A ausência de Sergio Ramos na Euro 2020

Quando o técnico Luis Enrique anunciou a convocação da seleção espanhola para a Euro 2020, a maior surpresa foi a ausência do zagueiro e capitão Sergio Ramos, que participou das últimas 3 edições de Euro, sendo campeão com a Espanha em duas ocasiões (2008 e 2012). Segundo o técnico, Ramos ficou de fora por não ter condições físicas para a disputa da competição.

Com a ausência de Sergio, a zaga espanhola tem sido composta por Aymeric Laporte  zagueiro que se naturalizou após não ter tido chances na seleção francesa  e Pau Torres. Já a braçadeira de capitão ficou com o lateral do Barcelona, Jordi Alba.

Campanha de La Roja na Euro 2020

Mesmo disputando os 3 jogos na Espanha, e com sua torcida presente no estádio, a seleção espanhola começou mal a Euro 2020, foram 2 empates nas duas primeiras rodadas, e agora La Roja chega à 3ª rodada precisando vencer a Eslováquia para garantir a classificação ao mata-mata

Na 1ª rodada, a Espanha empatou com a Suécia por 0 a 0 em um jogo com muitas oportunidades perdidas pela seleção espanhola. No 2º jogo, os espanhóis foram a campo contra a Polônia que havia perdido na estreia e com gols de Morata e Lewandowski, a partida acabou no empate em 1 a 1. Agora a seleção de Luis Enrique entra em campo nesta quarta-feira (23) às 13h (horário de Brasília) para enfrentar a Eslováquia, e com a necessidade da vitória para se classificar. Além disso, em caso de vitória da Suécia sobre a Polônia, os espanhóis podem no máximo se classificar como 2º colocado do Grupo E.

O impacto da ausência de Sergio Ramos

Sem Ramos, a Espanha perde o seu principal líder dentro e fora dos gramados, apesar da braçadeira de capitão estar com o experiente Jordi Alba que está na seleção há 10 anos, o lateral do Barcelona não tem o mesmo espírito de liderança que Sergio Ramos apresentava quando presente. Sergio também era o principal nome para auxiliar os jovens jogadores convocados como, Pedri, Dani Olmo, Pau Torres, Eric Garcia e Ferrán Torres.

A ausência também teve consequências para a Espanha no jogo contra a Polônia, foi questionado se com a presença de Ramos, o gol da Polônia poderia ter sido evitado, já que muitos consideraram falha de Aymeric Laporte no lance. A Espanha ainda contou com o pênalti desperdiçado por Gerard Moreno, enquanto a história poderia ser outra, já que Sergio Ramos é o batedor oficial de pênaltis da seleção.

Ramos já está com 35 anos e vem de uma temporada complicada com muitas lesões, foram apenas 7 jogos disputados em 2021. O zagueiro também está deixando o Real Madrid após 16 anos defendendo o clube merengue. Com os problemas físicos e a idade avançada já, pode ser que sua aposentadoria da seleção esteja próxima, em caso de classificação, a Copa do Mundo de 2022 pode ser sua última aparição pela seleção.