Inglaterra vence a República Tcheca em Wembley

Nesta terça-feira (22), as já classificadas Inglaterra e República Tcheca se enfrentaram no Estádio de Wembley, em Londres, em busca do primeiro lugar do Grupo D da Eurocopa. Com gol de Sterling na primeira etapa, os ingleses se garantiram nas oitavas com o primeiro lugar do grupo. Os tchecos avançaram como um dos melhores terceiros colocados.

ESCALAÇÕES

Com três mudanças no time titular e duas ausências (Mason Mount e Ben Chilwell) devido ao protocoloco do covid-19, a seleção inglesa foi a campo com Pickford; Shaw, Maguire, Stones, Walker; Rice, Philips; Sterling, Grealish, Saka; Kane. Sancho, tão pedido pelo torcedor e pela imprensa inglesa, começou no banco mais uma vez.

Em contrapartida, a República Tcheca foi a mesma do empate contra a Croácia na rodada anterior. Vaclik, Coufal, Celustka, Kalas, Boril, Soucek, Holes, Masopust, Darida, Jankto, Schick.

O JOGO

A Inglaterra começou a partida com a bola e logo aos 2 minutos de jogo, Sterling foi lançado e tocou por cima do goleiro Vaclik, mas a bola parou na trave. Dez minutos mais tarde, o mesmo Sterling recebeu ótimo cruzamento de Grealish dentro da área para cabecear livre e marcar o primeiro da Inglaterra. O artilheiro inglês na Euro.

A primeira metade do primeiro tempo foi todo da Inglaterra. Aos 25′, Harry Kane entrou na área, cortou para dentro e finalizou rasteiro, exigindo ótima defesa do goleiro tcheco.

Entretanto, dois minutos depois, a República Tcheca levou grande perigo em finalização forte de fora da área de Holes e boa defesa de Pickford, goleiro do Everton. Foi a partir desse momento que a seleção do centroavante Schick começou a crescer e levar mais perigo aos ingleses.

SEGUNDO TEMPO SEM EMOÇÃO

Para a segunda etapa, ambas as equipes voltaram com mudanças. Na Inglaterra, Rice deu lugar a Henderson. Jankto saiu para a entrada de Sevcik na República Tcheca. Na teoria, volante por volante de um lado, meia por meia do outro. Na prática, nada mudou. A seleção inglesa seguiu tendo cerca de 60% de posse de bola, mas finalizando pouco. O melhor momento tcheco na partida aconteceu por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, e só.

Aos 67 minutos, Southgate colocou Rashford e Bellingham – este, o jogador mais jovem da história a entrar em campo em uma partida de Eurocopa. Sterling e Grealish, que substituiu Mason Mount, saíram.

A partir da metade do segundo tempo, nada aconteceu. Nada mesmo. Foi um jogo parado, sem grandes chances e sem emoção. Inglaterra e República Tcheca já entraram em campo classificadas, vale relembrar.

O momento de maior comemoração no Wembley foi quando Jadon Sancho, jogador do Borussia Dortmund, entrou em campo, faltando cerca de 10 minutos para terminar a partida. No entanto, pouco fez.

ESTATÍSTICA

Com mais um gol na Euro, Sterling chegou a 14 gols e 6 assistências nos últimos 19 jogos pela seleção inglesa.

SITUAÇÃO DO GRUPO

Em conclusão, com a vitória, a Inglaterra garante o primeiro lugar do Grupo D e aguarda a definição do Grupo F, que conta com França, Alemanha, Portugal e Hungria. A República Tcheca, segunda colocada, aguarda o líder do Grupo E, que conta com Suécia, Eslováquia, Espanha e Polônia.