaques individuais foram os atacantes Memphis Depay e Denzel Dumfries, com 2 gols, e o meia Wijnaldum, com 3 tentos.
🇳🇱 Sum up Georginio Wijnaldum in three words 👇#EURO2020 pic.twitter.com/sZMcq2XHOD
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 21, 2021
Áustria
Os austríacos chegaram para sua terceira participação no torneio na Euro 2020. Além disso, em nenhuma das ocasiões anteriores, a seleção tinha conseguido passar da fase de grupos da competição. Dessa forma, classificando como 2ª colocada do Grupo G das Eliminatórias da Eurocopa, e brigariam diretamente contra a Ucrânia pela vaga nas oitavas de final. Enfim, o principal destaque da Áustria é sem dúvidas o defensor David Alaba, ex-Bayern de Munique e novo reforço do Real Madrid. Porém, Sabitzer, do Leipzig e Arnautovic, rodado no futebol europeu e hoje no Shanghai SIPG da China, são conhecidos.
Na 1ª rodada, a Áustria dominou a Macedônia do Norte em Bucareste, na Romênia, mas só conseguiu a vitória por 3 x 1 com dois gols já no final da partida. Entretanto, o resultado ficou longe dos holofotes, devido a comemoração do 3º gol, marcado por Arnautovic, onde o atacante fez gestos racistas após o gol, e foi suspenso para o jogo contra a Holanda, partida essa que os austríacos perderam por 2 x 0. Enfim, na rodada final, venceu o confronto direto contra a Ucrânia por 1 x 0, e se classificou pela primeira vez ao mata-mata da Euro na 2ª posição com 4 pontos. A seleção austríaca enfrentará a Itália nas oitavas de final, em Wembley.
🇦🇹 Christoph Baumgartner puts Austria ahead!#EURO2020 pic.twitter.com/CSuX09Tjcw
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 21, 2021
Ucrânia
A Ucrânia também chegou para a UEFA Euro 2020 para disputar pela 3ª vez a competição europeia. A saber, as outras duas vezes que disputou foi em 2012, quando foi sede, e em 2016. Os ucranianos queriam apagar a atuação vexatória na França 5 anos atrás, quando foi eliminada com 3 derrotas em 3 jogos. Além disso, tem uma geração de nomes conhecidos como Malinovskyi, Yarmolenko e Zinchenko. Ainda, o brasileiro naturalizado Marlos foi convocado. Enfim, o técnico Andriy Shevchenko comanda a seleção.
Primeiramente, a Ucrânia foi derrotada, mas deixou boa impressão contra a Holanda, em partida que terminou 3 x 2 em Amsterdã. A saber, os ucranianos buscaram um empate em 2 x 2, mas sofreram o gol da derrota no final. Yaremchuk começava a aparecer como um destaque da seleção do leste europeu na Euro 2020. Além disso, parecia que a classificação viria na 2ª rodada, quando os ucranianos venceram a Macedônia do Norte por 2 x 1 e a Áustria foi derrotada pela Holanda. Porém, no confronto direto na última rodada, os austríacos levaram a melhor, e venceu a Ucrânia por 1 x 0. Enfim, apenas uma grande combinação classifica os ucranianos como 3º colocado.
🇺🇦 Second-half Ukraine recovery 🔜❓#EURO2020
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 21, 2021
Macedônia do Norte
Ao lado da Finlândia, a Macedônia do Norte desembarcou na Euro 2020 como uma das estreantes da competição. A classificação ao torneio veio após vencer os playoffs das eliminatórias, eliminando a Geórgia. Dessa forma, os macedônios chegaram ao Grupo C como os grandes azarões da chave. O principal destaque da seleção é o atacante experiente Goran Pandev, maior jogador da história do país, aos 37 anos.
Enfim, a campanha da Macedônia do Norte foi a esperada, mas fazendo bons jogos. Primeiramente, estreou com derrota para a Áustria por 3 x 1, mas o jogo estava empatado até o final do jogo por 1 x 1. O destaque da partida foi o gol de Pandev, o primeiro da história do país em grandes competições. No jogo seguinte, os macedônios perderam por 2 x 1 para a Ucrânia e foram eliminados. Enfim, no último duelo, mais uma derrota, agora para a Holanda, por 3 x 0. A partida teve como momento emocionante a despedida de Pandev da seleção macedônia, sendo aplaudido de pé na Johan Cruyff Arena.
🇲🇰 Goran Pandev bows out after 122 international appearances 👏👏👏#EURO2020 pic.twitter.com/ZCIRDembOy
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 21, 2021
Como fica o Grupo C na Euro 2020?
Na continuação da Eurocopa, Holanda e Áustria já estão classificadas para às oitavas de final. Primeiramente, os holandeses irão até Budapeste jogar contra um dos melhores terceiros colocados, que pode vir dos grupos D, E ou F. A partida será no domingo (27). Por outro lado, os austríacos enfrentam a Itália no Estádio Wembley, no próximo sábado (26). Enfim, a Ucrânia ainda pode se classificar, mas a chance é muito difícil.
Os ucranianos precisam torcer para uma vitória da Eslováquia sobre a Espanha na última rodada da fase de grupos. Também, os espanhóis podem vencer, desde que seja por 2 gols de diferença. Além disso, a Polônia não pode vencer a Suécia, para que isso se confirme. A Macedônia do Norte volta para casa, como última colocada do Grupo C.