França enfrenta dificuldades, e apenas empata com a Hungria pela Eurocopa

Hungria e França abriram o sábado (19) de UEFA Euro 2020, e inaugurando a 2ª rodada da competição pelo Grupo F. Dessa forma, o jogo foi realizado na Puskás Arena, em Budapeste, casa húngara. Os franceses tiveram muitas dificuldades para furar o bloqueio adversário e até saíram atrás do placar, com gol de Fiola. Entretanto, Griezmann empatou o jogo, e o confronto terminou em 1 x 1. Os comandados de Didier Deschamps chegam a 4 pontos, enquanto a Hungria fica com 1 ponto.

https://twitter.com/EURO2020/status/1406264962524356613?s=20

Escalações de Hungria e França

Essa foi a primeira vez em que Hungria e França se enfrentaram pela Eurocopa e o primeiro jogo em 16 anos entre os dois países. A saber, as duas seleções só haviam se enfrentado em Eliminatórias para a Euro, com 3 vitórias húngaras e 1 empate, nos anos de 1964 e 1972. Para o confronto, a Hungria saiu escalada no 3-5-2 com: Gulácsi; Négo, Botka, Orbán e Attila Szalai; Nagy, Kleinheisler, Schäfer e Fiola; Sallai e Ádám Szalai. Dessa forma, a única alteração em comparação ao duelo contra Portugal foi a entrada de Négo no lugar de Lovrencsics.

Por outro lado, a França foi para o confronto com o clássico 4-3-3 utilizado por Didier Deschamps com: Lloris; Pavard, Varane, Kimpembe e Digne; Kanté, Rabiot e Pogba; Griezmann, Benzema e Mbappé. Em comparação ao duelo contra a Alemanha, a única alteração foi a entrada de Digne na lateral esquerda, no lugar de Lucas Hernández. Uma curiosidade, é que Griezmann chegou a 50 jogos seguidos pelos Les Bleus, contra a Hungria.

45 minutos de França presa na marcação e Hungria letal

Os primeiros minutos de jogo teve a França controlando a posse de bola sobre a Hungria. Entretanto, a marcação húngara nos jogadores de ataque dos franceses estava muito forte. Com isso, Mbappé, Benzema e Griezmann não tinham espaço para jogar. Por outro lado, os comandados do técnico Marco Rossi tentavam chegar nas bolas aéreas, provocando faltas.

Porém, logo na sequência, a França teve a primeira grande chance do jogo. Benzema arriscou de longe e obrigou Gulácsi a fazer boa defesa. No rebote, Griezmann chutou e o goleiro novamente defendeu. Aos 16 minutos, mais uma oportunidade francesa. Digne cruzou pela esquerda e Mbappé cabeceou, mas a bola saiu a esquerda do gol adversário. Dessa forma, com 20 minutos de partida, os franceses dominavam as ações com 3 finalizações, e 65% de posse de bola.

Além disso, aos 25 minutos, Szalai saiu lesionado para a entrada de Nikolics, que em sua primeira participação na partida sofreu uma bolada, e teve que ser atendido. A saber, sobre o jogo, a França ainda tinha dificuldades para furar o bloqueio da Hungria, apesar de ter tido chances. Aos 30 minutos, o espaço apareceu, mas os franceses não aproveitaram. Após lançamento, Mbappé recebeu e tocou de calcanhar para Benzema, que chutou para fora.

Por fim, os franceses não aproveitaram as chances, e os húngaros balançaram as redes em sua única chegada. Aos 46 minutos, Fiola arrancou em contra-ataque, saindo frente à frente com Lloris, e abriu o placar para os donos da casa. Hungria e França foram para o intervalo com 1 x 0 em Budapeste.

https://twitter.com/EURO2020/status/1406249171527536640?s=20

2º Tempo

Os 45 minutos finais começaram da mesma maneira de como foi o primeiro tempo: posse de bola francesa e a Hungria retraída no seu campo de defesa. Tanto que aos 2 minutos do segundo tempo, Pogba arriscou e Gulácsi. Porém, nos primeiros 10 minutos de partida, os comandados de Didier Deschamps continuavam sem conseguir furar o bloqueio húngaro, com 71% de posse de bola, mas sem efetividade no campo de ataque.

Tentando colocar mais ofensividade, Deschamps colocou Dembélé no lugar de Rabiot, e logo na primeira jogada, levou perigo. Assim, a França conseguiu o empate, no contra-ataque. Aos 20 minutos, Lloris lançou Mbappé, que era o melhor jogador francês na partida. A zaga húngara tirou mal e a bola sobrou para Griezmann, que sem dificuldades, deixou o placar em 1 x 1. Foi o 38º gol do camisa 7 pela seleção francesa.

Em busca da virada, Deschamps colocou Tolisso e Giroud no lugar de Pogba e Benzema, que talvez tenham sido os dois nomes menos brilhantes do ataque da França no jogo. Aos 36 minutos, Mbappé recebeu pela esquerda e soltou uma bomba, que Gulácsi novamente defendeu. No final da partida, Dembélé, que havia entrado no segundo tempo, saiu lesionado para a entrada de Lemar. Final de jogo em Budapeste, com 1 x 1 entre Hungria e França.

Impressões e Curiosidades

O jogador Attila Fiola marcou apenas seu 2º gol pela seleção da Hungria em 37 jogos em que disputou pela seleção. O outro tento havia sido em março, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Andorra. Enfim, ainda sobre tentos, Griezmann chegou a 11 gols desde a Copa do Mundo de 2014. Desde então, somadas Euros e Mundiais, ninguém marcou mais que o francês.

O empate interrompe uma sequência de cinco vitórias seguidas da França, e sem sofrer gols. Por outro lado, a Hungria chega a 10 partidas com apenas 1 derrota. Enfim, este foi o 9º jogo das duas seleções realizado em Budapeste, e os franceses continuam com apenas 1 vitória nesse ambiente, ocorrida em 30 anos. Pelo lado húngaro, eles seguem sem vencer os Les Bleus desde 1976.

A Hungria continua com chances de classificação, podendo chegar a 4 pontos, levando em conta que os 4 melhores 3º colocados avançam para às oitavas de final. Além disso, complicou a vida de Portugal, mesmo com a derrota e empatou com os franceses, e com a chance de classificação, podem dificultar a Alemanha. Por outro lado, a França deve se classificar, mas enfrenta Portugal na última rodada, e precisará jogar mais, sobretudo ofensivamente, caso não queira enfrentar dificuldades contra a seleção lusitana.

Próximos compromissos de Hungria e França

Pela 3ª e última rodada da fase de grupos da Euro 2020, Hungria e França voltam a ter duelos na próxima quarta-feira (23), ambos às 16h (horário de Brasília). Primeiramente, os húngaros saem de Budapeste para encarar a Alemanha na Allianz Arena, em Munique. Por outro lado, os franceses encaram Portugal, na Puskás Arena.

Standings provided by SofaScore LiveScore

SHARE