EURO 2020 – Bélgica quer confirmar liderança, enquanto vagas no Grupo B estão em jogo

Nesta segunda-feira (21), teremos a definição total do Grupo B da UEFA Euro 2020. A saber, a chave é composta por Bélgica, Dinamarca, Rússia e Finlândia e está bem equilibrada. Primeiramente, os belgas enfrentam os finlandeses em São Petesburgo classificados. Entretanto, precisam de um ponto para terminar a 1ª fase como líder o grupo. Além disso, Dinamarca e Rússia duelam em Copenhague, valendo vaga para às oitavas de final da competição. Enfim, a Finlândia também possui chances, e podem terminar até na liderança da chave. As duas partidas serão às 16h (horário de Brasília).

UEFA EURO 2020 – Grupo B – 3ª rodada

Grupo B – Finlândia x Bélgica

A saber, Finlândia e Bélgica se enfrentam na última rodada da primeira fase no Grupo B. O jogo será no Estádio São Petesburgo, na Rússia. As duas equipes já atuaram por lá. Os belgas derrotaram os russos na 1ª rodada da competição. Por outro lado, a seleção nórdica foi derrotada pela própria Rússia, na 2ª rodada. Primeiramente, falando sobre os Diabos Vermelhos, os comandados de Roberto Martínez já estão classificados para as oitavas de final, com duas vitórias em dois jogos. Entretanto, a liderança da chave não está garantida.

Isso, porque a Bélgica, caso perca para a Finlândia, ficará empatada com a mesma com 6 pontos, mas levaria desvantagem no confronto direto, ficando na 2ª colocação. Além disso, a 1ª colocada do Grupo B enfrentaria um dos 3º colocados dos grupos: A/D/E ou F da Euro 2020. Mesmo com a liderança em jogo, o técnico Roberto Martinez deve poupar alguns titulares para a partida contra a Finlândia, e confirmou que Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Axel Witsel estarão no 11 inicial. Destaque para o meia do Manchester City, que entrou no 2º tempo contra a Dinarmarca, e fez 1 gol e deu 1 assistência, virando o jogo para os belgas.

A Finlândia venceu sua primeira partida na estréia, contra a Dinarmarca, num jogo marcado pelo drama vivido por Christian Eriksen. Entretanto, os finlandeses saíram derrotados por 0 x 1 contra a Rússia, e estão na 3ª posição do Grupo B da Euro 2020. A equipe deve ir com força máxima para o jogo contra a Bélgica, comandados por Teemu Pukki e Joel Pohjanpalo. Na matemática, a Finlândia classifica com uma vitória. Porém, caso empate, e a Rússia perca, também estarão classificadas. Enfim, se perder da Bélgica, teria que torcer por um empate no outro duelo para ter a possibilidade de passar entre os melhores 3º colocados.

Histórico do confronto dessa Euro 2020

Será a primeira vez que as duas seleções se enfrentam numa Eurocopa, dado o fato de que a Finlândia é estreante. Ao todo na história, Finlândia e Bélgica jogaram contra 11 vezes, com 4 vitórias finlandesas, 4 empates, e 3 triunfos belgas. O último duelo foi em amistoso realizado em 2016, com empate por 1 x 1.

Grupo B – Rússia x Dinamarca

No outro jogo que fecha o Grupo B da UEFA Euro 2020, Rússia e Dinamarca se enfrentam no mesmo horário que Finlândia x Bélgica. O confronto será no Estádio Parken, em Copenhague, casa dinamarquesa. Com isso, os russos saem pela primeira vez de seu país nesta Eurocopa. A saber, as duas seleções brigam por um lugar nas oitavas de final, mas em uma situação bem diferente. Uma vitória simples basta para a Rússia, e até um empate poderia colocar ela na 2ª posição ou entre os 4 melhores terceiros colocados.

Os russos até aqui na Euro perderam para a Bélgica na estréia por 3 x 0, e derrotaram a Finlândia na 2ª rodada por 1 x 0. Caso vença, os russos terminam na 2ª posição, independente do resultado do outro grupo, pois tem desvantagem no confronto direto contra os belgas e vantagem sobre os finlandeses no quesito. Se houver empate, torce para um tropeço da Finlândia. Os comandados do técnico Stanislav Cherchesov deve ir com o que há de melhor para o jogo contra a Dinamarca, com destaque para o atacante Dyzuba e o meia Miranchuk.

Por outro lado, os dinamarqueses tem duas derrotas em dois jogos disputados na Eurocopa até aqui. Além disso, precisam lidar com a parte emocional após o grave acontecido com a estrela do time, Christian Eriksen, na estreia contra a Finlândia. Dito isso, somente a vitória classifica a seleção nórdica. A saber, a maior chance da Dinamarca avançar de fase seria como uma das melhores terceiras colocadas. Uma vitória sobre a Rússia é o suficiente para isso, pois ultrapassaria sua rival pelo confronto direto.

Existe uma pequena chance de passar como 2ª colocada, mas dependeria de uma derrota da Finlândia, e uma combinação no saldo de gols. A dupla de ataque Poulsen e Braithwaite, o meia Delaney, a dupla de zaga Kjaer e Christensen, e goleiro Schmeichel terão papéis fundamentais no confronto.

Histórico do confronto

Apenas uma vez na história, Dinamarca e Rússia se enfrentaram. Dessa forma, o jogo aconteceu em 2012, em partida amistosa, com vitória russa por 0 x 2. Porém, se levarmos em conta o período em que a Rússia jogava como União Soviética, são 10 partidas, com 8 vitórias soviéticas, 1 empate e apenas 1 vitória dinamarquesa. Enfim, as duas seleções confrontaram pela Eurocopa em uma oportunidade. Isso aconteceu na edição de 1964, na Espanha, com vitória da União Soviética por 3 x 0 sobre a Dinamarca.

Standings provided by SofaScore LiveScore

SHARE