Para fechar a segunda rodada da Eurocopa, espanhóis e poloneses se enfrentaram neste sábado (19), em Sevilha. Com gols dos centroavantes Morata e Lewandowski, Espanha e Polônia empataram por 1 a 1 e se complicam no grupo E da Euro. As duas seleções precisarão vencer na última rodada para buscar uma vaga na próxima fase.
⏰ RESULT ⏰
🇪🇸🆚🇵🇱 Spain and Poland share the points in Seville
⚽️ Morata scores his 20th goal for La Roja
👏 Lewandowski heads Poland level
🚫 Gerard Moreno hits post with penaltyFair result? 🤔#EURO2020
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 19, 2021
ESCALAÇÕES
Após empate sem gols contra a Suécia na estreia, a seleção espanhola foi para o jogo com apenas uma mudança. Ferrán Torres, jogador do Manchester City, deu lugar a Gerard Moreno, vice-artilheiro da última La Liga pelo Villarreal. Portanto, a Espanha esteve escalada com: Unai Simón; Marcos Llorente, Laporte, Pau Torres, Jordi Alba; Koke, Rodri, Pedri; Gerard Moreno, Morata e Dani Olmo.
Por outro lado, a seleção polonesa, que foi derrotada na estreia pela Eslováquiva, teve mais mudanças. Saíram do time os jogadores Rybus e Linetty, além do suspenso Krychowiak, e entraram Moder, Puchacz e Swiderski. Sendo assim, a Polônia foi para o jogo com Szczesny; Bereszynski, Glik, Bednarek; Jozwiak, Moder, Zielinski, Klich, Puchacz; Lewandowski, Swiderski.
PRIMEIRO TEMPO DE DOMÍNIO ESPANHOL
Em primeiro lugar, diferente do que aconteceu na estreia, a seleção espanhola sofreu o primeiro susto logo no início. Com 6 minutos de jogo, Klich arriscou de fora da área e quase abriu o placar. A primeira finalização espanhola veio aos 11 minutos, em finalização fraca de Dani Olmo no meio do gol.
As estratégias de ambas as equipes se mostraram claras após 15 minutos de jogo. A Espanha, favorita, com a posse de bola característica, encurralando a Polônia no campo defensivo e buscando encontrar espaços através de muita movimentação dos homens de frente e troca rápida de passes. A Polônia, por sua vez, se defendendo com uma linha de 5, marcando forte e explorando a saída rápida em contra-ataque para ligar o centroavante Lewandowski.
A primeira grande chance da Espanha aconteceu aos 19 minutos, após desvio de Morata para o meio da área e furada de Rodri na marca do pênalti. No contra-ataque, como dito no parágrafo anterior, aconteceu o que a Polônia queria: contra-ataque rápido com Lewandowski. Entretanto, o polonês avançou sozinho e logo foi desarmado pelos defensores espanhóis.
O PRIMEIRO GOL
O primeiro gol da partida veio aos 26 minutos com Morata. Gerard Moreno recebeu pelo lado direito, cortou para dentro, finalizou fraco e Morata, por trás da defesa, aparece na linha da pequena área para desviar e abrir o placar em Sevilha.
Aos 32, a Espanha chegou com perigo outra vez. Olmo passou por dois e foi derrubado por Glik na entrada da área. Na cobrança, Gerard Moreno cobrou por baixo, no contra-pé de Szczesny, e quase marcou.
A grande chance da Polônia veio aos 42, após finalização forte de Swiderski na trave e ótima defesa de Unai Simón no rebote que caiu no pé de Lewandowski.
O primeiro terminou com 78% de posse de bola para a Espanha e mais que o triplo em passes trocados, 380 contra 105 da Polônia, além de 6 a 4 em finalizações. Foi uma primeira etapa de domínio espanhol, mas com algumas chegadas perigosas da seleção polonesa.
SEGUNDO TEMPO: MUDANÇA DE POSTURA NA POLÔNIA
O segundo tempo começou em um ritmo mais lento, sem grandes chances como no início da primeira etapa, mas logo apareceu o atual melhor do mundo pela FIFA. Lewandowski, aos 54 minutos, recebeu cruzamento da direita, subiu mais alto que Laporte e cabeceou no canto do goleiro Unai Simón para empatar a partida em Sevilha.
Dois minutos mais tarde, Gerard Moreno entrou na área, tentou a finalização, foi pisado por Moder e sofreu o pênalti. No entanto, na cobrança, o próprio jogador do Villarreal cobrou, mas carimbou a trave. No rebote, Morata mandou para fora.
📸 Gerard Moreno's penalty strikes the woodwork! 💥#EURO2020 pic.twitter.com/YNJxRAAp8r
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 19, 2021
Mesmo após o pênalti perdido, o jogo seguiu da mesma forma com a Espanha com as melhores oportunidades. Aos 65 minutos, Morata recebeu de Moreno, finalizou cruzado e exigiu boa defesa de Szczesny.
MUDANÇAS DE LUIS HENRIQUE
Luis Henrique colocou Sarabia e Fabián Ruiz em campo nos lugares de Moreno e Koke. Cinco minutos mais cedo, já havia colocado Ferrán Torres no lugar de Dani Olmo. Tudo para buscar o segundo gol e a primeira vitória na Euro. No entanto, a seleção espanhola sofreu para criar boas oportunidades.
Ferrán Torres teve uma grande chance aos 73 minutos. Após receber ótimo cruzamento de Llorente pela direita, o jogador do Manchester City subiu sozinho no meio da área e cabeceou para fora. Nesse momento, a Espanha somava 70% de posse de bola, menor que nos primeiros 45 minutos.
A postura da seleção polonesa mudou após o gol do artilheiro Robert Lewandowski. Os comandados por Paulo Sousa passaram a ocupar o campo defensivo espanhol e agredir com uma marcação mais alta, sem fugir da ideia principal que sempre foi buscar a transição rápida para encontrar o camisa 9. Como resultado, a Espanha não conseguiu mais tantas boas chances.
Aos 83 minutos, Sarabia recebeu lançamento de Alba, ajeitou para Morata, mas Szczesny antecipou o centroavante espanhol e conseguiu evitar o gol. Restando cinco minutos para o final, o autor do gol da Espanha deu lugar a Oyarzabal.
Já sem pernas, a Espanha não conseguiu criar nos minutos finais e a Polônia se manteve firme defensivamente para conquistar o primeiro ponto na competição e se manter viva em busca de uma vaga na próxima fase da Euro.
ESTATÍSTICAS
Segundo o OptaJoao, desde 2019, Gerard Moreno é o jogador que mais participou diretamente de gols pela seleção espanhola. Com a assistência de hoje, chegou a cinco com a camisa da Furia, além de três gols. Uma participação a mais que Morata, que soma seis gols e uma assistência. Ademais, Álvaro Morata marcou 4 dos últimos 5 gols da seleção espanhola em Eurocopas. Apenas Fernando Torres tem mais gols que o jogador da Juventus pela Espanha na história da competição.
SITUAÇÃO DO GRUPO E
Em conclusão, com o empate, ambas as equipes se complicam no Grupo E da Euro. A Espanha fica em terceiro no grupo, com 2 pontos, e a Polônia na lanterna, com 1. Na última rodada, a seleção espanhola enfrentará a Eslováquia, enquanto a Polônia duelará contra a líder Suécia.