EURO 2020 – Croácia e República Tcheca ficam no empate

Em Glasgow, pelo Grupo D da Eurocopa, a Croácia até começou perdendo para a República Tcheca, mas retornou com mais vitalidade no 2° tempo e arrancou um empate (1 x 1). O resultado classificou praticamente os tchecos à próxima fase da Euro 2020/21. Por outro lado, os croatas ainda têm chances de avançar, e dependem apenas de si contra a Escócia, na última rodada.

1° Tempo

A República Tcheca teve um amplo domínio nos 10 minutos iniciais do confronto. Assim, os tchecos tiveram mais a posse de bola (52%), mas as chances foram pouquíssimas. Vladimir Coufal e Tomáš Souček, dupla que joga no West Ham, tiveram as primeiras oportunidades. Na primeira, o zagueiro Domagoj Vida cortou o chute. Por outro lado, Souček cabeceou sobre o gol.

Já no lado da Croácia, o defensor Dejan Lovren teve chance de marcar de falta, mas chutou por cima. Além disso, o goleiro Tomáš Vaclík quase entregou nos pés do atacante Ante Rebić. O arqueiro tcheco tentou sair jogando e chutou em cima do croata, que viu a bola sair há poucos metros do gol.

Em jogada ensaiada de escanteio, os croatas tabelaram com extrema qualidade, porém, de frente à meta de Vaclík, Ivan Perišić arrematou sem força, facilitando para o goleiro adversário.

Em seguida, veio o gol da República Tcheca. Dejan Lovren acertou forte cotovelada no centroavante Patrik Schick, o VAR interviu, e o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, o camisa 10 tcheco marcou o primeiro da partida. A saber, Schick chegou a três gols em dois jogos nesta Eurocopa. Em suma, Rebić perdeu uma chance claríssima frente e frente com Vaclík.

2° Tempo

Primeiramente, a Croácia retornou para o 2° tempo com muito ímpeto ofensivo. Entraram Luka Ivanušec e Bruno Petković, nos lugares de Josip Brekalo e Ante Rebić, respectivamente.

Assim, logo nos primeiros minutos, os croatas trataram se empatar o jogo. Em rápida cobrança de falta, que surpreendeu os jogadores tchecos, Ivan Perišić fez linda jogada individual e chutou no ângulo do goleiro Tomáš Vaclík. Após o gol, Tomáš Souček chutou com perigo à meta de Dominik Livaković. Em cruzamento de Josko Gvardiol, a defesa tcheca afastou, e Vaclík defendeu sem problemas.

A Croácia teve grande chance empatar com Nikola Vlašić, que entrou no 2° tempo. Assim, em jogada de velocidade, Perišić deu assistência para Vlašić chutar longe do gol. Artilheiro da Eurocopa, Patrik Schick foi substituído aos 29 minutos. Adam Hložek perdeu grande oportunidade de colocar os tchecos à frente do placar, mas arrematou para fora.

Bruno Petković quase empatou em lance individual, e a bola desviou no zagueiro Tomáš Kalas e saiu para escanteio.

Patrik Schick: o artilheiro da Eurocopa

Patrik Schick é artilheiro desta edição da Eurocopa. Com o gol diante da Croácia, o atacante chegou a marca de três tentos em duas partidas na competição europeia. Schick é, com toda certeza, a peça mais importante da República Tcheca na Euro, pelo forte estilo de jogo e liderança no comando de ataque.

A saber, Schick é o primeiro jogador da República Tcheca a marcar três vezes na Eurocopa 2020/21, após Milan Baroš. O ex-atleta da seleção foi o artilheiro da Euro 2004, com cinco gols.

Ivan Perišić: o mais novo recordista da seleção croata

No empate em 1 x 1 entre Croácia e República Tcheca, Ivan Perišić alcançou, ao marcar diante dos tchecos, uma importante marca com a seleção. Assim, Perišić fez gols nos últimos quatro grandes torneios de seleções do futebol mundial. Ele marcou em duas Eurocopas (2016 e 2020/21) e em dois Mundiais (2014 e 2018): sendo o primeiro croata na história a anotar tentos nesses torneios.

Próximos compromissos de Croácia e República Tcheca

A princípio, na última rodada, Croácia e República Tcheca duelam contra Escócia e Inglaterra, respectivamente, na terça-feira (22), às 16h. Os croatas jogam no Hampden Park, em Glasgow. Já os tchecos vão até ao Wembley Stadium, em Londres.

Standings provided by SofaScore LiveScore