Kalvin Phillips: saiba mais sobre o destaque da Inglaterra na 1ª rodada da Euro

No último domingo (13), a Inglaterra estreou com vitória na UEFA Euro 2020. A saber, os comandados de Gareth Southgate derrotaram a Croácia por 1 x 0, jogando em casa. O Estádio de Wembley recebeu mais de 22.000 pessoas para o duelo. Dessa forma, os torcedores viram Sterling balançar as redes para garantir o triunfo aos ingleses. Entretanto, o maior destaque do confronto foi quem deu a assistência para o atacante: Kalvin Phillips. O volante do Leeds United surpreendeu na primeira rodada da Eurocopa. Saiba um pouco mais abaixo, sobre o meia comandado por Marcelo Bielsa.

Início de carreira de Kalvin Phillips

Primeiramente, Kalvin Phillips chegou ao Leeds United com apenas 14 anos de idade, nas categorias de base. O volante desde jovem nos Whites já se destacava, e apresentava sinais de liderança, tanto que foi o capitão da equipe sub-18 do clube. Dessa forma, em 2014, o inglês foi chamado para integrar algumas partidas no elenco principal do Leeds, mas sua estreia foi apenas no final da temporada 2014/15. Na ocasião, debutou contra o Wolverhampton, em derrota por 4 x 3. Enfim, marcou seu primeiro gol contra o Cardiff City, na mesma temporada, em novo revés por 2 x 1.

Apesar do seu destaque inicial, a temporada seguinte não foi de tantas aparições para Phillips, com apenas 10 partidas no Leeds United. Entretanto, o volante seria lembrado por mais vezes na temporada 2016/17 e ao lado de O’Kane e Ronaldo Vieira, se firmou no meio-campo dos Whites e começou a aparecer mais na Championship. Por fim, em 2017-18, já firmado como titular, marcou 7 gols e 3 assistências. Phillips já parecia um atleta consolidado, mas a chegada de Marcelo Bielsa no clube elevou o patamar do jogador.

Chegada de Bielsa e aumento do nível

Com a chegada de Marcelo Bielsa no Leeds em 2018, Kalvin Phillips aumentou seu nível técnico. Passou a atuar também como um zagueiro, numa linha de 3 zagueiros, ou primeiro volante, com um esquema de 4-1-4-1. Isso ajuda a explicar como o atleta é um bom passador e um bom criador de jogadas, muito pelo técnico argentino, que não só elevou o nível do inglês, como de todo um clube. Apesar do acesso para a Premier League não ter vindo na primeira temporada de “El Loco”, Phillips marcou 1 gol e deu 3 assistências, dando mobilidade ao meio-campo.

Na temporada 2019/20, o título da Championship e acesso a Premier League veio, com Phillips sendo muito importante no início da criação de jogadas. O volante pode não ser um grande fazedor de gols, mas aparece muito na construção de ataques. Foram 2 gols e 2 assistências nesse ínterim, mas com 6 grandes chances criadas ao longo da temporada. Além disso, segundo o Sofascore.com, a média dele foi de 7.28.

Kalvin Phillips na Premier League

Em sua primeira temporada na Premier League, Kalvin Phillips foi importante na primeira parte da competição. Além disso, preferiu permanecer no Leeds United, recusando propostas de gigantes do futebol inglês. Ainda, também passou a ser convocado por Gareth Southgate para o English Team. Os Whites terminaram o campeonato na 9ª posição com 59 pontos, e foi a única equipe que tinha conseguido o acesso pela Championship, que permaneceu.

Segundo o Sofascore.com, Kalvin Phillips teve a maior média de desempenho entre os jogadores do Leeds United na temporada, com 7.28. Além disso, marcou 1 gol e deu 3 assistências. Mas como dito anteriormente, o volante é um bom criador de jogadas. O Sofascore também traz outros dados do atleta nesse quesito. Com 84% de acerto dos passes, o jogador foi o 5º que mais acertou passes no elenco de Marcelo Bielsa. Ainda, foi o atleta que mais acertou passes longos do clube, com média de 4.7. Abaixo, mais dados da temporada de Phillips.

dados de SofaScore

Phillips no English Team

Kalvin Phillips possui ascendência jamaicana, e até recebeu contatos para jogar pela Jamaica. Entretanto, o volante teve a confiança de Gareth Southgate e em 25 de agosto de 2020, foi convocado pela primeira vez a seleção inglesa. Sua estreia aconteceu duas semanas depois, no dia 8 de setembro, em partida contra a Dinamarca pela UEFA Nations League. Na ocasião, Phillips foi o primeiro jogador desde 2003 que atua pelo Leeds United a atuar pela seleção da Inglaterra. O último havia sido Paul Robinson.

Desde então, Kalvin Phillips fez 9 partidas pela seleção inglesa, somadas Nations League, Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e UEFA Euro 2020. A saber, o volante ainda não marcou pela Inglaterra, mas deu 1 assistência. Justamente na partida contra a Croácia, na estreia do English Team pela Eurocopa.

Kalvin Phillips segundo o Sofascore, foi eleito o melhor jogador da partida contra a Croácia, pela Eurocopa. O volante deu 44 toques na bola, 1 assistência e acertou 3 bolas longas de 3 tentadas, que é a sua especialidade. Além disso, tentou 3 dribles e recuperou 7 bolas. Em ambos os quesitos foi o superior no jogo, além de 1 interceptação e 1 desarme. A nota final foi de 7.4, a maior entre os jogadores na partida.

Assim, Kalvin Phillips já tem um histórico de grandes atuações e evolução dentro do Leeds United, há muito tempo. Todos esses fatores fizeram com que o jogador de 25 anos chamasse a atenção de Gareth Southgate e fosse convocado para a Euro 2020. Enfim, com a partida feita contra a Croácia, a tendência é que a evolução de Phillips nos Whites comece a aparecer também na seleção inglesa e por que não, se firmar como unanimidade no English Team?

Standings provided by SofaScore LiveScore