Por incrível que possa parecer, Holanda e Macedônia do Norte tiveram coisas a comemorar, na última partida de ambas, pelo grupo C da Euro 2020. Já eliminada, pelo menos a Macedônia celebrou a carreira do atacante Goran Pandev, que faria seu 122º e último jogo pela seleção, conforme anunciou neste domingo. E a Laranja, já classificada e já garantida como primeira colocada da chave, impôs respeito com a boa vitória por 3 a 0, que garantiu três vitórias em três jogos na primeira fase.
Como nas outras partidas pela fase de grupos, a Holanda bem que tentou começar atacando. Porém, com rapidez, a Macedônia do Norte começou a trocar passes – impulsionada pela estrela do dia, Pandev. Em seu 122º e último jogo pela seleção, Pandev participou do primeiro susto à dona da casa: aos 9′, deixou Ivan Trickovski livre para tocar na saída do goleiro, chegando a marcar gol. Só que a jogada foi anulada: por meio pé, Trickovski estava impedido.
Só então a Holanda acelerou suas jogadas de ataque. Tendo duas novidades entre os titulares (Ryan Gravenberch, no meio, e Donyell Malen, no ataque), as chances começaram a aparecer, como numa tentativa de cruzamento de Memphis Depay, aos 12′. Ainda assim, a Macedônia seguia assustando: aos 22′, em outra bola ajeitada com velocidade por Pandev, Aleksandar Trajkovski bateu em diagonal, na trave esquerda do gol defendido por Maarten Stekelenburg.
Todavia, na jogada seguinte em que tentou o ataque com velocidade, a Holanda abriu o placar. Aos 24′, Memphis Depay lançou a bola para a direita. Malen acelerou a jogada, vindo do meio-campo. Cruzou, e o camisa 10 da Laranja entrou para finalizar com toque sutil, no canto direito de Stole Dimitrievski: era o 1 a 0.
Estava iniciado um período de pleno domínio da Holanda. Com velocidade nos ataques, a Laranja enfim envolveu a Macedônia do Norte. E quase ampliou o placar aos 30′, quando Malen cruzou da esquerda, e Dumfries entrou pelo meio da área, completando para o gol. Porém, Dimitrievski fechou bem o ângulo do lateral e rebateu a bola.
O bom começo bastou para outra vitória
No começo do segundo tempo, bem que a Macedônia tentou surpreender a defesa da Holanda, alterada com as entradas de Jurriën Timber e Steven Berghuis (este, para ser ala na direita). Porém, tal plano começou a ser frustrado logo aos 50′: num escanteio, Matthijs de Ligt cabeceou, e Igor Trickovski tirou em cima da linha. E no minuto seguinte, em rápida jogada, a Holanda fez 2 a 0: Berghuis passou a Memphis Depay, este cruzou, e Georginio Wijnaldum completou à queima-roupa para o gol.
A Macedônia do Norte ainda deu sinal de vida aos 56′, quando Enis Bardhi cobrou falta perto da área, forçando Stekelenburg a espalmar a bola. Porém, dois minutos depois, com troca de passes veloz, a Holanda encaminhou a vitória de vez: Frenkie de Jong lançou, Malen ajeitou bem para Memphis Depay, e o camisa 10 chutou. Dimitrievski ainda rebateu, mas Wijnaldum estava a postos para a sobra: 3 a 0, transformando Wijnaldum no artilheiro da Euro 2020, com três gols.
Aí, a partida se desacelerou. Os norte-macedônios chegaram a ter gol anulado (Darko Churlinov fez aos 71′, mas estava impedido), mas se preocuparam mais com o honroso fim de carreira de Pandev na seleção – o atacante deu lugar a Tihomir Kostadinov, aos 68′.
Já a Holanda chegou mais perto do gol: Wijnaldum quase marcou seu terceiro no jogo aos 62′, enquanto Wout Weghorst acertou o travessão logo após substituir Malen, aos 67′. Depois, o time da casa diminuiu o ritmo em Amsterdã. Até porque já pensa nas oitavas de final da Euro 2020, no próximo domingo, em Budapeste.