Com risco de eliminação, Croácia tem jogo decisivo contra a República Tcheca na Eurocopa

A vice-campeã da Copa do Mundo de 2018, a Croácia, vive um momento decisivo na Eurocopa 2020/21. Assim, a seleção comandada por Zlatko Dalić fez belíssima campanha no último Mundial. Por outro lado, na edição da UEFA Nations League, os croatas tiveram péssima participação na competição, e quase foram rebaixados para a Liga B.

Já nesta Euro, a Croácia precisa vencer a República Tcheca, pela 2ª rodada do Grupo D, nesta sexta-feira (18), às 13h, se quiser – no mínimo – ter chances para avançar de fase. No primeiro jogo, a seleção foi derrotada para a Inglaterra por 1 x 0. Com isso, os croatas têm a responsabilidade da vitória sobre os tchecos.

Atual cenário croata após a Copa do Mundo de 2018

A Croácia se notabilizou no cenário do futebol ao chegar em uma final de Copa do Mundo. A “Geração Croata” fez história naquela edição. Porém, diferentemente de outras seleções, eles mantiveram praticamente a base do último Mundial. Craque da equipe, Luka Modrić é o principal atleta do plantel.

A princípio, a Croácia sobrou nas Eliminatórias para a Eurocopa 2020, que está sendo disputada em 2021 por conta da pandemia da Covid-19. Assim, os comandados de Zlatko Dalić se classificaram para a Euro na 1ª posição, com 17 pontos – além de terminar com o melhor ataque do Grupo E (17 gols).

A fraca campanha na UEFA Nations League despertou um sinal de “comodismo” por parte da Croácia. Assim, a pífia campanha na competição, de apenas uma vitória em seis jogos, fez com que os croatas terminassem na 3ª colocação, com apenas três pontos conquistados. Detalhe: por pouco, não caiu para a Liga B, tendo a Suécia, com a mesma pontuação, rebaixada.

Decisivo jogo contra a República Tcheca

A Croácia pegou um adversário poderosíssimo na estreia da Eurocopa: a Inglaterra. Em um grupo com República Tcheca e Escócia, os croatas abriram a competição justamente contra os ingleses, a equipe mais forte entre as quatro seleções.

A estreia não foi nada boa. Assim, a Inglaterra foi melhor durante os 90 minutos. Contudo, os números até apontaram um certo equilíbrio entre as seleções, no confronto de abertura do Grupo D. Os croatas terminaram o duelo diante dos ingleses com os mesmos 50% de posse de bola e na igualdade nas finalizações, oito para cada lado, sendo apenas duas em direção aos gols das equipes. Porém, a real chance clara de gol veio dos pés do atacante Ante Rebić, que perdeu de frente para o goleiro Jordan Pickford.

Contra a República Tcheca, a Croácia necessita de uma vitória para não correr o risco de uma precoce eliminação na Eurocopa. O triunfo diante dos tchecos colocaria o time de Zlatko Dalić em uma situação mais tranquila para se classificar.

Patrik Schick: o ponto forte da República Tcheca 

Na 1ª rodada da Eurocopa, Patrik Schick mostrou ser a peça-chave para a República Tcheca. O camisa 10 foi simplesmente o principal destaque contra a Escócia, na vitória por 2 x 0. Foram dois gols marcados contra os escoceses. Em um deles, Schick marcou o famoso “gol que Pelé não fez”, do meio de campo. O atacante viu o goleiro David Marshall adiantado e arrematou de muito longe, para selar o resultado de sua seleção, garantindo a liderança provisória do Grupo D, com três pontos.

Antes de mais nada, a República Tcheca encontrou bastante dificuldade diante da Escócia, tendo o goleiro Tomáš Vaclík também como destaque. Assim, uma vitória sobre a Croácia colocaria os tchecos nas oitavas de final da Eurocopa.

Standings provided by SofaScore LiveScore