Na Euro 2020, a seleção da Holanda conseguiu o que desejava na fase de grupos – com menos emoção do que se viu na estreia contra a Ucrânia. Nesta quinta, em Amsterdã, pegando a Áustria na segunda partida, a Laranja conseguiu uma vitória mais protocolar, por 2 a 0.
The Dutch press 👊#EURO2020 pic.twitter.com/1WlGHRLpv9
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) June 17, 2021
Não só garantiu lugar nas oitavas de final: também tem o primeiro lugar da chave assegurado, por ter vencido os confrontos diretos contra Ucrânia e Áustria, que se enfrentarão na próxima segunda – quando os holandeses receberão a Macedônia do Norte, já eliminada.
No começo da partida, bem que a Holanda tentou ser tão ofensiva contra a Áustria como foi na vitória da estreia, contra a Ucrânia. No entanto, a defesa austríaca se protegia bem.
Só uma jogada individual começou a abrir o caminho da vantagem para a Laranja. Por volta dos sete minutos, Stefan de Vrij dominou a bola, veio pela direita e só parou na área. Caiu, ao ser derrubado por Martin Hinteregger – e o juiz israelense Orel Grinfeeld deixou o lance normal passar.
Todavia, na sequência, Denzel Dumfries tentou pegar a bola, e foi derrubado por David Alaba. O juiz deixou passar, mas o VAR, não: alertou Orel Grinfeeld, o israelense reviu o lance e, aí, sim, marcou o pênalti. Coube a Memphis Depay cobrar, no canto direito de Daniel Bachmann. O goleiro da Áustria acertou o canto, mas foi impossível evitar o 1 a 0 da Holanda.
Em vantagem, a Laranja passou boa parte do primeiro tempo controlando o jogo. Só voltou a criar chances aos 24′: num lateral cobrado por Georginio Wijnaldum, Memphis Depay dominou a bola já na área, mas chutou para fora. Até ali, a Áustria criava poucas chances.
Só na reta final do primeiro tempo os austríacos tentaram algo. Aos 27′, Christoph Baumgartner enfim teve espaço pela esquerda, chegou à área com a bola, e bateu – mas o arremate foi em cima de Matthijs de Ligt (voltando a jogar, após lesão na virilha), que bloqueou o caminho. Pouco depois, aos 35′, Martin Hinteregger tentou de longe – e mandou para longe do gol.
E a Holanda voltou a terminar o primeiro tempo buscando fortemente o gol. Quase o conseguiu aos 40′, numa grande chance perdida: aos 40′, Patrick van Aanholt inverteu o jogo e encontrou Wout Weghorst livre na área. Aí, o atacante cruzou para Memphis Depay, e este, na pequena área, chutou muito acima do gol de Bachmann. No lance seguinte, mais um cruzamento de Van Aanholt – aí, Wijnaldum bateu, e Andreas Ulmer evitou que a vantagem fosse ampliada antes mesmo do intervalo.
Segundo tempo: Áustria sonha na Euro 2020, Dumfries corta o barato
No começo da etapa complementar, bem que a Holanda tentou resolver logo as coisas – aos 49′, Wijnaldum tentou o chute, bloqueado por Aleksandr Dragovic. Porém, a Laranja reduziu demais seu ritmo. Permitiu que a Áustria ficasse mais com a bola. E os austríacos chegaram a ameaçar atacar mais. Como fizeram aos 58′, quando Marcel Sabitzer bateu, mas Daley Blind evitou que a bola fosse ao gol.
Só então os neerlandeses despertaram para tentar um gol que os tranquilizasse. Quase conseguiram em 61′: Memphis Depay cobrou escanteio, Weghorst cabeceou, e o goleiro Daniel Bachmann rebateu – na sobra, Matthijs de Ligt tentou, mas Dragovic impediu o gol na pequena área. Mas aos 67′, foi inevitável: um passe alto de Memphis Depay deixou Donyell Malen, recém-entrado em campo. O atacante carregou a bola à área… e passou para Denzel Dumfries marcar seu segundo gol em duas partidas na Euro. Era o 2 a 0 da tranquilidade.
Aí, a Áustria foi para o “tudo ou nada”. Valentino Lazaro veio a campo. Avançando para o meio-campo, David Alaba tentou num chute que passou perto, aos 81′. E Karim Onisiwo cabeceou com perigo, aos 84′ – mas Stekelenburg pegou firme.
E a Holanda, mesmo sem ser vistosa, cumpriu o que desejava. Já é primeira colocada do grupo C da Euro 2020. E já está classificada às oitavas de final. Com o que deve ser um caminho mais leve, sem adversários de grande nível até as semifinais.